A atípica função legislativa do Poder Executivo e o excesso de medidas provisórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Edney da Silva
Data de Publicação: 2014
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8310
Resumo: Desde o advento das Medidas Provisórias, a partir da Constituição Federal de 1988, verificou-se que o Poder Executivo ganhou muita força no que se refere à sua capacidade de criar normas. Inicialmente, tal espécie normativa demonstrou ser bastante interessante para os anseios do Presidente da República, que é o Chefe do Executivo. Percebeu-se que o grande aspecto positivo em se utilizar as Medidas Provisórias estava, justamente, em suas características inerentes à rápida resolução de demandas que fossem apresentadas pela sociedade. Entretanto, com o passar do tempo, constatou-se que os imprescindíveis requisitos de urgência e relevância, notoriamente destacados em nossa Constituição Federal, nem sempre estavam inseridos no corpo de tais Medidas e que, por muitas vezes, estas foram utilizadas como uma forma de se tentar sobrepor o Poder Executivo aos demais, principalmente em relação ao Poder Legislativo, que teve vários transtornos na realização de suas atividades precípuas. Em virtude de tal situação, o presente trabalho monográfico buscou, sobretudo, realizar uma análise crítica, e às luzes do Direito, a respeito das consequências advindas dos excessos que têm sido cometidos pelo Poder Executivo no que tange a sua capacidade atípica de legislar, principalmente pela edição de grande quantidade de Medidas Provisórias, bem como tentar identificar os prejuízos provocados em relação ao princípio da separação dos poderes e à harmonia que deve existir entre os poderes constitucionais.
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Entretanto, com o passar do tempo, constatou-se que os imprescindíveis requisitos de urgência e relevância, notoriamente destacados em nossa Constituição Federal, nem sempre estavam inseridos no corpo de tais Medidas e que, por muitas vezes, estas foram utilizadas como uma forma de se tentar sobrepor o Poder Executivo aos demais, principalmente em relação ao Poder Legislativo, que teve vários transtornos na realização de suas atividades precípuas. Em virtude de tal situação, o presente trabalho monográfico buscou, sobretudo, realizar uma análise crítica, e às luzes do Direito, a respeito das consequências advindas dos excessos que têm sido cometidos pelo Poder Executivo no que tange a sua capacidade atípica de legislar, principalmente pela edição de grande quantidade de Medidas Provisórias, bem como tentar identificar os prejuízos provocados em relação ao princípio da separação dos poderes e à harmonia que deve existir entre os poderes constitucionais.Since the advent of the Provisional Measures from the 1988 Federal Constitution, it was found that the Executive Branch has gained a lot of strength in relation to its ability to create standards. Initially, such a normative species proved to be quite interesting to the wishes of the President, who is the Chief of Executive. It was noticed that the big positive aspect of using the provisional measures was precisely in their characteristics related to rapid resolution of complaints that were presented by society. However, with the passage of time, it was found that the essential requirements of urgency and relevance, famously featured in our Federal Constitution, were not always part of the body of such measures and that, often, these were used as a form of if you try to override the Executive Branch to the others, especially in relation to the Legislature, which had various disorders in performing their its primary activities. Because of this situation, this monograph sought, above all, make a critical analysis, and the lights of the law regarding the resulting excesses that have been committed by the Executive Branch regarding their unusual ability to legislate and the consequences, especially the editing large amount of Provisional Measures, as well as trying to identify the damage caused to the principle of separation of powers and the harmony that should exist between constitutional authorities.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-05-31T18:38:29Z No. of bitstreams: 1 EdneyDaSilvaFreireTCCGRADUACAO2014.pdf: 589347 bytes, checksum: c427d95ab034b94f09814cec17f88fc2 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-06-01T14:42:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 EdneyDaSilvaFreireTCCGRADUACAO2014.pdf: 589347 bytes, checksum: c427d95ab034b94f09814cec17f88fc2 (MD5)Made available in DSpace on 2017-06-01T14:42:54Z (GMT). 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Since the advent of the Provisional Measures from the 1988 Federal Constitution, it was found that the Executive Branch has gained a lot of strength in relation to its ability to create standards. Initially, such a normative species proved to be quite interesting to the wishes of the President, who is the Chief of Executive. It was noticed that the big positive aspect of using the provisional measures was precisely in their characteristics related to rapid resolution of complaints that were presented by society. However, with the passage of time, it was found that the essential requirements of urgency and relevance, famously featured in our Federal Constitution, were not always part of the body of such measures and that, often, these were used as a form of if you try to override the Executive Branch to the others, especially in relation to the Legislature, which had various disorders in performing their its primary activities. Because of this situation, this monograph sought, above all, make a critical analysis, and the lights of the law regarding the resulting excesses that have been committed by the Executive Branch regarding their unusual ability to legislate and the consequences, especially the editing large amount of Provisional Measures, as well as trying to identify the damage caused to the principle of separation of powers and the harmony that should exist between constitutional authorities.
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