O marketing utilizado pela cantora Anitta: case do projeto Check Mate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Danilo Antonio Brito
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11947
Resumo: O presente artigo analisa de que maneira a cantora Anitta utilizou os preceitos de Marketing para permitir sua penetração em públicos com diferentes perfis sociodemográficos, destacando o case Check Mate, um projeto onde a artista lançou uma música com videoclipe por mês, cada uma em um idioma diferente, entre os meses de setembro e dezembro de 2017. Como metodologia de pesquisa foi utilizado o estudo de caso, tendo como instrumentos a revisão de literatura e a pesquisa documental, já que muitas das fontes são matérias de jornais e sites. O estudo mostrou como a gestão da carreira de artistas pode ser apoiada nos conceitos de Marketing, assim como a gestão de marcas. Além disso, apresentou a eficiência do projeto Check Mate na penetração de Anitta nos mercados fonográficos internacionais.
id UCB-2_1ee2c5fdc2fd0645943ca6b2d677a569
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/11947
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Scheidweiler, GersonSantos, Danilo Antonio Brito2019-03-21T11:52:00Z2019-03-192019-03-21T11:52:00Z2018SANTOS, Danilo Antonio Brito. O marketing utilizado pela cantora Anitta: case do projeto Check Mate. 2018. 22 f. Artigo (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11947O presente artigo analisa de que maneira a cantora Anitta utilizou os preceitos de Marketing para permitir sua penetração em públicos com diferentes perfis sociodemográficos, destacando o case Check Mate, um projeto onde a artista lançou uma música com videoclipe por mês, cada uma em um idioma diferente, entre os meses de setembro e dezembro de 2017. Como metodologia de pesquisa foi utilizado o estudo de caso, tendo como instrumentos a revisão de literatura e a pesquisa documental, já que muitas das fontes são matérias de jornais e sites. O estudo mostrou como a gestão da carreira de artistas pode ser apoiada nos conceitos de Marketing, assim como a gestão de marcas. Além disso, apresentou a eficiência do projeto Check Mate na penetração de Anitta nos mercados fonográficos internacionais.This article analyzes how the singer Anitta used the marketing precepts to allow her to penetrate audiences with different sociodemographic profiles, highlighting the case Check Mate, a project where the artist released a song with video clip per month, each one in a language different from September to December 2017. As a research methodology, the case study was used, having as instruments the literature review and the documentary research, since many of the sources are newspaper articles and sites. The study showed how the career management of artists can be supported in the concepts of Marketing as well as brand management. Also, he presented the efficiency of the Check Mate project in the penetration of Anitta in the international music markets.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2019-03-19T18:41:00Z No. of bitstreams: 1 DaniloAntonioBritoSantosTCCGraduacao2018.pdf: 946890 bytes, checksum: b2fa9065a4752f64e1792f370b80f93f (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-03-21T11:52:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DaniloAntonioBritoSantosTCCGraduacao2018.pdf: 946890 bytes, checksum: b2fa9065a4752f64e1792f370b80f93f (MD5)Made available in DSpace on 2019-03-21T11:52:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DaniloAntonioBritoSantosTCCGraduacao2018.pdf: 946890 bytes, checksum: b2fa9065a4752f64e1792f370b80f93f (MD5) Previous issue date: 2018porUniversidade Católica de BrasíliaCST - Publicidade e PropagandaUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOPublicidade e propagandaMercado fonográficoMarketingCheck MateO marketing utilizado pela cantora Anitta: case do projeto Check Mateinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTDaniloAntonioBritoSantosTCCGraduacao2018.pdf.txtDaniloAntonioBritoSantosTCCGraduacao2018.pdf.txtExtracted texttext/plain33715https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11947/3/DaniloAntonioBritoSantosTCCGraduacao2018.pdf.txt12fab3983c239c2f6cf7b79339d89494MD53ORIGINALDaniloAntonioBritoSantosTCCGraduacao2018.pdfDaniloAntonioBritoSantosTCCGraduacao2018.pdfArtigoapplication/pdf946890https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11947/1/DaniloAntonioBritoSantosTCCGraduacao2018.pdfb2fa9065a4752f64e1792f370b80f93fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11947/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52123456789/119472020-06-09 03:40:39.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O marketing utilizado pela cantora Anitta: case do projeto Check Mate
title O marketing utilizado pela cantora Anitta: case do projeto Check Mate
spellingShingle O marketing utilizado pela cantora Anitta: case do projeto Check Mate
Santos, Danilo Antonio Brito
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Publicidade e propaganda
Mercado fonográfico
Marketing
Check Mate
title_short O marketing utilizado pela cantora Anitta: case do projeto Check Mate
title_full O marketing utilizado pela cantora Anitta: case do projeto Check Mate
title_fullStr O marketing utilizado pela cantora Anitta: case do projeto Check Mate
title_full_unstemmed O marketing utilizado pela cantora Anitta: case do projeto Check Mate
title_sort O marketing utilizado pela cantora Anitta: case do projeto Check Mate
author Santos, Danilo Antonio Brito
author_facet Santos, Danilo Antonio Brito
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Scheidweiler, Gerson
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Danilo Antonio Brito
contributor_str_mv Scheidweiler, Gerson
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Publicidade e propaganda
Mercado fonográfico
Marketing
Check Mate
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade e propaganda
Mercado fonográfico
Marketing
Check Mate
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente artigo analisa de que maneira a cantora Anitta utilizou os preceitos de Marketing para permitir sua penetração em públicos com diferentes perfis sociodemográficos, destacando o case Check Mate, um projeto onde a artista lançou uma música com videoclipe por mês, cada uma em um idioma diferente, entre os meses de setembro e dezembro de 2017. Como metodologia de pesquisa foi utilizado o estudo de caso, tendo como instrumentos a revisão de literatura e a pesquisa documental, já que muitas das fontes são matérias de jornais e sites. O estudo mostrou como a gestão da carreira de artistas pode ser apoiada nos conceitos de Marketing, assim como a gestão de marcas. Além disso, apresentou a eficiência do projeto Check Mate na penetração de Anitta nos mercados fonográficos internacionais.
This article analyzes how the singer Anitta used the marketing precepts to allow her to penetrate audiences with different sociodemographic profiles, highlighting the case Check Mate, a project where the artist released a song with video clip per month, each one in a language different from September to December 2017. As a research methodology, the case study was used, having as instruments the literature review and the documentary research, since many of the sources are newspaper articles and sites. The study showed how the career management of artists can be supported in the concepts of Marketing as well as brand management. Also, he presented the efficiency of the Check Mate project in the penetration of Anitta in the international music markets.
description O presente artigo analisa de que maneira a cantora Anitta utilizou os preceitos de Marketing para permitir sua penetração em públicos com diferentes perfis sociodemográficos, destacando o case Check Mate, um projeto onde a artista lançou uma música com videoclipe por mês, cada uma em um idioma diferente, entre os meses de setembro e dezembro de 2017. Como metodologia de pesquisa foi utilizado o estudo de caso, tendo como instrumentos a revisão de literatura e a pesquisa documental, já que muitas das fontes são matérias de jornais e sites. O estudo mostrou como a gestão da carreira de artistas pode ser apoiada nos conceitos de Marketing, assim como a gestão de marcas. Além disso, apresentou a eficiência do projeto Check Mate na penetração de Anitta nos mercados fonográficos internacionais.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-21T11:52:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-03-19
2019-03-21T11:52:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Danilo Antonio Brito. O marketing utilizado pela cantora Anitta: case do projeto Check Mate. 2018. 22 f. Artigo (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11947
identifier_str_mv SANTOS, Danilo Antonio Brito. O marketing utilizado pela cantora Anitta: case do projeto Check Mate. 2018. 22 f. Artigo (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv CST - Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11947/3/DaniloAntonioBritoSantosTCCGraduacao2018.pdf.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11947/1/DaniloAntonioBritoSantosTCCGraduacao2018.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11947/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 12fab3983c239c2f6cf7b79339d89494
b2fa9065a4752f64e1792f370b80f93f
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829910274408448