O marketing utilizado pela cantora Anitta: case do projeto Check Mate
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11947 |
Resumo: | O presente artigo analisa de que maneira a cantora Anitta utilizou os preceitos de Marketing para permitir sua penetração em públicos com diferentes perfis sociodemográficos, destacando o case Check Mate, um projeto onde a artista lançou uma música com videoclipe por mês, cada uma em um idioma diferente, entre os meses de setembro e dezembro de 2017. Como metodologia de pesquisa foi utilizado o estudo de caso, tendo como instrumentos a revisão de literatura e a pesquisa documental, já que muitas das fontes são matérias de jornais e sites. O estudo mostrou como a gestão da carreira de artistas pode ser apoiada nos conceitos de Marketing, assim como a gestão de marcas. Além disso, apresentou a eficiência do projeto Check Mate na penetração de Anitta nos mercados fonográficos internacionais. |
id |
UCB-2_1ee2c5fdc2fd0645943ca6b2d677a569 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/11947 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Scheidweiler, GersonSantos, Danilo Antonio Brito2019-03-21T11:52:00Z2019-03-192019-03-21T11:52:00Z2018SANTOS, Danilo Antonio Brito. O marketing utilizado pela cantora Anitta: case do projeto Check Mate. 2018. 22 f. Artigo (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11947O presente artigo analisa de que maneira a cantora Anitta utilizou os preceitos de Marketing para permitir sua penetração em públicos com diferentes perfis sociodemográficos, destacando o case Check Mate, um projeto onde a artista lançou uma música com videoclipe por mês, cada uma em um idioma diferente, entre os meses de setembro e dezembro de 2017. Como metodologia de pesquisa foi utilizado o estudo de caso, tendo como instrumentos a revisão de literatura e a pesquisa documental, já que muitas das fontes são matérias de jornais e sites. O estudo mostrou como a gestão da carreira de artistas pode ser apoiada nos conceitos de Marketing, assim como a gestão de marcas. Além disso, apresentou a eficiência do projeto Check Mate na penetração de Anitta nos mercados fonográficos internacionais.This article analyzes how the singer Anitta used the marketing precepts to allow her to penetrate audiences with different sociodemographic profiles, highlighting the case Check Mate, a project where the artist released a song with video clip per month, each one in a language different from September to December 2017. As a research methodology, the case study was used, having as instruments the literature review and the documentary research, since many of the sources are newspaper articles and sites. The study showed how the career management of artists can be supported in the concepts of Marketing as well as brand management. Also, he presented the efficiency of the Check Mate project in the penetration of Anitta in the international music markets.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2019-03-19T18:41:00Z No. of bitstreams: 1 DaniloAntonioBritoSantosTCCGraduacao2018.pdf: 946890 bytes, checksum: b2fa9065a4752f64e1792f370b80f93f (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-03-21T11:52:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DaniloAntonioBritoSantosTCCGraduacao2018.pdf: 946890 bytes, checksum: b2fa9065a4752f64e1792f370b80f93f (MD5)Made available in DSpace on 2019-03-21T11:52:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DaniloAntonioBritoSantosTCCGraduacao2018.pdf: 946890 bytes, checksum: b2fa9065a4752f64e1792f370b80f93f (MD5) Previous issue date: 2018porUniversidade Católica de BrasíliaCST - Publicidade e PropagandaUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOPublicidade e propagandaMercado fonográficoMarketingCheck MateO marketing utilizado pela cantora Anitta: case do projeto Check Mateinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTDaniloAntonioBritoSantosTCCGraduacao2018.pdf.txtDaniloAntonioBritoSantosTCCGraduacao2018.pdf.txtExtracted texttext/plain33715https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11947/3/DaniloAntonioBritoSantosTCCGraduacao2018.pdf.txt12fab3983c239c2f6cf7b79339d89494MD53ORIGINALDaniloAntonioBritoSantosTCCGraduacao2018.pdfDaniloAntonioBritoSantosTCCGraduacao2018.pdfArtigoapplication/pdf946890https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11947/1/DaniloAntonioBritoSantosTCCGraduacao2018.pdfb2fa9065a4752f64e1792f370b80f93fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11947/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52123456789/119472020-06-09 03:40:39.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O marketing utilizado pela cantora Anitta: case do projeto Check Mate |
title |
O marketing utilizado pela cantora Anitta: case do projeto Check Mate |
spellingShingle |
O marketing utilizado pela cantora Anitta: case do projeto Check Mate Santos, Danilo Antonio Brito CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Publicidade e propaganda Mercado fonográfico Marketing Check Mate |
title_short |
O marketing utilizado pela cantora Anitta: case do projeto Check Mate |
title_full |
O marketing utilizado pela cantora Anitta: case do projeto Check Mate |
title_fullStr |
O marketing utilizado pela cantora Anitta: case do projeto Check Mate |
title_full_unstemmed |
O marketing utilizado pela cantora Anitta: case do projeto Check Mate |
title_sort |
O marketing utilizado pela cantora Anitta: case do projeto Check Mate |
author |
Santos, Danilo Antonio Brito |
author_facet |
Santos, Danilo Antonio Brito |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Scheidweiler, Gerson |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Danilo Antonio Brito |
contributor_str_mv |
Scheidweiler, Gerson |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Publicidade e propaganda Mercado fonográfico Marketing Check Mate |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade e propaganda Mercado fonográfico Marketing Check Mate |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente artigo analisa de que maneira a cantora Anitta utilizou os preceitos de Marketing para permitir sua penetração em públicos com diferentes perfis sociodemográficos, destacando o case Check Mate, um projeto onde a artista lançou uma música com videoclipe por mês, cada uma em um idioma diferente, entre os meses de setembro e dezembro de 2017. Como metodologia de pesquisa foi utilizado o estudo de caso, tendo como instrumentos a revisão de literatura e a pesquisa documental, já que muitas das fontes são matérias de jornais e sites. O estudo mostrou como a gestão da carreira de artistas pode ser apoiada nos conceitos de Marketing, assim como a gestão de marcas. Além disso, apresentou a eficiência do projeto Check Mate na penetração de Anitta nos mercados fonográficos internacionais. This article analyzes how the singer Anitta used the marketing precepts to allow her to penetrate audiences with different sociodemographic profiles, highlighting the case Check Mate, a project where the artist released a song with video clip per month, each one in a language different from September to December 2017. As a research methodology, the case study was used, having as instruments the literature review and the documentary research, since many of the sources are newspaper articles and sites. The study showed how the career management of artists can be supported in the concepts of Marketing as well as brand management. Also, he presented the efficiency of the Check Mate project in the penetration of Anitta in the international music markets. |
description |
O presente artigo analisa de que maneira a cantora Anitta utilizou os preceitos de Marketing para permitir sua penetração em públicos com diferentes perfis sociodemográficos, destacando o case Check Mate, um projeto onde a artista lançou uma música com videoclipe por mês, cada uma em um idioma diferente, entre os meses de setembro e dezembro de 2017. Como metodologia de pesquisa foi utilizado o estudo de caso, tendo como instrumentos a revisão de literatura e a pesquisa documental, já que muitas das fontes são matérias de jornais e sites. O estudo mostrou como a gestão da carreira de artistas pode ser apoiada nos conceitos de Marketing, assim como a gestão de marcas. Além disso, apresentou a eficiência do projeto Check Mate na penetração de Anitta nos mercados fonográficos internacionais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-03-21T11:52:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-03-19 2019-03-21T11:52:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Danilo Antonio Brito. O marketing utilizado pela cantora Anitta: case do projeto Check Mate. 2018. 22 f. Artigo (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11947 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Danilo Antonio Brito. O marketing utilizado pela cantora Anitta: case do projeto Check Mate. 2018. 22 f. Artigo (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11947 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
CST - Publicidade e Propaganda |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11947/3/DaniloAntonioBritoSantosTCCGraduacao2018.pdf.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11947/1/DaniloAntonioBritoSantosTCCGraduacao2018.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11947/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
12fab3983c239c2f6cf7b79339d89494 b2fa9065a4752f64e1792f370b80f93f 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829910274408448 |