A aquisição da linguagem por crianças surdas no início da vida escolar: um estudo de caso
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Data de Publicação: | 2012 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11632 |
Resumo: | Esta monografia tem como objetivo analisar a aquisição da linguagem por uma criança diagnosticada surda profunda no início de sua vida escolar, para isso tomaremos como suporte teórico as teorias de aquisição de linguagem por surdos. A metodologia aplicada neste trabalho se dá através de pesquisa de campo e estudo de caso com observações em sala de aula e aplicação de questionários, cujo objetivo foi identificar a fase de aquisição da linguagem da criança observada levando em consideração que a criança surda é filha de pais ouvintes e que foi colocada tardiamente em contato com a Língua de Sinais. A partir dos dados obtidos e observações feitas, constatamos que a criança apresenta atrasos linguísticos consideráveis, apesar de estar em uma escola inclusiva que tem em seu quadro profissional docentes capacitados, uma professora surda e projetos onde os pais dos alunos surdos também tem acesso à Língua de Sinais. Contudo, o ambiente em que o aluno está inserido não contribui plenamente para seu desenvolvimento linguístico, pois o aluno é a única criança surda de sua sala, o ideal seria ele estar em uma escola bilíngue, tendo contato com outras crianças surdas da mesma idade, onde poderia se comunicar em sua língua para melhor apropriação de sua identidade e sua cultura. |
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A partir dos dados obtidos e observações feitas, constatamos que a criança apresenta atrasos linguísticos consideráveis, apesar de estar em uma escola inclusiva que tem em seu quadro profissional docentes capacitados, uma professora surda e projetos onde os pais dos alunos surdos também tem acesso à Língua de Sinais. Contudo, o ambiente em que o aluno está inserido não contribui plenamente para seu desenvolvimento linguístico, pois o aluno é a única criança surda de sua sala, o ideal seria ele estar em uma escola bilíngue, tendo contato com outras crianças surdas da mesma idade, onde poderia se comunicar em sua língua para melhor apropriação de sua identidade e sua cultura.This monograph's objective is to analyze the language acquisition by a child diagnostically with deep deaf in the school life beginnings and for that the deaf language acquisition theory will be the theoretic support taken. The applied methodology in this paper is made with field research and a case study with classrooms observations and questionnaire appliances, whose objective was to identify the observed child language acquisition period taking note that the deaf child is has hearing parents and made a late contact with the Sign Language. From the observations and data collected, it was found that the child shows significant linguistics delay, despite being in an inclusive school with trained teacher in its professional staff, a deaf teacher and projects where the deaf students parents have access to the Sign Language. However, the surroundings where the student is does not fully contribute to the linguistic development, for the mentioned student is the only deaf child in class, whereas the ideal place would be a bilingual school, having contact with other deaf children of same age, where the student could communicate with the Sign Language to a better appropriation of your own identity and culture.Submitted by Luana Sampaio (luana.barroso@ucb.br) on 2018-10-26T11:22:43Z No. of bitstreams: 1 LeilaCristinadeOliveiraTCCGraduacao2012.pdf: 463668 bytes, checksum: 3512defdc6ecd522c469a1f1e0ec0b34 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-11-07T13:18:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LeilaCristinadeOliveiraTCCGraduacao2012.pdf: 463668 bytes, checksum: 3512defdc6ecd522c469a1f1e0ec0b34 (MD5)Made available in DSpace on 2018-11-07T13:18:39Z (GMT). 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