Percepções dos estudantes egressos na disciplina de tópicos de matemática na Universidade Católica de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Suelene Fé de
Data de Publicação: 2012
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1304
Resumo: Matemática
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Nesta pesquisa quantitativa, de caráter exploratório, foram desenvolvidas estratégias metodológicas, por meio de questionário elaborado com 16 questões de múltiplas escolhas com diferentes formatos. Responderam ao questionário 260 alunos. Os participantes cursaram a disciplina de Tópicos de Matemática no 2º semestre de 2011, sendo estudantes de diversos cursos (Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Ciência da Computação, Matemática, Física, entre outros). Os resultados indicaram que os estudantes de Tópicos de Matemática na UCB foram em sua maioria jovens, com idade inferior a 21 anos e a maioria cursava as áreas das Engenharias (Civil ou Ambiental), seguidos pelos estudantes de computação e áreas afins. Percebeu-se certa incoerência dos estudantes entrevistados no que se diz respeito ao tempo real e ideal de estudo, pois, a maioria dos pesquisados declarou a necessidade de 4 a 19 horas de estudo individual semanal para o devido propósito de melhor acompanhar o estudo da disciplina de Tópicos. Em relação às percepções sobre o ensino e a aprendizagem de matemática, em termos da escola advinda do ensino médio, detectou-se que o maior quantitativo eram estudantes das escolas regulares e outra parte menos expressiva do EJA pode estar inserida diretamente em grupos com algumas ou muitas dificuldades de aprendizagem na disciplina.This research aimed to investigate, among students who already studied the Topics of Mathematics at the Catholic University of Brasília - UCB, perceptions about the teaching and learning. The questions guiding this research were: (i) identify the profile the egress Topics of Mathematics, (ii) identify possible reasons causing avoidance in the discipline, (iii) verify failure rates, and (iv) analyze how perceptions about teaching and learning can influence on the study deliberate individual. This quantitative research, exploratory, strategies were developed Methodological through questionnaire with 16 questions of multiple choices with different formats. 260 students answered the questionnaire. Participants attended the discipline of mathematics topics in the 2nd half of 2011, with students from diverse courses (Civil Engineering, Environmental Engineering, Computer Science, Mathematics, Physics, among others). The results indicated that students Topics in Mathematics UCB were mostly young, under the age of 21 years and the majority attending areas of Engineering (Civil or Environmental), followed by students from computing and related fields. It was perceived inconsistency of the students interviewed as regards time Study real and ideal, because most need to said searched 4 to 19 hours individual study weekly for proper purpose of better monitoring of the study Topics discipline. In relation to perceptions about teaching and learning mathematics in terms of the school stemming from the high school, it was found that the largest quantitative were students in regular schools and other less significant part of the EJA can be inserted directly into groups with some or many difficulties learning in the discipline.Submitted by Kelson Anthony de Menezes (kelson@ucb.br) on 2013-07-16T13:52:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Suelene Fe de Paula.pdf: 7737844 bytes, checksum: ee897a32279556dc04a346704db0c1cd (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2013-07-16T13:52:57Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Suelene Fe de Paula.pdf: 7737844 bytes, checksum: ee897a32279556dc04a346704db0c1cd (MD5)Made available in DSpace on 2013-07-16T13:53:03Z (GMT). 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