Percepção de estudantes sobre a aprendizagem de tópicos de matemática na Universidade Católica de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marileide Neves dos
Data de Publicação: 2012
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1299
Resumo: Matemática
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Nesta pesquisa de caráter exploratório foram desenvolvidas estratégias metodológicas, por meio de um questionário fechado, elaborado com 16 questões de múltiplas escolhas com diferentes formatos. Responderam ao questionário 162 estudantes. Os participantes cursaram a disciplina de Tópicos de Matemática no 1º semestre de 2012, sendo estes de diversos cursos, tais como Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Matemática, Física, entre outros. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes pesquisados tem idade inferior a 21 anos, o que apontou certo grau de imaturidade para a vida na universidade. A maioria dos pesquisados eram estudantes da Ciência da Computação e áreas afins, tendo poucos reprovados na disciplina de Tópicos de Matemática. No entanto, emergiu também da pesquisa um quantitativo significante de estudantes que reprovou e/ou evadiu a disciplina. O tempo fora do convívio escolar, à dificuldade de acompanhamento e a aprendizagem da disciplina, a escola de conclusão do ensino médio, a falta de motivação, o baixo tempo de estudo individual, a falta de hábito de estudo e a deficiência de pré-requisitos básicos de matemática, são alguns dos aspectos que muito têm colaborado para o aumento do índice de reprovação e evasão na disciplina.This research aimed to investigate, among students who are attending discipline Topics of Mathematics at the Catholic University of Brasilia-UCB, perceptions about teaching and learning. The questions that guided this study were: (i) identification of the profile of the student who is attending the course, (ii) check the possible reasons responsible for circumvention in the discipline, (iii) verify the failure rates in the discipline, and (iv) analyze how perceptions about teaching and learning that influence individual study deliberate. In this research study Exploratory methodological strategies have been developed by means of a closed questionnaire, prepared with 16 multiple choice questions with different formats. 162 students answered the questionnaire. The participants attended the Topics discipline of Mathematics in the 1st half of 2012, these being different courses such as Civil Engineering, Environmental Engineering, Mathematics, Physics, among others. The results indicate that the majority of students surveyed have age below 21 years, which showed some degree of immaturity to university life. The majority of respondents were students of computer science and related areas, having just failed in the discipline of mathematics topics. However, it has emerged also search an amount of students who flunked significant and / or escaped discipline. The time off from school life, the difficulty of monitoring and learning the discipline, the school education completion medium, lack of motivation, low individual study time, lack of habit study and the deficiency of the basic prerequisites of mathematics, are some of the aspects that have greatly contributed to increased rates of repetition and dropout in discipline.Submitted by Kelson Anthony de Menezes (kelson@ucb.br) on 2013-07-15T15:23:27Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Marileide Neves dos Santos.pdf: 9080194 bytes, checksum: b62771d46050c78237160c531935771a (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2013-07-15T15:26:20Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Marileide Neves dos Santos.pdf: 9080194 bytes, checksum: b62771d46050c78237160c531935771a (MD5)Made available in DSpace on 2013-07-15T15:26:28Z (GMT). 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