Percepção dos docentes sobre a aprendizagem de tópicos de matemática na Universidade Católica de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Angelita Nascimento de
Data de Publicação: 2012
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1297
Resumo: Matemática
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Foram desenvolvidas estratégias metodológicas, por meio de questionário próprio com 16 questões de múltiplas escolhas com diferentes formatos. Responderam ao questionário 13 professores da UCB que ministram ou já ministraram a disciplina. Os resultados indicaram que os estudantes ao ingressarem na Universidade trazem consigo uma considerável deficiência em termos de pré-requisitos da própria matemática, advindas da escola básica. Este quadro piora consideravelmente quando aliado a este a falta de hábito de estudo, desmotivação, dificuldade de aprendizagem, e ausência do estudo deliberado individual. São também estes fatores na maioria das vezes responsáveis pela evasão da disciplina. É perceptível pelos docentes que através das diversas estratégias de aprendizagem, tais como: resolução de problemas e de exercícios, trabalhos em grupos e/ou individuais, simulados, nem sempre o discente desenvolve em sua totalidade o gosto pelo estudo. No entanto, com a mediação do professor, estes estudantes conseguem um nível relativamente satisfatório de aprovação. A pesquisa verificou que a experiência do docente na Universidade, bem como a excelência no seu relacionamento com os discentes, pode funcionar como fatores decisivos para a melhoria da qualidade de aprendizagem do discente ao longo do curso escolhido.This article is the result of a quantitative research, exploratory, with to identify the perceptions of teachers about learning discipline Topics of Mathematics at the Catholic University of Brasilia UCB. The guiding questions this research were (i) identify the learning strategies used by teachers, (ii) check the possible reasons for dropout in the discipline and (iii) analyze how perceptions teachers about teaching and learning influence the individual study deliberate. Methodological strategies were developed through our own questionnaire with 16 multiple choice questions with different formats. Responded to the questionnaire 13 UCB professors who teach or have ministered discipline. The results indicated students to enroll at the University bring with them a considerable disability in terms of prerequisites of mathematics itself, arising from the elementary school. This picture worsens considerably when combined with this lack of study habits, motivation, learning disability, and absence of deliberate individual study. are Also these factors most often responsible for the evasion of discipline. It perceived by teachers who through various learning strategies, such as: resolution of problems and exercises, group work and / or individual, simulated or always the student develops a taste for the whole study. However, with teacher mediation, these students get a relatively satisfactory approval. The research found that the experience of teaching at the University, as well as excellence in their relationship with the students, can serve as decisive factors to improve the quality of student learning throughout the course chosen.Submitted by Kelson Anthony de Menezes (kelson@ucb.br) on 2013-07-15T14:45:53Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Angelita Nascimento de Souza.pdf: 3338775 bytes, checksum: 3ddb799e59b5e505fa196f7e7a963641 (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2013-07-15T14:46:01Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Angelita Nascimento de Souza.pdf: 3338775 bytes, checksum: 3ddb799e59b5e505fa196f7e7a963641 (MD5)Made available in DSpace on 2013-07-15T14:46:08Z (GMT). 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