A importância da família na medida socioeducativa no Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Salete Fernandes de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10229
Resumo: O artigo em tela apresenta a revisão dos fatores associados à prática infracional bem como as medidas socioeducativas. Discussão da questão do adolescente em conflito com a lei, em relação à aplicabilidade das medidas socioeducativas de acordo com a infração cometida. A análise literária foi embasada em diversas publicações entre os anos de 1997 a 2017. Ao realizar o estudo com base nas publicações que correlacionam o tema, apontam diversos fatores aos quais levam o jovem a praticar infrações, das quais a falta de afeto e/ou condições sociais das famílias, dentre outras, estão em paralelo. No âmbito jurídico a Constituição Federal de 1988 é o documento normativo mais importante, é nele que está descrito os princípios básicos aos quais dão embasamento a todos os normativos legais vigentes no Brasil, dentre eles o Estatuto da Criança e Adolescente – ECA (Lei nº. 8.069 de 13 de julho de 1990). O ECA destina-se a proteção integral da criança e do adolescente entre 12 e 17 anos, bem como a aplicabilidade da lei em adolescentes em conflito com a lei. No mundo, somente o Brasil através do ECA faz a diferenciação entre crianças e adolescentes. Além do ECA mas com base nele e na CF de 1988, temos o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE ao qual é resultado de um longo e complexo processo e que pode ser considerado como uma das maiores conquistas do poder público aos quais se encarrega da proteção dos direitos e da responsabilização dos adolescentes em conflito com a lei. O SINASE busca em seu instrumento legal, a uniformização da política de atendimento socioeducativo em todo país, aplicando e integrando a relação deste, com o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente. A escolarização, a profissionalização e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários são esforços fundamentais esse processo, para que estes adolescentes em conflito com a lei estejam preparados para a ressocializaçao e o convívio com suas famílias.
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No âmbito jurídico a Constituição Federal de 1988 é o documento normativo mais importante, é nele que está descrito os princípios básicos aos quais dão embasamento a todos os normativos legais vigentes no Brasil, dentre eles o Estatuto da Criança e Adolescente – ECA (Lei nº. 8.069 de 13 de julho de 1990). O ECA destina-se a proteção integral da criança e do adolescente entre 12 e 17 anos, bem como a aplicabilidade da lei em adolescentes em conflito com a lei. No mundo, somente o Brasil através do ECA faz a diferenciação entre crianças e adolescentes. Além do ECA mas com base nele e na CF de 1988, temos o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE ao qual é resultado de um longo e complexo processo e que pode ser considerado como uma das maiores conquistas do poder público aos quais se encarrega da proteção dos direitos e da responsabilização dos adolescentes em conflito com a lei. O SINASE busca em seu instrumento legal, a uniformização da política de atendimento socioeducativo em todo país, aplicando e integrando a relação deste, com o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente. A escolarização, a profissionalização e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários são esforços fundamentais esse processo, para que estes adolescentes em conflito com a lei estejam preparados para a ressocializaçao e o convívio com suas famílias.The article on screen presents the review of the factors associated with the infraction practice as well as the socioeducative measures. Discussion of the issue of adolescents in conflict with the law, regarding the applicability of socio-educational measures according to the infraction committed. Literary analysis was based on several publications between 1997 and 2017. In carrying out the study based on the 1 Artigo apresentado em 2017, como exigência parcial para obtenção do título de Bacharel em Serviço Social pela Universidade Católica de Brasília – UCB. 2 Graduando em Bacharelado em Serviço Social pela Universidade Católica de Brasília - UCB 6 publications that correlate the theme, they point out several factors that lead the young person to commit infractions, of which lack of affection and / or Social conditions of families, among others, are in parallel. In the legal framework, the Federal Constitution of 1988 is the most important normative document, which describes the basic principles to which all legal norms in force in Brazil, including the Statute of the Child and Adolescent - ECA (Law no. 8,069 of July 13, 1990). The ECA is designed to protect children and adolescents from 12 to 17 years old, as well as the applicability of the law to adolescents in conflict with the law. In the world, only Brazil through ECA differentiates between children and adolescents. In addition to the ECA, but based on it and the CF of 1988, we have the National System of Socio-Educational Assistance - SINASE which is the result of a long and complex process and that can be considered as one of the greatest achievements of the public power to which it is charged Protection of the rights and accountability of adolescents in conflict with the law. SINASE seeks in its legal instrument to standardize the socio-educational policy in every country, applying and integrating its relationship with the system of guaranteeing the rights of children and adolescents. Schooling, professionalization and strengthening of family and community ties are fundamental efforts in this process, so that these adolescents in conflict with the law are prepared for ressocialization and the conviviality with their families.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-11-28T15:56:34Z No. of bitstreams: 1 SaleteFernandesDeOliveiraTCCGRADUACAO2017.pdf: 883800 bytes, checksum: b0db37853eed4100d37b584f2555713f (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-11-29T10:30:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SaleteFernandesDeOliveiraTCCGRADUACAO2017.pdf: 883800 bytes, checksum: b0db37853eed4100d37b584f2555713f (MD5)Made available in DSpace on 2017-11-29T10:30:56Z (GMT). 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The article on screen presents the review of the factors associated with the infraction practice as well as the socioeducative measures. Discussion of the issue of adolescents in conflict with the law, regarding the applicability of socio-educational measures according to the infraction committed. Literary analysis was based on several publications between 1997 and 2017. In carrying out the study based on the 1 Artigo apresentado em 2017, como exigência parcial para obtenção do título de Bacharel em Serviço Social pela Universidade Católica de Brasília – UCB. 2 Graduando em Bacharelado em Serviço Social pela Universidade Católica de Brasília - UCB 6 publications that correlate the theme, they point out several factors that lead the young person to commit infractions, of which lack of affection and / or Social conditions of families, among others, are in parallel. In the legal framework, the Federal Constitution of 1988 is the most important normative document, which describes the basic principles to which all legal norms in force in Brazil, including the Statute of the Child and Adolescent - ECA (Law no. 8,069 of July 13, 1990). The ECA is designed to protect children and adolescents from 12 to 17 years old, as well as the applicability of the law to adolescents in conflict with the law. In the world, only Brazil through ECA differentiates between children and adolescents. In addition to the ECA, but based on it and the CF of 1988, we have the National System of Socio-Educational Assistance - SINASE which is the result of a long and complex process and that can be considered as one of the greatest achievements of the public power to which it is charged Protection of the rights and accountability of adolescents in conflict with the law. SINASE seeks in its legal instrument to standardize the socio-educational policy in every country, applying and integrating its relationship with the system of guaranteeing the rights of children and adolescents. Schooling, professionalization and strengthening of family and community ties are fundamental efforts in this process, so that these adolescents in conflict with the law are prepared for ressocialization and the conviviality with their families.
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