Séries e a cultura da convergência: uma análise do consumo transmidiático da série House of Cards

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Stephanie Caroline Magalhães
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8144
Resumo: Esse artigo tem como objetivo principal compreender como estão sendo consumidos os seriados, em especial a série House of Cards, levando em consideração as novas possibilidades trazidas pela convergência digital e o consumo dos espectadores. A hipótese aqui levantada é de que os seriados estão se alterando com as novas tecnologias para ter uma maior interação e relação com o seu público e o método para análise foi feito a partir de estudos de recepção e também por meio de aplicação de questionário. A metodologia é baseada nas reflexões teóricas de Henry Jenkins (2008), como Cultura da Convergência, Transmídia e Cultura Participativa. Também são trazidas questões ligadas à identidade no contexto digital com análise dos conceitos de Lúcia Santaella (2002) e Marcel Silva (2014). Desta maneira, as considerações finais apontam a estratégia de narrativa transmídia das séries, em especial da série House of Cards, que conecta o público e gera uma proximidade com a série, tornando o mundo fictício mais próximo e mais palpável.
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A metodologia é baseada nas reflexões teóricas de Henry Jenkins (2008), como Cultura da Convergência, Transmídia e Cultura Participativa. Também são trazidas questões ligadas à identidade no contexto digital com análise dos conceitos de Lúcia Santaella (2002) e Marcel Silva (2014). Desta maneira, as considerações finais apontam a estratégia de narrativa transmídia das séries, em especial da série House of Cards, que conecta o público e gera uma proximidade com a série, tornando o mundo fictício mais próximo e mais palpável.This article has as main objective to understand how the Series, in particular the House of Cards series, taking into account the new Possibilities brought about by digital convergence and the consumption of spectators. The hypothesis Here is that the series are changing with the new technologies to have a Greater interaction and relationship with its public and the method for analysis was made from Reception studies and also through the application of a questionnaire. The methodology is Based on the theoretical reflections of Henry Jenkins (2008), as Convergence Culture, Transmission and Participatory Culture. Identity issues are also brought Digital context with analysis of the concepts of Lúcia Santaella (2002) and Marcel Silva (2014). In this way, the final considerations point to the transmediational narrative strategy of the series, In particular the House of Cards series, which connects the audience and generates a closeness to the Series, making the fictitious world closer and more palpable.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-04-10T17:37:27Z No. of bitstreams: 1 StephanieCarolineMagalhãesCostaTCCGRADUACAO2016.pdf: 2645603 bytes, checksum: 47ff701aaf9c0d952f54ca49339257ff (MD5)Approved for entry into archive by Repositório Institucional Universidade Católica de Brasília (sdi@ucb.br) on 2017-05-08T19:05:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 StephanieCarolineMagalhãesCostaTCCGRADUACAO2016.pdf: 2645603 bytes, checksum: 47ff701aaf9c0d952f54ca49339257ff (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-08T19:05:00Z (GMT). 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This article has as main objective to understand how the Series, in particular the House of Cards series, taking into account the new Possibilities brought about by digital convergence and the consumption of spectators. The hypothesis Here is that the series are changing with the new technologies to have a Greater interaction and relationship with its public and the method for analysis was made from Reception studies and also through the application of a questionnaire. The methodology is Based on the theoretical reflections of Henry Jenkins (2008), as Convergence Culture, Transmission and Participatory Culture. Identity issues are also brought Digital context with analysis of the concepts of Lúcia Santaella (2002) and Marcel Silva (2014). In this way, the final considerations point to the transmediational narrative strategy of the series, In particular the House of Cards series, which connects the audience and generates a closeness to the Series, making the fictitious world closer and more palpable.
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