Séries e a cultura da convergência: uma análise do consumo transmidiático da série House of Cards
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8144 |
Resumo: | Esse artigo tem como objetivo principal compreender como estão sendo consumidos os seriados, em especial a série House of Cards, levando em consideração as novas possibilidades trazidas pela convergência digital e o consumo dos espectadores. A hipótese aqui levantada é de que os seriados estão se alterando com as novas tecnologias para ter uma maior interação e relação com o seu público e o método para análise foi feito a partir de estudos de recepção e também por meio de aplicação de questionário. A metodologia é baseada nas reflexões teóricas de Henry Jenkins (2008), como Cultura da Convergência, Transmídia e Cultura Participativa. Também são trazidas questões ligadas à identidade no contexto digital com análise dos conceitos de Lúcia Santaella (2002) e Marcel Silva (2014). Desta maneira, as considerações finais apontam a estratégia de narrativa transmídia das séries, em especial da série House of Cards, que conecta o público e gera uma proximidade com a série, tornando o mundo fictício mais próximo e mais palpável. |
id |
UCB-2_4b10ed9b85b344c12ffd45ee703f2708 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/8144 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Ferreira, Fernanda VasquesCosta, Stephanie Caroline Magalhães2017-05-08T19:05:00Z2016-06-202017-05-08T19:05:00Z2016-06-20COSTA, Stephanie Caroline Magalhães. Séries e a cultura da convergência: uma análise do consumo transmidiático da série House of Cards. 2016. 34 f. Artigo (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8144Esse artigo tem como objetivo principal compreender como estão sendo consumidos os seriados, em especial a série House of Cards, levando em consideração as novas possibilidades trazidas pela convergência digital e o consumo dos espectadores. A hipótese aqui levantada é de que os seriados estão se alterando com as novas tecnologias para ter uma maior interação e relação com o seu público e o método para análise foi feito a partir de estudos de recepção e também por meio de aplicação de questionário. A metodologia é baseada nas reflexões teóricas de Henry Jenkins (2008), como Cultura da Convergência, Transmídia e Cultura Participativa. Também são trazidas questões ligadas à identidade no contexto digital com análise dos conceitos de Lúcia Santaella (2002) e Marcel Silva (2014). Desta maneira, as considerações finais apontam a estratégia de narrativa transmídia das séries, em especial da série House of Cards, que conecta o público e gera uma proximidade com a série, tornando o mundo fictício mais próximo e mais palpável.This article has as main objective to understand how the Series, in particular the House of Cards series, taking into account the new Possibilities brought about by digital convergence and the consumption of spectators. The hypothesis Here is that the series are changing with the new technologies to have a Greater interaction and relationship with its public and the method for analysis was made from Reception studies and also through the application of a questionnaire. The methodology is Based on the theoretical reflections of Henry Jenkins (2008), as Convergence Culture, Transmission and Participatory Culture. Identity issues are also brought Digital context with analysis of the concepts of Lúcia Santaella (2002) and Marcel Silva (2014). In this way, the final considerations point to the transmediational narrative strategy of the series, In particular the House of Cards series, which connects the audience and generates a closeness to the Series, making the fictitious world closer and more palpable.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-04-10T17:37:27Z No. of bitstreams: 1 StephanieCarolineMagalhãesCostaTCCGRADUACAO2016.pdf: 2645603 bytes, checksum: 47ff701aaf9c0d952f54ca49339257ff (MD5)Approved for entry into archive by Repositório Institucional Universidade Católica de Brasília (sdi@ucb.br) on 2017-05-08T19:05:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 StephanieCarolineMagalhãesCostaTCCGRADUACAO2016.pdf: 2645603 bytes, checksum: 47ff701aaf9c0d952f54ca49339257ff (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-08T19:05:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 StephanieCarolineMagalhãesCostaTCCGRADUACAO2016.pdf: 2645603 bytes, checksum: 47ff701aaf9c0d952f54ca49339257ff (MD5) Previous issue date: 2016-06-20porUniversidade Católica de BrasíliaPublicidade e Propaganda (Graduação)>UCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASPublicidade e propagandaConsumo transmidiáticoSériesConvergência digitalHouse of CardsSeriadosMídiaEntretenimentoSéries e a cultura da convergência: uma análise do consumo transmidiático da série House of Cardsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALStephanieCarolineMagalhãesCostaTCCGRADUACAO2016.pdfStephanieCarolineMagalhãesCostaTCCGRADUACAO2016.pdfArtigoapplication/pdf2645603https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8144/1/StephanieCarolineMagalh%c3%a3esCostaTCCGRADUACAO2016.pdf47ff701aaf9c0d952f54ca49339257ffMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8144/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTStephanieCarolineMagalhãesCostaTCCGRADUACAO2016.pdf.txtStephanieCarolineMagalhãesCostaTCCGRADUACAO2016.pdf.txtExtracted texttext/plain65496https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8144/3/StephanieCarolineMagalh%c3%a3esCostaTCCGRADUACAO2016.pdf.txtc34d5db65ab681db7a7be568d359c936MD53123456789/81442017-05-09 01:02:49.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Séries e a cultura da convergência: uma análise do consumo transmidiático da série House of Cards |
title |
Séries e a cultura da convergência: uma análise do consumo transmidiático da série House of Cards |
spellingShingle |
Séries e a cultura da convergência: uma análise do consumo transmidiático da série House of Cards Costa, Stephanie Caroline Magalhães CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Publicidade e propaganda Consumo transmidiático Séries Convergência digital House of Cards Seriados Mídia Entretenimento |
title_short |
Séries e a cultura da convergência: uma análise do consumo transmidiático da série House of Cards |
title_full |
Séries e a cultura da convergência: uma análise do consumo transmidiático da série House of Cards |
title_fullStr |
Séries e a cultura da convergência: uma análise do consumo transmidiático da série House of Cards |
title_full_unstemmed |
Séries e a cultura da convergência: uma análise do consumo transmidiático da série House of Cards |
title_sort |
Séries e a cultura da convergência: uma análise do consumo transmidiático da série House of Cards |
author |
Costa, Stephanie Caroline Magalhães |
author_facet |
Costa, Stephanie Caroline Magalhães |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferreira, Fernanda Vasques |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Stephanie Caroline Magalhães |
contributor_str_mv |
Ferreira, Fernanda Vasques |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Publicidade e propaganda Consumo transmidiático Séries Convergência digital House of Cards Seriados Mídia Entretenimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade e propaganda Consumo transmidiático Séries Convergência digital House of Cards Seriados Mídia Entretenimento |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Esse artigo tem como objetivo principal compreender como estão sendo consumidos os seriados, em especial a série House of Cards, levando em consideração as novas possibilidades trazidas pela convergência digital e o consumo dos espectadores. A hipótese aqui levantada é de que os seriados estão se alterando com as novas tecnologias para ter uma maior interação e relação com o seu público e o método para análise foi feito a partir de estudos de recepção e também por meio de aplicação de questionário. A metodologia é baseada nas reflexões teóricas de Henry Jenkins (2008), como Cultura da Convergência, Transmídia e Cultura Participativa. Também são trazidas questões ligadas à identidade no contexto digital com análise dos conceitos de Lúcia Santaella (2002) e Marcel Silva (2014). Desta maneira, as considerações finais apontam a estratégia de narrativa transmídia das séries, em especial da série House of Cards, que conecta o público e gera uma proximidade com a série, tornando o mundo fictício mais próximo e mais palpável. This article has as main objective to understand how the Series, in particular the House of Cards series, taking into account the new Possibilities brought about by digital convergence and the consumption of spectators. The hypothesis Here is that the series are changing with the new technologies to have a Greater interaction and relationship with its public and the method for analysis was made from Reception studies and also through the application of a questionnaire. The methodology is Based on the theoretical reflections of Henry Jenkins (2008), as Convergence Culture, Transmission and Participatory Culture. Identity issues are also brought Digital context with analysis of the concepts of Lúcia Santaella (2002) and Marcel Silva (2014). In this way, the final considerations point to the transmediational narrative strategy of the series, In particular the House of Cards series, which connects the audience and generates a closeness to the Series, making the fictitious world closer and more palpable. |
description |
Esse artigo tem como objetivo principal compreender como estão sendo consumidos os seriados, em especial a série House of Cards, levando em consideração as novas possibilidades trazidas pela convergência digital e o consumo dos espectadores. A hipótese aqui levantada é de que os seriados estão se alterando com as novas tecnologias para ter uma maior interação e relação com o seu público e o método para análise foi feito a partir de estudos de recepção e também por meio de aplicação de questionário. A metodologia é baseada nas reflexões teóricas de Henry Jenkins (2008), como Cultura da Convergência, Transmídia e Cultura Participativa. Também são trazidas questões ligadas à identidade no contexto digital com análise dos conceitos de Lúcia Santaella (2002) e Marcel Silva (2014). Desta maneira, as considerações finais apontam a estratégia de narrativa transmídia das séries, em especial da série House of Cards, que conecta o público e gera uma proximidade com a série, tornando o mundo fictício mais próximo e mais palpável. |
publishDate |
2016 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-06-20 2017-05-08T19:05:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-06-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-08T19:05:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTA, Stephanie Caroline Magalhães. Séries e a cultura da convergência: uma análise do consumo transmidiático da série House of Cards. 2016. 34 f. Artigo (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8144 |
identifier_str_mv |
COSTA, Stephanie Caroline Magalhães. Séries e a cultura da convergência: uma análise do consumo transmidiático da série House of Cards. 2016. 34 f. Artigo (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Publicidade e Propaganda (Graduação) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
>UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8144/1/StephanieCarolineMagalh%c3%a3esCostaTCCGRADUACAO2016.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8144/2/license.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8144/3/StephanieCarolineMagalh%c3%a3esCostaTCCGRADUACAO2016.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
47ff701aaf9c0d952f54ca49339257ff 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b c34d5db65ab681db7a7be568d359c936 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829861781962752 |