A campanha nunca termina: imagem pública e o jogo político na série House of Cards

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrari, Felipe
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181733
Resumo: Estudo que tem por objetivo evidenciar as estratégias de projeção da imagem pública e compreender como elas se revelam em aparições públicas de candidatos a cargos majoritários. O objeto de estudo é a série norte americana House of Cards, comparam-se os dois protagonistas a partir dos indicadores roupas, gestual, vocabulário, entonação e decisões políticas. O recorte privilegia episódios da terceira e quarta temporadas, e cenas em que os candidatos, sempre em campanha visando o cargo de presidente, fazem aparições públicas ou tomam decisões a portas fechadas. O percurso metodológico inclui revisão bibliográfica, busca documental e análise de conteúdo. Dentre os autores, Aristóteles (1999), Bourdieu (2012), Maquiavel (2011), Rubim (2004), Max Weber (2014), Maria Helena Weber (2004), Wilson Gomes (2004), Baldissera (2006 e 2008), Rossini e Renner (2015), Sterling (2006) e Jost (2012). Os resultados da análise consideram que produtos de entretenimento com a temática política são eficazes em contrapor o que é visível ao eleitorado e o que é decidido em reuniões fechadas. Além disso, o conteúdo demonstra que, por si só, características visuais de um candidato não são capazes de construir a imagem pública, mas sim de confirmar uma imagem já existente.
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