A campanha nunca termina: imagem pública e o jogo político na série House of Cards
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/181733 |
Resumo: | Estudo que tem por objetivo evidenciar as estratégias de projeção da imagem pública e compreender como elas se revelam em aparições públicas de candidatos a cargos majoritários. O objeto de estudo é a série norte americana House of Cards, comparam-se os dois protagonistas a partir dos indicadores roupas, gestual, vocabulário, entonação e decisões políticas. O recorte privilegia episódios da terceira e quarta temporadas, e cenas em que os candidatos, sempre em campanha visando o cargo de presidente, fazem aparições públicas ou tomam decisões a portas fechadas. O percurso metodológico inclui revisão bibliográfica, busca documental e análise de conteúdo. Dentre os autores, Aristóteles (1999), Bourdieu (2012), Maquiavel (2011), Rubim (2004), Max Weber (2014), Maria Helena Weber (2004), Wilson Gomes (2004), Baldissera (2006 e 2008), Rossini e Renner (2015), Sterling (2006) e Jost (2012). Os resultados da análise consideram que produtos de entretenimento com a temática política são eficazes em contrapor o que é visível ao eleitorado e o que é decidido em reuniões fechadas. Além disso, o conteúdo demonstra que, por si só, características visuais de um candidato não são capazes de construir a imagem pública, mas sim de confirmar uma imagem já existente. |
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Ferrari, FelipeMachado, Maria Berenice da Costa2018-09-06T02:30:38Z2018http://hdl.handle.net/10183/181733001073915Estudo que tem por objetivo evidenciar as estratégias de projeção da imagem pública e compreender como elas se revelam em aparições públicas de candidatos a cargos majoritários. O objeto de estudo é a série norte americana House of Cards, comparam-se os dois protagonistas a partir dos indicadores roupas, gestual, vocabulário, entonação e decisões políticas. O recorte privilegia episódios da terceira e quarta temporadas, e cenas em que os candidatos, sempre em campanha visando o cargo de presidente, fazem aparições públicas ou tomam decisões a portas fechadas. O percurso metodológico inclui revisão bibliográfica, busca documental e análise de conteúdo. Dentre os autores, Aristóteles (1999), Bourdieu (2012), Maquiavel (2011), Rubim (2004), Max Weber (2014), Maria Helena Weber (2004), Wilson Gomes (2004), Baldissera (2006 e 2008), Rossini e Renner (2015), Sterling (2006) e Jost (2012). Os resultados da análise consideram que produtos de entretenimento com a temática política são eficazes em contrapor o que é visível ao eleitorado e o que é decidido em reuniões fechadas. Além disso, o conteúdo demonstra que, por si só, características visuais de um candidato não são capazes de construir a imagem pública, mas sim de confirmar uma imagem já existente.Study that aims to point the public image projection strategies, and understand how they are revealed in public appearances of candidates for majority elections. The object of study is the series House of Cards. The two protagonists are compared throughout indicators like gesture, vocabulary, intonation and political decisions. The clipping privileges episodes from seasons three and four, and scenes in with candidates, always campaigning with presidency in sight, either make public appearances or take closed-door decisions. The methodological route includes literary review, documental search and content analysis. Among the authors, Aristotle (1999), Bourdieu (2012), Machiavelli (2011), Rubim (2004), Max Weber (2014), Maria Helena Weber (2004), Wilson Gomes (2004), Baldissera (2006 e 2008), Rossini e Renner (2015), Sterling (2006) and Jost (2012). The analysis results consider that political-themed entertainment products are effective to counter what is visible to the voters and what is decided behind doors. Beyond that, the content shows that, by itself, visual features are unable of building a public image, therefore, they can endorse a already existent image.application/pdfporImagem públicaHouse of Cards (Série de televisão)SeriesPoliticsElection campaignPublic imageA campanha nunca termina: imagem pública e o jogo político na série House of Cardsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001073915.pdfTexto completoapplication/pdf979818http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181733/1/001073915.pdf65e0683c23bc9d11d6984052e0a2ba48MD51TEXT001073915.pdf.txt001073915.pdf.txtExtracted Texttext/plain157417http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181733/2/001073915.pdf.txte733be46d7a29ee9ca8ab6533e95de6eMD52THUMBNAIL001073915.pdf.jpg001073915.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1114http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181733/3/001073915.pdf.jpg466065b0b636dea3c41ed2902e7ac11dMD5310183/1817332019-04-04 04:23:36.547304oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181733Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-04T07:23:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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