Desafios do letramento da criança surda: um estudo realizado a partir do 4º e 5º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Cláudia Aparecida
Data de Publicação: 2013
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5339
Resumo: Pedagogia
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Trata-se, pois de uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva e exploratória que teve como questões norteadoras as seguintes indagações: Quais os desafios para o letramento de uma criança surda? A escola está preparada para receber essa criança, no que se refere à sua inclusão e ao desenvolvimento de sua aprendizagem? O intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em sala, facilita o aprendizado da criança surda? A coleta de dados realizada no período de março a maio de 2013 se deu por meio de questionário com questões abertas às professoras, conversas informais com os estudantes de ambas as turmas e a direção da escola, observação de aulas, acompanhamento das crianças no recreio que contribuíram para a caderneta de campo. No que se refere à amostra, a primeira turma do 5º ano era composta por 32 alunos, dos quais quatro têm surdez moderada e dois têm surdez leve sob acompanhamento de uma professora contratada em regime temporário. É intérprete de LIBRAS apesar de não fazer uso em sala de aula. Já a outra turma, do 4º ano, é formada por cinco alunos dos quais três tinham surdez profunda e dois possuíam surdez moderada. Os resultados estão organizados nos seguintes blocos: caracterização da escola, amostra, o trabalho docente e a proposta do letramento, a formação docente, atuação docente – experiência com Libras e, por fim, o processo de inclusão. O estudo permitiu uma comparação no trabalho de ambas as professoras colaboradoras para se analisar a proposta de letramento, objeto de estudo desta pesquisa. Em suma, o estudo permitiu verificar que a alfabetização das crianças surdas não é possível, entretanto, para facilitar o aprendizado da criança surda e promover o seu letramento, já que a “leitura de mundo” dos alunos surdos é diferente dos alunos ouvintes, o aprendizado se dá pelo campo visual o qual é mais aguçado para compensar a surdez. O intérprete de LIBRAS ocupa uma posição muito importante. Além disso, a pesquisa possibilitou verificar a fragilidade por parte dos preparativos da escola para atender a necessidade das crianças surdas, isto é, o projeto de inclusão não ocorre na prática e o letramento da criança surda não ocorre conforme previsto em lei e se espera da escola, visto as várias fragilidades percebidas: necessidade de reorganização do espaço físico, preparo docente, ausência do intérprete e ainda a fata de recursos pedagógicos. Assim sendo, verificamos que as crianças surdas saem em desvantagem em relação às ouvintes.Submitted by Luana Sampaio (luana.barroso@ucb.br) on 2015-07-21T19:40:38Z No. of bitstreams: 1 Cláudia Aparecida Torres.pdf: 1136132 bytes, checksum: 0733c3e3f78bcb592afe99159455a530 (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2015-09-01T18:12:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Cláudia Aparecida Torres.pdf: 1136132 bytes, checksum: 0733c3e3f78bcb592afe99159455a530 (MD5)Made available in DSpace on 2015-09-01T18:12:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cláudia Aparecida Torres.pdf: 1136132 bytes, checksum: 0733c3e3f78bcb592afe99159455a530 (MD5) Previous issue date: 2013-06-14Made available in DSpace on 2016-10-10T03:28:21Z (GMT). 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