A construção da infância: entre os saberes científicos e as práticas sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Legnani, Viviane Neves
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Almeida, Sandra Francesca Conte de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/123456789/26
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/7646
Resumo: O artigo aborda os determinantes históricos e os fundamentos epistemológicos que edificaram a noção de “criança normal”, advinda do campo científico da modernidade. Analisa, também, os efeitos dessa concepção ao ser incorporada às práticas educacionais, sobretudo por meio das teorias psicológicas. Discute, ainda, os impasses vividos pelas equipes interdisciplinares, compostas por profissionais das áreas de saúde e educação, que atendem às crianças com diferentes problemáticas, ao tentarem responder às questões “o que é uma criança?”, “como se desenvolvem as psicopatologias da infância?”, “o que se trata, em uma criança?” Na conclusão, discute a função do psicanalista em uma atuação no campo interdisciplinar de modo que seja assegurado à criança um lugar de sujeito.
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spelling Legnani, Viviane NevesAlmeida, Sandra Francesca Conte de2016-10-10T03:52:12Z2016-10-10T03:52:12Z2004-06LEGNANI, Viviane Neves; ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de. A construção da infância: entre os saberes científicos e as práticas sociais. Estilos clin., São Paulo, v. 9, n. 16, jun. 2004 .1415-7128http://hdl.handle.net/123456789/26https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/7646O artigo aborda os determinantes históricos e os fundamentos epistemológicos que edificaram a noção de “criança normal”, advinda do campo científico da modernidade. Analisa, também, os efeitos dessa concepção ao ser incorporada às práticas educacionais, sobretudo por meio das teorias psicológicas. Discute, ainda, os impasses vividos pelas equipes interdisciplinares, compostas por profissionais das áreas de saúde e educação, que atendem às crianças com diferentes problemáticas, ao tentarem responder às questões “o que é uma criança?”, “como se desenvolvem as psicopatologias da infância?”, “o que se trata, em uma criança?” Na conclusão, discute a função do psicanalista em uma atuação no campo interdisciplinar de modo que seja assegurado à criança um lugar de sujeito.In the present article it has been discussed the historical determinants and the epistemological bases that constructed the issue about “normal child”, came from the modern scientific field. Moreover, it has been analyzed the effects of this conception when it is incorporated by the educational practices, mostly through the psychological theories. We also presented the challenges experienced by the interdisciplinary groups composed with professionals of the health and educational areas, which focus their work on children with different difficulties, aiming to solve the following questions: “what is a child?”, “how the childhood’s psychopathologies are developed?” “what is it treated in a child?” To conclude, it has been discussed the analyst’s functions in the schooling field, in a way that the individual’s place can be assured.Made available in DSpace on 2016-10-10T03:52:12Z (GMT). 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In the present article it has been discussed the historical determinants and the epistemological bases that constructed the issue about “normal child”, came from the modern scientific field. Moreover, it has been analyzed the effects of this conception when it is incorporated by the educational practices, mostly through the psychological theories. We also presented the challenges experienced by the interdisciplinary groups composed with professionals of the health and educational areas, which focus their work on children with different difficulties, aiming to solve the following questions: “what is a child?”, “how the childhood’s psychopathologies are developed?” “what is it treated in a child?” To conclude, it has been discussed the analyst’s functions in the schooling field, in a way that the individual’s place can be assured.
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