A criança como influenciadora na decisão de compra: uma análise do fenômeno youtuber mirim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Amanda Santiago de
Data de Publicação: 2017
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10957
Resumo: Esse artigo tem como enfoque apresentar o consumismo no desenvolvimento infantil, buscando questionar em qual medida os youtubers mirins contribuem com a decisão de compra de produtos destinados ao consumo infantil. Essas crianças vem sendo alvo das marcas, que enxergam nelas um certo potencial, devido ao inúmero ciclo de pessoas que as seguem no Youtube. A metodologia enfoca à pesquisa bibliográfica, uma análise de comentários feitos em dois vídeos de Youtubers Mirins, um do canal Júlia Silva e o outro do Isaac do Vine no Youtube, e também através de uma aplicação de questionário dirigida à 120 crianças que residem em Brasília, São Paulo, Minas Gerais e entorno do Distrito Federal, se assistem e/ou acompanham canais infantis no Youtube. Através dessa pesquisa foi possível perceber que há influência dos Youtubers Mirins sobre seus telespectadores, e que sim, eles contribuem com a decisão de compra.
id UCB-2_7b5877eb353b4c0e9d6ab7fbad60a437
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/10957
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Ferreira, Gerson Luiz ScheidweilerMedeiros, Amanda Santiago de2018-05-09T12:15:53Z2018-05-092018-05-09T12:15:53Z2017-11-29MEDEIROS, Amanda Santiago de. A criança como influenciadora na decisão de compra: uma análise do fenômeno youtuber mirim. 2017. 31 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10957Esse artigo tem como enfoque apresentar o consumismo no desenvolvimento infantil, buscando questionar em qual medida os youtubers mirins contribuem com a decisão de compra de produtos destinados ao consumo infantil. Essas crianças vem sendo alvo das marcas, que enxergam nelas um certo potencial, devido ao inúmero ciclo de pessoas que as seguem no Youtube. A metodologia enfoca à pesquisa bibliográfica, uma análise de comentários feitos em dois vídeos de Youtubers Mirins, um do canal Júlia Silva e o outro do Isaac do Vine no Youtube, e também através de uma aplicação de questionário dirigida à 120 crianças que residem em Brasília, São Paulo, Minas Gerais e entorno do Distrito Federal, se assistem e/ou acompanham canais infantis no Youtube. Através dessa pesquisa foi possível perceber que há influência dos Youtubers Mirins sobre seus telespectadores, e que sim, eles contribuem com a decisão de compra.This article focuses on consumerism in children's development, seeking to question the extent to which young youtubers contribute to the decision to buy products for children's consumption. These children have been targeted by the brands, which see in them a certain potential, due to the large number of people who follow them on Youtube. The methodology focuses on bibliographic research, an analysis of comments made on two videos by Youtubers Mirins, one from the Júlia Silva channel and the other from Isaac do Vine on Youtube, and also through a questionnaire application addressed to 120 children residing in Brasilia, São Paulo, Minas Gerais and surroundings of the Federal District, if they watch and / or accompany children's channels on Youtube. Through this research it was possible to realize that there is influence of the Youtubers Mirins on their viewers, and that yes, they contribute with the purchase decision.Submitted by Luana Sampaio (luana.barroso@ucb.br) on 2018-05-09T11:41:17Z No. of bitstreams: 1 AmandaSantiagodeMedeirosTCCGraduacao2017.pdf: 1391800 bytes, checksum: bd5eba76c9b0f35e7600b2e0db30c1e0 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-05-09T12:15:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AmandaSantiagodeMedeirosTCCGraduacao2017.pdf: 1391800 bytes, checksum: bd5eba76c9b0f35e7600b2e0db30c1e0 (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-09T12:15:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AmandaSantiagodeMedeirosTCCGraduacao2017.pdf: 1391800 bytes, checksum: bd5eba76c9b0f35e7600b2e0db30c1e0 (MD5) Previous issue date: 2017-11-29porUniversidade Católica de BrasíliaCST - Publicidade e PropagandaUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOYoutuberConsumo infantilPublicidade infantilA criança como influenciadora na decisão de compra: uma análise do fenômeno youtuber miriminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTAmandaSantiagodeMedeirosTCCGraduacao2017.pdf.txtAmandaSantiagodeMedeirosTCCGraduacao2017.pdf.txtExtracted texttext/plain35257https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10957/3/AmandaSantiagodeMedeirosTCCGraduacao2017.pdf.txt7de8aa441f35965096ea021332809932MD53ORIGINALAmandaSantiagodeMedeirosTCCGraduacao2017.pdfAmandaSantiagodeMedeirosTCCGraduacao2017.pdfMonografiaapplication/pdf1391800https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10957/1/AmandaSantiagodeMedeirosTCCGraduacao2017.pdfbd5eba76c9b0f35e7600b2e0db30c1e0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10957/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52123456789/109572020-06-09 03:13:40.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A criança como influenciadora na decisão de compra: uma análise do fenômeno youtuber mirim
title A criança como influenciadora na decisão de compra: uma análise do fenômeno youtuber mirim
spellingShingle A criança como influenciadora na decisão de compra: uma análise do fenômeno youtuber mirim
Medeiros, Amanda Santiago de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Youtuber
Consumo infantil
Publicidade infantil
title_short A criança como influenciadora na decisão de compra: uma análise do fenômeno youtuber mirim
title_full A criança como influenciadora na decisão de compra: uma análise do fenômeno youtuber mirim
title_fullStr A criança como influenciadora na decisão de compra: uma análise do fenômeno youtuber mirim
title_full_unstemmed A criança como influenciadora na decisão de compra: uma análise do fenômeno youtuber mirim
title_sort A criança como influenciadora na decisão de compra: uma análise do fenômeno youtuber mirim
author Medeiros, Amanda Santiago de
author_facet Medeiros, Amanda Santiago de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Gerson Luiz Scheidweiler
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Amanda Santiago de
contributor_str_mv Ferreira, Gerson Luiz Scheidweiler
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Youtuber
Consumo infantil
Publicidade infantil
dc.subject.por.fl_str_mv Youtuber
Consumo infantil
Publicidade infantil
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esse artigo tem como enfoque apresentar o consumismo no desenvolvimento infantil, buscando questionar em qual medida os youtubers mirins contribuem com a decisão de compra de produtos destinados ao consumo infantil. Essas crianças vem sendo alvo das marcas, que enxergam nelas um certo potencial, devido ao inúmero ciclo de pessoas que as seguem no Youtube. A metodologia enfoca à pesquisa bibliográfica, uma análise de comentários feitos em dois vídeos de Youtubers Mirins, um do canal Júlia Silva e o outro do Isaac do Vine no Youtube, e também através de uma aplicação de questionário dirigida à 120 crianças que residem em Brasília, São Paulo, Minas Gerais e entorno do Distrito Federal, se assistem e/ou acompanham canais infantis no Youtube. Através dessa pesquisa foi possível perceber que há influência dos Youtubers Mirins sobre seus telespectadores, e que sim, eles contribuem com a decisão de compra.
This article focuses on consumerism in children's development, seeking to question the extent to which young youtubers contribute to the decision to buy products for children's consumption. These children have been targeted by the brands, which see in them a certain potential, due to the large number of people who follow them on Youtube. The methodology focuses on bibliographic research, an analysis of comments made on two videos by Youtubers Mirins, one from the Júlia Silva channel and the other from Isaac do Vine on Youtube, and also through a questionnaire application addressed to 120 children residing in Brasilia, São Paulo, Minas Gerais and surroundings of the Federal District, if they watch and / or accompany children's channels on Youtube. Through this research it was possible to realize that there is influence of the Youtubers Mirins on their viewers, and that yes, they contribute with the purchase decision.
description Esse artigo tem como enfoque apresentar o consumismo no desenvolvimento infantil, buscando questionar em qual medida os youtubers mirins contribuem com a decisão de compra de produtos destinados ao consumo infantil. Essas crianças vem sendo alvo das marcas, que enxergam nelas um certo potencial, devido ao inúmero ciclo de pessoas que as seguem no Youtube. A metodologia enfoca à pesquisa bibliográfica, uma análise de comentários feitos em dois vídeos de Youtubers Mirins, um do canal Júlia Silva e o outro do Isaac do Vine no Youtube, e também através de uma aplicação de questionário dirigida à 120 crianças que residem em Brasília, São Paulo, Minas Gerais e entorno do Distrito Federal, se assistem e/ou acompanham canais infantis no Youtube. Através dessa pesquisa foi possível perceber que há influência dos Youtubers Mirins sobre seus telespectadores, e que sim, eles contribuem com a decisão de compra.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-11-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-09T12:15:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-05-09
2018-05-09T12:15:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MEDEIROS, Amanda Santiago de. A criança como influenciadora na decisão de compra: uma análise do fenômeno youtuber mirim. 2017. 31 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10957
identifier_str_mv MEDEIROS, Amanda Santiago de. A criança como influenciadora na decisão de compra: uma análise do fenômeno youtuber mirim. 2017. 31 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv CST - Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10957/3/AmandaSantiagodeMedeirosTCCGraduacao2017.pdf.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10957/1/AmandaSantiagodeMedeirosTCCGraduacao2017.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10957/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7de8aa441f35965096ea021332809932
bd5eba76c9b0f35e7600b2e0db30c1e0
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829899159502848