A criança como influenciadora na decisão de compra: uma análise do fenômeno youtuber mirim
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10957 |
Resumo: | Esse artigo tem como enfoque apresentar o consumismo no desenvolvimento infantil, buscando questionar em qual medida os youtubers mirins contribuem com a decisão de compra de produtos destinados ao consumo infantil. Essas crianças vem sendo alvo das marcas, que enxergam nelas um certo potencial, devido ao inúmero ciclo de pessoas que as seguem no Youtube. A metodologia enfoca à pesquisa bibliográfica, uma análise de comentários feitos em dois vídeos de Youtubers Mirins, um do canal Júlia Silva e o outro do Isaac do Vine no Youtube, e também através de uma aplicação de questionário dirigida à 120 crianças que residem em Brasília, São Paulo, Minas Gerais e entorno do Distrito Federal, se assistem e/ou acompanham canais infantis no Youtube. Através dessa pesquisa foi possível perceber que há influência dos Youtubers Mirins sobre seus telespectadores, e que sim, eles contribuem com a decisão de compra. |
id |
UCB-2_7b5877eb353b4c0e9d6ab7fbad60a437 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/10957 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Ferreira, Gerson Luiz ScheidweilerMedeiros, Amanda Santiago de2018-05-09T12:15:53Z2018-05-092018-05-09T12:15:53Z2017-11-29MEDEIROS, Amanda Santiago de. A criança como influenciadora na decisão de compra: uma análise do fenômeno youtuber mirim. 2017. 31 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10957Esse artigo tem como enfoque apresentar o consumismo no desenvolvimento infantil, buscando questionar em qual medida os youtubers mirins contribuem com a decisão de compra de produtos destinados ao consumo infantil. Essas crianças vem sendo alvo das marcas, que enxergam nelas um certo potencial, devido ao inúmero ciclo de pessoas que as seguem no Youtube. A metodologia enfoca à pesquisa bibliográfica, uma análise de comentários feitos em dois vídeos de Youtubers Mirins, um do canal Júlia Silva e o outro do Isaac do Vine no Youtube, e também através de uma aplicação de questionário dirigida à 120 crianças que residem em Brasília, São Paulo, Minas Gerais e entorno do Distrito Federal, se assistem e/ou acompanham canais infantis no Youtube. Através dessa pesquisa foi possível perceber que há influência dos Youtubers Mirins sobre seus telespectadores, e que sim, eles contribuem com a decisão de compra.This article focuses on consumerism in children's development, seeking to question the extent to which young youtubers contribute to the decision to buy products for children's consumption. These children have been targeted by the brands, which see in them a certain potential, due to the large number of people who follow them on Youtube. The methodology focuses on bibliographic research, an analysis of comments made on two videos by Youtubers Mirins, one from the Júlia Silva channel and the other from Isaac do Vine on Youtube, and also through a questionnaire application addressed to 120 children residing in Brasilia, São Paulo, Minas Gerais and surroundings of the Federal District, if they watch and / or accompany children's channels on Youtube. Through this research it was possible to realize that there is influence of the Youtubers Mirins on their viewers, and that yes, they contribute with the purchase decision.Submitted by Luana Sampaio (luana.barroso@ucb.br) on 2018-05-09T11:41:17Z No. of bitstreams: 1 AmandaSantiagodeMedeirosTCCGraduacao2017.pdf: 1391800 bytes, checksum: bd5eba76c9b0f35e7600b2e0db30c1e0 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-05-09T12:15:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AmandaSantiagodeMedeirosTCCGraduacao2017.pdf: 1391800 bytes, checksum: bd5eba76c9b0f35e7600b2e0db30c1e0 (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-09T12:15:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AmandaSantiagodeMedeirosTCCGraduacao2017.pdf: 1391800 bytes, checksum: bd5eba76c9b0f35e7600b2e0db30c1e0 (MD5) Previous issue date: 2017-11-29porUniversidade Católica de BrasíliaCST - Publicidade e PropagandaUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOYoutuberConsumo infantilPublicidade infantilA criança como influenciadora na decisão de compra: uma análise do fenômeno youtuber miriminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTAmandaSantiagodeMedeirosTCCGraduacao2017.pdf.txtAmandaSantiagodeMedeirosTCCGraduacao2017.pdf.txtExtracted texttext/plain35257https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10957/3/AmandaSantiagodeMedeirosTCCGraduacao2017.pdf.txt7de8aa441f35965096ea021332809932MD53ORIGINALAmandaSantiagodeMedeirosTCCGraduacao2017.pdfAmandaSantiagodeMedeirosTCCGraduacao2017.pdfMonografiaapplication/pdf1391800https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10957/1/AmandaSantiagodeMedeirosTCCGraduacao2017.pdfbd5eba76c9b0f35e7600b2e0db30c1e0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10957/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52123456789/109572020-06-09 03:13:40.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A criança como influenciadora na decisão de compra: uma análise do fenômeno youtuber mirim |
title |
A criança como influenciadora na decisão de compra: uma análise do fenômeno youtuber mirim |
spellingShingle |
A criança como influenciadora na decisão de compra: uma análise do fenômeno youtuber mirim Medeiros, Amanda Santiago de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Youtuber Consumo infantil Publicidade infantil |
title_short |
A criança como influenciadora na decisão de compra: uma análise do fenômeno youtuber mirim |
title_full |
A criança como influenciadora na decisão de compra: uma análise do fenômeno youtuber mirim |
title_fullStr |
A criança como influenciadora na decisão de compra: uma análise do fenômeno youtuber mirim |
title_full_unstemmed |
A criança como influenciadora na decisão de compra: uma análise do fenômeno youtuber mirim |
title_sort |
A criança como influenciadora na decisão de compra: uma análise do fenômeno youtuber mirim |
author |
Medeiros, Amanda Santiago de |
author_facet |
Medeiros, Amanda Santiago de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferreira, Gerson Luiz Scheidweiler |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Amanda Santiago de |
contributor_str_mv |
Ferreira, Gerson Luiz Scheidweiler |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Youtuber Consumo infantil Publicidade infantil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Youtuber Consumo infantil Publicidade infantil |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Esse artigo tem como enfoque apresentar o consumismo no desenvolvimento infantil, buscando questionar em qual medida os youtubers mirins contribuem com a decisão de compra de produtos destinados ao consumo infantil. Essas crianças vem sendo alvo das marcas, que enxergam nelas um certo potencial, devido ao inúmero ciclo de pessoas que as seguem no Youtube. A metodologia enfoca à pesquisa bibliográfica, uma análise de comentários feitos em dois vídeos de Youtubers Mirins, um do canal Júlia Silva e o outro do Isaac do Vine no Youtube, e também através de uma aplicação de questionário dirigida à 120 crianças que residem em Brasília, São Paulo, Minas Gerais e entorno do Distrito Federal, se assistem e/ou acompanham canais infantis no Youtube. Através dessa pesquisa foi possível perceber que há influência dos Youtubers Mirins sobre seus telespectadores, e que sim, eles contribuem com a decisão de compra. This article focuses on consumerism in children's development, seeking to question the extent to which young youtubers contribute to the decision to buy products for children's consumption. These children have been targeted by the brands, which see in them a certain potential, due to the large number of people who follow them on Youtube. The methodology focuses on bibliographic research, an analysis of comments made on two videos by Youtubers Mirins, one from the Júlia Silva channel and the other from Isaac do Vine on Youtube, and also through a questionnaire application addressed to 120 children residing in Brasilia, São Paulo, Minas Gerais and surroundings of the Federal District, if they watch and / or accompany children's channels on Youtube. Through this research it was possible to realize that there is influence of the Youtubers Mirins on their viewers, and that yes, they contribute with the purchase decision. |
description |
Esse artigo tem como enfoque apresentar o consumismo no desenvolvimento infantil, buscando questionar em qual medida os youtubers mirins contribuem com a decisão de compra de produtos destinados ao consumo infantil. Essas crianças vem sendo alvo das marcas, que enxergam nelas um certo potencial, devido ao inúmero ciclo de pessoas que as seguem no Youtube. A metodologia enfoca à pesquisa bibliográfica, uma análise de comentários feitos em dois vídeos de Youtubers Mirins, um do canal Júlia Silva e o outro do Isaac do Vine no Youtube, e também através de uma aplicação de questionário dirigida à 120 crianças que residem em Brasília, São Paulo, Minas Gerais e entorno do Distrito Federal, se assistem e/ou acompanham canais infantis no Youtube. Através dessa pesquisa foi possível perceber que há influência dos Youtubers Mirins sobre seus telespectadores, e que sim, eles contribuem com a decisão de compra. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-11-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-09T12:15:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-05-09 2018-05-09T12:15:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MEDEIROS, Amanda Santiago de. A criança como influenciadora na decisão de compra: uma análise do fenômeno youtuber mirim. 2017. 31 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10957 |
identifier_str_mv |
MEDEIROS, Amanda Santiago de. A criança como influenciadora na decisão de compra: uma análise do fenômeno youtuber mirim. 2017. 31 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10957 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
CST - Publicidade e Propaganda |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10957/3/AmandaSantiagodeMedeirosTCCGraduacao2017.pdf.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10957/1/AmandaSantiagodeMedeirosTCCGraduacao2017.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10957/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7de8aa441f35965096ea021332809932 bd5eba76c9b0f35e7600b2e0db30c1e0 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829899159502848 |