Da (in)constitucionalidade da demissão a bem do serviço público no âmbito federal

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Autor(a) principal: Dias, Jocasta da Silva
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8988
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem por escopo demonstrar a inconstitucionalidade da sanção administrativa de demissão qualificada prevista no art. 137, parágrafo único, da Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990. Mais conhecida por demissão a bem do serviço público, essa penalidade veda o retorno, em definitivo, ao serviço público federal do servidor que foi demitido em razão de alguma das hipóteses do parágrafo único do referido artigo, gerando assim um impedimento permanente. A Constituição da República Federativa do Brasil prevê expressamente o princípio da dignidade da pessoa humana como um dos fundamentos do Estado Democrático de Direito, bem como a vedação de imposição de penas de caráter perpétuo. Enquadrada, então, pela doutrina na classificação de pena restritiva de direitos, deve-se estender à demissão a garantia constitucional de proibição de penas com caráter permanente, considerando também a aplicação dos princípios da proporcionalidade e da razoabilidade quando da aplicação dessa penalidade.
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A Constituição da República Federativa do Brasil prevê expressamente o princípio da dignidade da pessoa humana como um dos fundamentos do Estado Democrático de Direito, bem como a vedação de imposição de penas de caráter perpétuo. Enquadrada, então, pela doutrina na classificação de pena restritiva de direitos, deve-se estender à demissão a garantia constitucional de proibição de penas com caráter permanente, considerando também a aplicação dos princípios da proporcionalidade e da razoabilidade quando da aplicação dessa penalidade.This work of course completion is scope to demonstrate the unconstitutionality of the administrative penalty of dismissal qualified as provided for in art. 137, sole paragraph, of Law Nº. 8,112 of December 11, 1990. Most well known for the resignation of public service, this penalty prohibits the return, ultimately, the federal public service of the server that was dismissed because of some of the assumptions of the sole paragraph of that article, thus generating permanent impediment. The Constitution of the Federative Republic of Brazil expressly provides for the principle of human dignity as a cornerstone of a democratic state, as well as the sealing of imposing penalties perpetuity. 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This work of course completion is scope to demonstrate the unconstitutionality of the administrative penalty of dismissal qualified as provided for in art. 137, sole paragraph, of Law Nº. 8,112 of December 11, 1990. Most well known for the resignation of public service, this penalty prohibits the return, ultimately, the federal public service of the server that was dismissed because of some of the assumptions of the sole paragraph of that article, thus generating permanent impediment. The Constitution of the Federative Republic of Brazil expressly provides for the principle of human dignity as a cornerstone of a democratic state, as well as the sealing of imposing penalties perpetuity. Framed, then the doctrine of classification penalty restricting rights, should extend to the dismissal of the constitutional guarantee prohibiting pens with permanent, also considering the application of the principles of proportionality and reasonableness when applying this fee.
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