O impacto sobre as famílias de crianças recém diagnosticadas com TEA
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Data de Publicação: | 2020 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13604 |
Resumo: | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode ser definido como um conjunto de condições comportamentais caracterizadas por prejuízos no desenvolvimento de habilidades sociais da comunicação e socialização da criança. Incluindo uma ampla gama de sintomas emocionais, cognitivos, motores e sensoriais (ASSUMPÇÃO JÚNIOR; KUCZYNSKI, 2015). O TEA é classificado como um transtorno ou distúrbio do neurodesenvolvimento. Não se trata de uma doença e nem de uma síndrome, já que não é conhecido seu gene causador. Apesar dos avanços da ciência, as causas do TEA ainda são desconhecidas pela ciência (CAMPOS; PICCINATO, 2019). Embora os estudos tenham evoluído muito nos últimos anos com inúmeros recursos para tornar estas crianças o mais independentes possível, a confirmação do diagnóstico do TEA em um filho, causa desequilíbrio na dinâmica familiar e desordem emocional seguida de um sentimento de perda. A presente pesquisa teve o objetivo de verificar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, o impacto deste diagnóstico sob a família, para que a compreensão de seus sentimentos possa contribuir para a superação e reorganização familiar, levando-os a dar os primeiros passos em uma estrada de progresso para seu filho. |
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