O impacto sobre as famílias de crianças recém diagnosticadas com TEA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Márcia Virgínia Montenegro
Data de Publicação: 2020
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13604
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode ser definido como um conjunto de condições comportamentais caracterizadas por prejuízos no desenvolvimento de habilidades sociais da comunicação e socialização da criança. Incluindo uma ampla gama de sintomas emocionais, cognitivos, motores e sensoriais (ASSUMPÇÃO JÚNIOR; KUCZYNSKI, 2015). O TEA é classificado como um transtorno ou distúrbio do neurodesenvolvimento. Não se trata de uma doença e nem de uma síndrome, já que não é conhecido seu gene causador. Apesar dos avanços da ciência, as causas do TEA ainda são desconhecidas pela ciência (CAMPOS; PICCINATO, 2019). Embora os estudos tenham evoluído muito nos últimos anos com inúmeros recursos para tornar estas crianças o mais independentes possível, a confirmação do diagnóstico do TEA em um filho, causa desequilíbrio na dinâmica familiar e desordem emocional seguida de um sentimento de perda. A presente pesquisa teve o objetivo de verificar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, o impacto deste diagnóstico sob a família, para que a compreensão de seus sentimentos possa contribuir para a superação e reorganização familiar, levando-os a dar os primeiros passos em uma estrada de progresso para seu filho.
id UCB-2_9cb2996aa07e279929444662f86b3d7d
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/13604
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Cordeiro, Bernadete Moreira PessanhaSilva, Márcia Virgínia Montenegro2021-04-07T14:19:33Z2021-03-122021-04-07T14:19:33Z2020SILVA, Márcia Virgínia Montenegro. O impacto sobre as famílias de crianças recém diagnosticadas com TEA. 2020. 16 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Com Ênfase em Neurociência) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13604Submitted by Karina Martins (karina.martins@ucb.br) on 2021-03-12T16:17:24Z No. of bitstreams: 1 MarciaVirginiaMontenegroSilvaTCCLatoSensu2020.pdf: 242547 bytes, checksum: 82e7944e5af1285f885900e07d51c3ef (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2021-04-07T14:19:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MarciaVirginiaMontenegroSilvaTCCLatoSensu2020.pdf: 242547 bytes, checksum: 82e7944e5af1285f885900e07d51c3ef (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-07T14:19:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MarciaVirginiaMontenegroSilvaTCCLatoSensu2020.pdf: 242547 bytes, checksum: 82e7944e5af1285f885900e07d51c3ef (MD5) Previous issue date: 2020O Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode ser definido como um conjunto de condições comportamentais caracterizadas por prejuízos no desenvolvimento de habilidades sociais da comunicação e socialização da criança. Incluindo uma ampla gama de sintomas emocionais, cognitivos, motores e sensoriais (ASSUMPÇÃO JÚNIOR; KUCZYNSKI, 2015). O TEA é classificado como um transtorno ou distúrbio do neurodesenvolvimento. Não se trata de uma doença e nem de uma síndrome, já que não é conhecido seu gene causador. Apesar dos avanços da ciência, as causas do TEA ainda são desconhecidas pela ciência (CAMPOS; PICCINATO, 2019). Embora os estudos tenham evoluído muito nos últimos anos com inúmeros recursos para tornar estas crianças o mais independentes possível, a confirmação do diagnóstico do TEA em um filho, causa desequilíbrio na dinâmica familiar e desordem emocional seguida de um sentimento de perda. A presente pesquisa teve o objetivo de verificar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, o impacto deste diagnóstico sob a família, para que a compreensão de seus sentimentos possa contribuir para a superação e reorganização familiar, levando-os a dar os primeiros passos em uma estrada de progresso para seu filho.porUniversidade Católica de BrasíliaPPG - Revistas e Artigos CientíficosUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTranstorno do Espectro Autista - TEADiagnósticoFamíliaO impacto sobre as famílias de crianças recém diagnosticadas com TEAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEspecialização em Psicopedagogia com Ênfase em Neurociênciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTMarciaVirginiaMontenegroSilvaTCCLatoSensu2020.pdf.txtMarciaVirginiaMontenegroSilvaTCCLatoSensu2020.pdf.txtExtracted texttext/plain30751https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13604/4/MarciaVirginiaMontenegroSilvaTCCLatoSensu2020.pdf.txte07e46dddda02c09ef50f1daef5c4f76MD54ORIGINALMarciaVirginiaMontenegroSilvaTCCLatoSensu2020.pdfMarciaVirginiaMontenegroSilvaTCCLatoSensu2020.pdfArtigoapplication/pdf242547https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13604/3/MarciaVirginiaMontenegroSilvaTCCLatoSensu2020.pdf82e7944e5af1285f885900e07d51c3efMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13604/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52123456789/136042021-11-18 02:11:54.393Repositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O impacto sobre as famílias de crianças recém diagnosticadas com TEA
title O impacto sobre as famílias de crianças recém diagnosticadas com TEA
spellingShingle O impacto sobre as famílias de crianças recém diagnosticadas com TEA
Silva, Márcia Virgínia Montenegro
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Transtorno do Espectro Autista - TEA
Diagnóstico
Família
title_short O impacto sobre as famílias de crianças recém diagnosticadas com TEA
title_full O impacto sobre as famílias de crianças recém diagnosticadas com TEA
title_fullStr O impacto sobre as famílias de crianças recém diagnosticadas com TEA
title_full_unstemmed O impacto sobre as famílias de crianças recém diagnosticadas com TEA
title_sort O impacto sobre as famílias de crianças recém diagnosticadas com TEA
author Silva, Márcia Virgínia Montenegro
author_facet Silva, Márcia Virgínia Montenegro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cordeiro, Bernadete Moreira Pessanha
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Márcia Virgínia Montenegro
contributor_str_mv Cordeiro, Bernadete Moreira Pessanha
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Transtorno do Espectro Autista - TEA
Diagnóstico
Família
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do Espectro Autista - TEA
Diagnóstico
Família
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode ser definido como um conjunto de condições comportamentais caracterizadas por prejuízos no desenvolvimento de habilidades sociais da comunicação e socialização da criança. Incluindo uma ampla gama de sintomas emocionais, cognitivos, motores e sensoriais (ASSUMPÇÃO JÚNIOR; KUCZYNSKI, 2015). O TEA é classificado como um transtorno ou distúrbio do neurodesenvolvimento. Não se trata de uma doença e nem de uma síndrome, já que não é conhecido seu gene causador. Apesar dos avanços da ciência, as causas do TEA ainda são desconhecidas pela ciência (CAMPOS; PICCINATO, 2019). Embora os estudos tenham evoluído muito nos últimos anos com inúmeros recursos para tornar estas crianças o mais independentes possível, a confirmação do diagnóstico do TEA em um filho, causa desequilíbrio na dinâmica familiar e desordem emocional seguida de um sentimento de perda. A presente pesquisa teve o objetivo de verificar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, o impacto deste diagnóstico sob a família, para que a compreensão de seus sentimentos possa contribuir para a superação e reorganização familiar, levando-os a dar os primeiros passos em uma estrada de progresso para seu filho.
description O Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode ser definido como um conjunto de condições comportamentais caracterizadas por prejuízos no desenvolvimento de habilidades sociais da comunicação e socialização da criança. Incluindo uma ampla gama de sintomas emocionais, cognitivos, motores e sensoriais (ASSUMPÇÃO JÚNIOR; KUCZYNSKI, 2015). O TEA é classificado como um transtorno ou distúrbio do neurodesenvolvimento. Não se trata de uma doença e nem de uma síndrome, já que não é conhecido seu gene causador. Apesar dos avanços da ciência, as causas do TEA ainda são desconhecidas pela ciência (CAMPOS; PICCINATO, 2019). Embora os estudos tenham evoluído muito nos últimos anos com inúmeros recursos para tornar estas crianças o mais independentes possível, a confirmação do diagnóstico do TEA em um filho, causa desequilíbrio na dinâmica familiar e desordem emocional seguida de um sentimento de perda. A presente pesquisa teve o objetivo de verificar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, o impacto deste diagnóstico sob a família, para que a compreensão de seus sentimentos possa contribuir para a superação e reorganização familiar, levando-os a dar os primeiros passos em uma estrada de progresso para seu filho.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-07T14:19:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-12
2021-04-07T14:19:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Márcia Virgínia Montenegro. O impacto sobre as famílias de crianças recém diagnosticadas com TEA. 2020. 16 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Com Ênfase em Neurociência) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13604
identifier_str_mv SILVA, Márcia Virgínia Montenegro. O impacto sobre as famílias de crianças recém diagnosticadas com TEA. 2020. 16 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Com Ênfase em Neurociência) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG - Revistas e Artigos Científicos
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13604/4/MarciaVirginiaMontenegroSilvaTCCLatoSensu2020.pdf.txt
https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13604/3/MarciaVirginiaMontenegroSilvaTCCLatoSensu2020.pdf
https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13604/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e07e46dddda02c09ef50f1daef5c4f76
82e7944e5af1285f885900e07d51c3ef
4d5160124c10e76e035be9c2700508e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829926531530752