Estratégias para a internacionalização de empresas por meio do comércio eletrônico: estudo de caso da netshoes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Renilda Cruz
Data de Publicação: 2015
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9886
Resumo: O surgimento da internet propiciou o aperfeiçoamento das relações comerciais e humanas. Com a melhoria deste instrumento, que surgiu para a proteção de documentos governamentais, ultrapassou-se os limites do seu objetivo inicial e hoje favorece a execução com maior rapidez de processos tradicionais. Nessa corrente de aprimoramento da internet surge o comércio eletrônico, instrumento que busca facilitar a interação comercial de compra e venda de produtos e serviços. Dessa maneira, as pesquisas desenvolvidas no presente trabalho identificar as estratégias utilizadas por empresas que tem desejo de internacionalizar as suas operações por meio do comércio eletrônico, além de detectar os fatores que motivam essa decisão, investindo em um novo modelo de negócio. O comércio eletrônico é um instrumento que oferece infraestrutura de baixo custo e benefícios incalculáveis para empresas que possuem o propósito de atuar me mercados internacionais. Na perspectiva de identificação de estratégias, foi elaborado estudo de caso da empresa brasileira de artigos esportivos, Netshoes, que atingiu o mercado internacional por meio do oferecimento de produtos e processos diferenciados. A partir das oportunidades visualizadas por meio do crescimento do comercio eletrônico e tudo o que envolve o progresso da economia digital a empresa investiu em sistemas distintos dos praticados pela concorrência.
id UCB-2_9da63c66f356c4065f9d75eac4ecd9ce
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/9886
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Cunha, Camilla Sara GonçalvesCoelho, Renilda Cruz2017-08-17T13:19:59Z2017-08-162017-08-17T13:19:59Z2015COELHO, Renilda Cruz. Estratégias para a internacionalização de empresas por meio do comércio eletrônico: estudo de caso da netshoes. 2015. 57 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9886O surgimento da internet propiciou o aperfeiçoamento das relações comerciais e humanas. Com a melhoria deste instrumento, que surgiu para a proteção de documentos governamentais, ultrapassou-se os limites do seu objetivo inicial e hoje favorece a execução com maior rapidez de processos tradicionais. Nessa corrente de aprimoramento da internet surge o comércio eletrônico, instrumento que busca facilitar a interação comercial de compra e venda de produtos e serviços. Dessa maneira, as pesquisas desenvolvidas no presente trabalho identificar as estratégias utilizadas por empresas que tem desejo de internacionalizar as suas operações por meio do comércio eletrônico, além de detectar os fatores que motivam essa decisão, investindo em um novo modelo de negócio. O comércio eletrônico é um instrumento que oferece infraestrutura de baixo custo e benefícios incalculáveis para empresas que possuem o propósito de atuar me mercados internacionais. Na perspectiva de identificação de estratégias, foi elaborado estudo de caso da empresa brasileira de artigos esportivos, Netshoes, que atingiu o mercado internacional por meio do oferecimento de produtos e processos diferenciados. A partir das oportunidades visualizadas por meio do crescimento do comercio eletrônico e tudo o que envolve o progresso da economia digital a empresa investiu em sistemas distintos dos praticados pela concorrência.The emergence of the Internet prompted the improvement of trade and human relations. With the improvement of this instrument, which appeared to protect government documents, it exceeded the limits from its original purpose and now favors the execution with greater speed than traditional processes. This web enhancement current arises e-commerce, an instrument that aims to facilitate commercial interaction buying and selling of product and services. In this way the research developed in this study to identify the strategies used by companies that have the desire to internationalize their operations by means of e-commerce, in addition to detecting the factors that motivate this decision by investing in a new business model. E-commerce is an instrument that offers low cost infrastructure and incalculable benefits for companies that have the purpose of acting me international markets. On strategies identifying perspective was elaborated case study of Brazilian sporting goods company, Netshoes, which hit the international market by offering differentiated products and processes. Starting from the displaying opportunities via the e-commerce growth and anything that involves the progress of the digital economy, the company invested in different from those practiced by competing systems.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-08-16T22:00:32Z No. of bitstreams: 1 RenildaCruzCoelhoTCCGRADUACAO2015.pdf: 721819 bytes, checksum: 49224e58cf25358ca1938070e74def81 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-08-17T13:19:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RenildaCruzCoelhoTCCGRADUACAO2015.pdf: 721819 bytes, checksum: 49224e58cf25358ca1938070e74def81 (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-17T13:19:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RenildaCruzCoelhoTCCGRADUACAO2015.pdf: 721819 bytes, checksum: 49224e58cf25358ca1938070e74def81 (MD5) Previous issue date: 2015porUniversidade Católica de BrasíliaRelações Internacionais (Graduação)UCBBrasilEscola de Humanidades, Negócios e DireitoCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISEstratégiaComércio eletrônicoInternacionalizaçãoRelações internacionaisEstratégias para a internacionalização de empresas por meio do comércio eletrônico: estudo de caso da netshoesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALRenildaCruzCoelhoTCCGRADUACAO2015.pdfRenildaCruzCoelhoTCCGRADUACAO2015.pdfMonografiaapplication/pdf721819https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9886/1/RenildaCruzCoelhoTCCGRADUACAO2015.pdf49224e58cf25358ca1938070e74def81MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9886/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTRenildaCruzCoelhoTCCGRADUACAO2015.pdf.txtRenildaCruzCoelhoTCCGRADUACAO2015.pdf.txtExtracted texttext/plain113106https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9886/3/RenildaCruzCoelhoTCCGRADUACAO2015.pdf.txt8ba382487a8aec218d85f0937e873b11MD53123456789/98862017-08-18 01:13:04.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias para a internacionalização de empresas por meio do comércio eletrônico: estudo de caso da netshoes
title Estratégias para a internacionalização de empresas por meio do comércio eletrônico: estudo de caso da netshoes
spellingShingle Estratégias para a internacionalização de empresas por meio do comércio eletrônico: estudo de caso da netshoes
Coelho, Renilda Cruz
CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Estratégia
Comércio eletrônico
Internacionalização
Relações internacionais
title_short Estratégias para a internacionalização de empresas por meio do comércio eletrônico: estudo de caso da netshoes
title_full Estratégias para a internacionalização de empresas por meio do comércio eletrônico: estudo de caso da netshoes
title_fullStr Estratégias para a internacionalização de empresas por meio do comércio eletrônico: estudo de caso da netshoes
title_full_unstemmed Estratégias para a internacionalização de empresas por meio do comércio eletrônico: estudo de caso da netshoes
title_sort Estratégias para a internacionalização de empresas por meio do comércio eletrônico: estudo de caso da netshoes
author Coelho, Renilda Cruz
author_facet Coelho, Renilda Cruz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Camilla Sara Gonçalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Renilda Cruz
contributor_str_mv Cunha, Camilla Sara Gonçalves
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
topic CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Estratégia
Comércio eletrônico
Internacionalização
Relações internacionais
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Comércio eletrônico
Internacionalização
Relações internacionais
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O surgimento da internet propiciou o aperfeiçoamento das relações comerciais e humanas. Com a melhoria deste instrumento, que surgiu para a proteção de documentos governamentais, ultrapassou-se os limites do seu objetivo inicial e hoje favorece a execução com maior rapidez de processos tradicionais. Nessa corrente de aprimoramento da internet surge o comércio eletrônico, instrumento que busca facilitar a interação comercial de compra e venda de produtos e serviços. Dessa maneira, as pesquisas desenvolvidas no presente trabalho identificar as estratégias utilizadas por empresas que tem desejo de internacionalizar as suas operações por meio do comércio eletrônico, além de detectar os fatores que motivam essa decisão, investindo em um novo modelo de negócio. O comércio eletrônico é um instrumento que oferece infraestrutura de baixo custo e benefícios incalculáveis para empresas que possuem o propósito de atuar me mercados internacionais. Na perspectiva de identificação de estratégias, foi elaborado estudo de caso da empresa brasileira de artigos esportivos, Netshoes, que atingiu o mercado internacional por meio do oferecimento de produtos e processos diferenciados. A partir das oportunidades visualizadas por meio do crescimento do comercio eletrônico e tudo o que envolve o progresso da economia digital a empresa investiu em sistemas distintos dos praticados pela concorrência.
The emergence of the Internet prompted the improvement of trade and human relations. With the improvement of this instrument, which appeared to protect government documents, it exceeded the limits from its original purpose and now favors the execution with greater speed than traditional processes. This web enhancement current arises e-commerce, an instrument that aims to facilitate commercial interaction buying and selling of product and services. In this way the research developed in this study to identify the strategies used by companies that have the desire to internationalize their operations by means of e-commerce, in addition to detecting the factors that motivate this decision by investing in a new business model. E-commerce is an instrument that offers low cost infrastructure and incalculable benefits for companies that have the purpose of acting me international markets. On strategies identifying perspective was elaborated case study of Brazilian sporting goods company, Netshoes, which hit the international market by offering differentiated products and processes. Starting from the displaying opportunities via the e-commerce growth and anything that involves the progress of the digital economy, the company invested in different from those practiced by competing systems.
description O surgimento da internet propiciou o aperfeiçoamento das relações comerciais e humanas. Com a melhoria deste instrumento, que surgiu para a proteção de documentos governamentais, ultrapassou-se os limites do seu objetivo inicial e hoje favorece a execução com maior rapidez de processos tradicionais. Nessa corrente de aprimoramento da internet surge o comércio eletrônico, instrumento que busca facilitar a interação comercial de compra e venda de produtos e serviços. Dessa maneira, as pesquisas desenvolvidas no presente trabalho identificar as estratégias utilizadas por empresas que tem desejo de internacionalizar as suas operações por meio do comércio eletrônico, além de detectar os fatores que motivam essa decisão, investindo em um novo modelo de negócio. O comércio eletrônico é um instrumento que oferece infraestrutura de baixo custo e benefícios incalculáveis para empresas que possuem o propósito de atuar me mercados internacionais. Na perspectiva de identificação de estratégias, foi elaborado estudo de caso da empresa brasileira de artigos esportivos, Netshoes, que atingiu o mercado internacional por meio do oferecimento de produtos e processos diferenciados. A partir das oportunidades visualizadas por meio do crescimento do comercio eletrônico e tudo o que envolve o progresso da economia digital a empresa investiu em sistemas distintos dos praticados pela concorrência.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-17T13:19:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-08-16
2017-08-17T13:19:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COELHO, Renilda Cruz. Estratégias para a internacionalização de empresas por meio do comércio eletrônico: estudo de caso da netshoes. 2015. 57 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9886
identifier_str_mv COELHO, Renilda Cruz. Estratégias para a internacionalização de empresas por meio do comércio eletrônico: estudo de caso da netshoes. 2015. 57 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv Relações Internacionais (Graduação)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades, Negócios e Direito
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9886/1/RenildaCruzCoelhoTCCGRADUACAO2015.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9886/2/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9886/3/RenildaCruzCoelhoTCCGRADUACAO2015.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 49224e58cf25358ca1938070e74def81
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
8ba382487a8aec218d85f0937e873b11
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829883426668544