Estratégias para a internacionalização de empresas por meio do comércio eletrônico: estudo de caso da netshoes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9886 |
Resumo: | O surgimento da internet propiciou o aperfeiçoamento das relações comerciais e humanas. Com a melhoria deste instrumento, que surgiu para a proteção de documentos governamentais, ultrapassou-se os limites do seu objetivo inicial e hoje favorece a execução com maior rapidez de processos tradicionais. Nessa corrente de aprimoramento da internet surge o comércio eletrônico, instrumento que busca facilitar a interação comercial de compra e venda de produtos e serviços. Dessa maneira, as pesquisas desenvolvidas no presente trabalho identificar as estratégias utilizadas por empresas que tem desejo de internacionalizar as suas operações por meio do comércio eletrônico, além de detectar os fatores que motivam essa decisão, investindo em um novo modelo de negócio. O comércio eletrônico é um instrumento que oferece infraestrutura de baixo custo e benefícios incalculáveis para empresas que possuem o propósito de atuar me mercados internacionais. Na perspectiva de identificação de estratégias, foi elaborado estudo de caso da empresa brasileira de artigos esportivos, Netshoes, que atingiu o mercado internacional por meio do oferecimento de produtos e processos diferenciados. A partir das oportunidades visualizadas por meio do crescimento do comercio eletrônico e tudo o que envolve o progresso da economia digital a empresa investiu em sistemas distintos dos praticados pela concorrência. |
id |
UCB-2_9da63c66f356c4065f9d75eac4ecd9ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/9886 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Cunha, Camilla Sara GonçalvesCoelho, Renilda Cruz2017-08-17T13:19:59Z2017-08-162017-08-17T13:19:59Z2015COELHO, Renilda Cruz. Estratégias para a internacionalização de empresas por meio do comércio eletrônico: estudo de caso da netshoes. 2015. 57 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9886O surgimento da internet propiciou o aperfeiçoamento das relações comerciais e humanas. Com a melhoria deste instrumento, que surgiu para a proteção de documentos governamentais, ultrapassou-se os limites do seu objetivo inicial e hoje favorece a execução com maior rapidez de processos tradicionais. Nessa corrente de aprimoramento da internet surge o comércio eletrônico, instrumento que busca facilitar a interação comercial de compra e venda de produtos e serviços. Dessa maneira, as pesquisas desenvolvidas no presente trabalho identificar as estratégias utilizadas por empresas que tem desejo de internacionalizar as suas operações por meio do comércio eletrônico, além de detectar os fatores que motivam essa decisão, investindo em um novo modelo de negócio. O comércio eletrônico é um instrumento que oferece infraestrutura de baixo custo e benefícios incalculáveis para empresas que possuem o propósito de atuar me mercados internacionais. Na perspectiva de identificação de estratégias, foi elaborado estudo de caso da empresa brasileira de artigos esportivos, Netshoes, que atingiu o mercado internacional por meio do oferecimento de produtos e processos diferenciados. A partir das oportunidades visualizadas por meio do crescimento do comercio eletrônico e tudo o que envolve o progresso da economia digital a empresa investiu em sistemas distintos dos praticados pela concorrência.The emergence of the Internet prompted the improvement of trade and human relations. With the improvement of this instrument, which appeared to protect government documents, it exceeded the limits from its original purpose and now favors the execution with greater speed than traditional processes. This web enhancement current arises e-commerce, an instrument that aims to facilitate commercial interaction buying and selling of product and services. In this way the research developed in this study to identify the strategies used by companies that have the desire to internationalize their operations by means of e-commerce, in addition to detecting the factors that motivate this decision by investing in a new business model. E-commerce is an instrument that offers low cost infrastructure and incalculable benefits for companies that have the purpose of acting me international markets. On strategies identifying perspective was elaborated case study of Brazilian sporting goods company, Netshoes, which hit the international market by offering differentiated products and processes. Starting from the displaying opportunities via the e-commerce growth and anything that involves the progress of the digital economy, the company invested in different from those practiced by competing systems.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-08-16T22:00:32Z No. of bitstreams: 1 RenildaCruzCoelhoTCCGRADUACAO2015.pdf: 721819 bytes, checksum: 49224e58cf25358ca1938070e74def81 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-08-17T13:19:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RenildaCruzCoelhoTCCGRADUACAO2015.pdf: 721819 bytes, checksum: 49224e58cf25358ca1938070e74def81 (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-17T13:19:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RenildaCruzCoelhoTCCGRADUACAO2015.pdf: 721819 bytes, checksum: 49224e58cf25358ca1938070e74def81 (MD5) Previous issue date: 2015porUniversidade Católica de BrasíliaRelações Internacionais (Graduação)UCBBrasilEscola de Humanidades, Negócios e DireitoCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISEstratégiaComércio eletrônicoInternacionalizaçãoRelações internacionaisEstratégias para a internacionalização de empresas por meio do comércio eletrônico: estudo de caso da netshoesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALRenildaCruzCoelhoTCCGRADUACAO2015.pdfRenildaCruzCoelhoTCCGRADUACAO2015.pdfMonografiaapplication/pdf721819https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9886/1/RenildaCruzCoelhoTCCGRADUACAO2015.pdf49224e58cf25358ca1938070e74def81MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9886/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTRenildaCruzCoelhoTCCGRADUACAO2015.pdf.txtRenildaCruzCoelhoTCCGRADUACAO2015.pdf.txtExtracted texttext/plain113106https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9886/3/RenildaCruzCoelhoTCCGRADUACAO2015.pdf.txt8ba382487a8aec218d85f0937e873b11MD53123456789/98862017-08-18 01:13:04.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias para a internacionalização de empresas por meio do comércio eletrônico: estudo de caso da netshoes |
title |
Estratégias para a internacionalização de empresas por meio do comércio eletrônico: estudo de caso da netshoes |
spellingShingle |
Estratégias para a internacionalização de empresas por meio do comércio eletrônico: estudo de caso da netshoes Coelho, Renilda Cruz CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS Estratégia Comércio eletrônico Internacionalização Relações internacionais |
title_short |
Estratégias para a internacionalização de empresas por meio do comércio eletrônico: estudo de caso da netshoes |
title_full |
Estratégias para a internacionalização de empresas por meio do comércio eletrônico: estudo de caso da netshoes |
title_fullStr |
Estratégias para a internacionalização de empresas por meio do comércio eletrônico: estudo de caso da netshoes |
title_full_unstemmed |
Estratégias para a internacionalização de empresas por meio do comércio eletrônico: estudo de caso da netshoes |
title_sort |
Estratégias para a internacionalização de empresas por meio do comércio eletrônico: estudo de caso da netshoes |
author |
Coelho, Renilda Cruz |
author_facet |
Coelho, Renilda Cruz |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cunha, Camilla Sara Gonçalves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Renilda Cruz |
contributor_str_mv |
Cunha, Camilla Sara Gonçalves |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS |
topic |
CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS Estratégia Comércio eletrônico Internacionalização Relações internacionais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia Comércio eletrônico Internacionalização Relações internacionais |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O surgimento da internet propiciou o aperfeiçoamento das relações comerciais e humanas. Com a melhoria deste instrumento, que surgiu para a proteção de documentos governamentais, ultrapassou-se os limites do seu objetivo inicial e hoje favorece a execução com maior rapidez de processos tradicionais. Nessa corrente de aprimoramento da internet surge o comércio eletrônico, instrumento que busca facilitar a interação comercial de compra e venda de produtos e serviços. Dessa maneira, as pesquisas desenvolvidas no presente trabalho identificar as estratégias utilizadas por empresas que tem desejo de internacionalizar as suas operações por meio do comércio eletrônico, além de detectar os fatores que motivam essa decisão, investindo em um novo modelo de negócio. O comércio eletrônico é um instrumento que oferece infraestrutura de baixo custo e benefícios incalculáveis para empresas que possuem o propósito de atuar me mercados internacionais. Na perspectiva de identificação de estratégias, foi elaborado estudo de caso da empresa brasileira de artigos esportivos, Netshoes, que atingiu o mercado internacional por meio do oferecimento de produtos e processos diferenciados. A partir das oportunidades visualizadas por meio do crescimento do comercio eletrônico e tudo o que envolve o progresso da economia digital a empresa investiu em sistemas distintos dos praticados pela concorrência. The emergence of the Internet prompted the improvement of trade and human relations. With the improvement of this instrument, which appeared to protect government documents, it exceeded the limits from its original purpose and now favors the execution with greater speed than traditional processes. This web enhancement current arises e-commerce, an instrument that aims to facilitate commercial interaction buying and selling of product and services. In this way the research developed in this study to identify the strategies used by companies that have the desire to internationalize their operations by means of e-commerce, in addition to detecting the factors that motivate this decision by investing in a new business model. E-commerce is an instrument that offers low cost infrastructure and incalculable benefits for companies that have the purpose of acting me international markets. On strategies identifying perspective was elaborated case study of Brazilian sporting goods company, Netshoes, which hit the international market by offering differentiated products and processes. Starting from the displaying opportunities via the e-commerce growth and anything that involves the progress of the digital economy, the company invested in different from those practiced by competing systems. |
description |
O surgimento da internet propiciou o aperfeiçoamento das relações comerciais e humanas. Com a melhoria deste instrumento, que surgiu para a proteção de documentos governamentais, ultrapassou-se os limites do seu objetivo inicial e hoje favorece a execução com maior rapidez de processos tradicionais. Nessa corrente de aprimoramento da internet surge o comércio eletrônico, instrumento que busca facilitar a interação comercial de compra e venda de produtos e serviços. Dessa maneira, as pesquisas desenvolvidas no presente trabalho identificar as estratégias utilizadas por empresas que tem desejo de internacionalizar as suas operações por meio do comércio eletrônico, além de detectar os fatores que motivam essa decisão, investindo em um novo modelo de negócio. O comércio eletrônico é um instrumento que oferece infraestrutura de baixo custo e benefícios incalculáveis para empresas que possuem o propósito de atuar me mercados internacionais. Na perspectiva de identificação de estratégias, foi elaborado estudo de caso da empresa brasileira de artigos esportivos, Netshoes, que atingiu o mercado internacional por meio do oferecimento de produtos e processos diferenciados. A partir das oportunidades visualizadas por meio do crescimento do comercio eletrônico e tudo o que envolve o progresso da economia digital a empresa investiu em sistemas distintos dos praticados pela concorrência. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-17T13:19:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-08-16 2017-08-17T13:19:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COELHO, Renilda Cruz. Estratégias para a internacionalização de empresas por meio do comércio eletrônico: estudo de caso da netshoes. 2015. 57 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9886 |
identifier_str_mv |
COELHO, Renilda Cruz. Estratégias para a internacionalização de empresas por meio do comércio eletrônico: estudo de caso da netshoes. 2015. 57 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9886 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Relações Internacionais (Graduação) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades, Negócios e Direito |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9886/1/RenildaCruzCoelhoTCCGRADUACAO2015.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9886/2/license.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9886/3/RenildaCruzCoelhoTCCGRADUACAO2015.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
49224e58cf25358ca1938070e74def81 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 8ba382487a8aec218d85f0937e873b11 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829883426668544 |