Características e nível de satisfação dos pacientes atendidos na clínica-escola de fisioterapia da Universidade Católica de Brasília
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12681 |
Resumo: | Contextualização: A interação com o paciente visa identificar o que lhe satisfaz, bem como a humanização do cuidado com o indivíduo, levando em consideração sua opinião quanto à atenção recebida. A crise existente no Sistema Único de Saúde (SUS) tem levado a população a se sentir insatisfeita e insegura, o que pode justificar o fato de pacientes se submeterem a atendimentos que não sejam realizados por profissionais habilitados, como é o caso das clínicas-escolas. Objetivo: Avaliar o perfil dos pacientes atendidos na clínica-escola de Fisioterapia da Universidade Católica de Brasília (UCB), bem como a prevalência e o nível de satisfação apresentado por estes pacientes. Metodologia: Foi realizado um estudo retrospectivo a partir de informações contidas nos prontuários de 402 pacientes atendidos nos setores da clínica-escola de Fisioterapia da UCB, no período de agosto a setembro de 2010. Após esta etapa foi aplicado um questionário aos pacientes atendidos na clínica-escola nesse período; participaram voluntariamente 176 pacientes. Resultados: No setor de Neuropediatria houve maior número de atendimentos (29,4%); 80% apresentaram renda familiar de até três salários mínimos e 31,2% não concluíram o Ensino Médio, sendo 2,3% analfabetos. Quanto à satisfação, 47,7% indicaram como “excelente” o atendimento de uma forma geral; todos os pacientes responderam que indicariam a clínica para familiares e amigos. Conclusão: Os pacientes avaliados são, em sua maioria, aposentados residentes de Ceilândia e se mostraram satisfeitos com o atendimento oferecido pela clínica-escola de Fisioterapia da UCB. |
id |
UCB-2_a4c2c22a68ce639829dedab6b2bd40bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/12681 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Borges , Maria Beatriz Silva eSantos, Jaqueline BontempoBicalho, Karina Andrade2019-11-26T16:49:44Z2019-11-252019-11-26T16:49:44Z2010SANTOS, Jaqueline Bontempo; BICALHO, Karina Andrade. Características e nível de satisfação dos pacientes atendidos na clínica-escola de fisioterapia da Universidade Católica de Brasília. 2010. 26 f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2010.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12681Contextualização: A interação com o paciente visa identificar o que lhe satisfaz, bem como a humanização do cuidado com o indivíduo, levando em consideração sua opinião quanto à atenção recebida. A crise existente no Sistema Único de Saúde (SUS) tem levado a população a se sentir insatisfeita e insegura, o que pode justificar o fato de pacientes se submeterem a atendimentos que não sejam realizados por profissionais habilitados, como é o caso das clínicas-escolas. Objetivo: Avaliar o perfil dos pacientes atendidos na clínica-escola de Fisioterapia da Universidade Católica de Brasília (UCB), bem como a prevalência e o nível de satisfação apresentado por estes pacientes. Metodologia: Foi realizado um estudo retrospectivo a partir de informações contidas nos prontuários de 402 pacientes atendidos nos setores da clínica-escola de Fisioterapia da UCB, no período de agosto a setembro de 2010. Após esta etapa foi aplicado um questionário aos pacientes atendidos na clínica-escola nesse período; participaram voluntariamente 176 pacientes. Resultados: No setor de Neuropediatria houve maior número de atendimentos (29,4%); 80% apresentaram renda familiar de até três salários mínimos e 31,2% não concluíram o Ensino Médio, sendo 2,3% analfabetos. Quanto à satisfação, 47,7% indicaram como “excelente” o atendimento de uma forma geral; todos os pacientes responderam que indicariam a clínica para familiares e amigos. Conclusão: Os pacientes avaliados são, em sua maioria, aposentados residentes de Ceilândia e se mostraram satisfeitos com o atendimento oferecido pela clínica-escola de Fisioterapia da UCB.Background: The interaction with the patient seeks to identify what he pleases, and the humanization of care for the individual, taking into consideration their views on the care received. The crisis in the National Health System (SUS) has led people to feel unhappy and insecure, which may explain the fact that patients undergo attendances that are not performed by qualified professionals, such as school clinics. Objective: To evaluate the profile of patients attending the school clinic of Physiotherapy at the Catholic University of Brasilia (UCB) and the prevalence and level of satisfaction shown by these patients. Methodology: A retrospective study was conducted based on information contained in the records of 402 patients treated in the sectors of the school clinic of Physiotherapy of UCB in the period from August to September 2010. Thereafter a questionnaire was administered to all patients served in the school clinic during this period; 176 patients participated voluntarily. Results: Had greater number of visits in the sector of Pediatric Neurology (29,4%); 80% had family incomes of up to three minimum wages; 31,2% did not complete high school and 2,3% are illiterate. Regarding satisfaction, 47.7% indicated "excellent" satisfaction with the service in general; all patients responded that they would recommend the clinic to family and friends. Conclusion: The patients assessed are mostly retired residents in Ceilândia and feel satisfied with the service offered by the school clinic of Physiotherapy of UCB.Submitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2019-11-25T17:56:36Z No. of bitstreams: 1 JaquelineBontempoSantosTCCGraduacao2010.pdf: 724825 bytes, checksum: 99a8b2f28da3b12b8837bac677511e87 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-11-26T16:49:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JaquelineBontempoSantosTCCGraduacao2010.pdf: 724825 bytes, checksum: 99a8b2f28da3b12b8837bac677511e87 (MD5)Made available in DSpace on 2019-11-26T16:49:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JaquelineBontempoSantosTCCGraduacao2010.pdf: 724825 bytes, checksum: 99a8b2f28da3b12b8837bac677511e87 (MD5) Previous issue date: 2010porUniversidade Católica de BrasíliaFisioterapia (Graduação)UCBBrasilEscola de Saúde e MedicinaCNPQ::CIENCIAS DA SAUDESatisfação do pacientePerfil epidemiológicoFisioterapiaCaracterísticas e nível de satisfação dos pacientes atendidos na clínica-escola de fisioterapia da Universidade Católica de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTJaquelineBontempoSantosTCCGraduacao2010.pdf.txtJaquelineBontempoSantosTCCGraduacao2010.pdf.txtExtracted texttext/plain40075https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12681/3/JaquelineBontempoSantosTCCGraduacao2010.pdf.txt74c6691def6a5846582980dcec316fa3MD53ORIGINALJaquelineBontempoSantosTCCGraduacao2010.pdfJaquelineBontempoSantosTCCGraduacao2010.pdfArtigoapplication/pdf724825https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12681/1/JaquelineBontempoSantosTCCGraduacao2010.pdf99a8b2f28da3b12b8837bac677511e87MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12681/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52123456789/126812020-06-09 03:49:29.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Características e nível de satisfação dos pacientes atendidos na clínica-escola de fisioterapia da Universidade Católica de Brasília |
title |
Características e nível de satisfação dos pacientes atendidos na clínica-escola de fisioterapia da Universidade Católica de Brasília |
spellingShingle |
Características e nível de satisfação dos pacientes atendidos na clínica-escola de fisioterapia da Universidade Católica de Brasília Santos, Jaqueline Bontempo CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE Satisfação do paciente Perfil epidemiológico Fisioterapia |
title_short |
Características e nível de satisfação dos pacientes atendidos na clínica-escola de fisioterapia da Universidade Católica de Brasília |
title_full |
Características e nível de satisfação dos pacientes atendidos na clínica-escola de fisioterapia da Universidade Católica de Brasília |
title_fullStr |
Características e nível de satisfação dos pacientes atendidos na clínica-escola de fisioterapia da Universidade Católica de Brasília |
title_full_unstemmed |
Características e nível de satisfação dos pacientes atendidos na clínica-escola de fisioterapia da Universidade Católica de Brasília |
title_sort |
Características e nível de satisfação dos pacientes atendidos na clínica-escola de fisioterapia da Universidade Católica de Brasília |
author |
Santos, Jaqueline Bontempo |
author_facet |
Santos, Jaqueline Bontempo Bicalho, Karina Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Bicalho, Karina Andrade |
author2_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Borges , Maria Beatriz Silva e |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Jaqueline Bontempo Bicalho, Karina Andrade |
contributor_str_mv |
Borges , Maria Beatriz Silva e |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
topic |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE Satisfação do paciente Perfil epidemiológico Fisioterapia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação do paciente Perfil epidemiológico Fisioterapia |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Contextualização: A interação com o paciente visa identificar o que lhe satisfaz, bem como a humanização do cuidado com o indivíduo, levando em consideração sua opinião quanto à atenção recebida. A crise existente no Sistema Único de Saúde (SUS) tem levado a população a se sentir insatisfeita e insegura, o que pode justificar o fato de pacientes se submeterem a atendimentos que não sejam realizados por profissionais habilitados, como é o caso das clínicas-escolas. Objetivo: Avaliar o perfil dos pacientes atendidos na clínica-escola de Fisioterapia da Universidade Católica de Brasília (UCB), bem como a prevalência e o nível de satisfação apresentado por estes pacientes. Metodologia: Foi realizado um estudo retrospectivo a partir de informações contidas nos prontuários de 402 pacientes atendidos nos setores da clínica-escola de Fisioterapia da UCB, no período de agosto a setembro de 2010. Após esta etapa foi aplicado um questionário aos pacientes atendidos na clínica-escola nesse período; participaram voluntariamente 176 pacientes. Resultados: No setor de Neuropediatria houve maior número de atendimentos (29,4%); 80% apresentaram renda familiar de até três salários mínimos e 31,2% não concluíram o Ensino Médio, sendo 2,3% analfabetos. Quanto à satisfação, 47,7% indicaram como “excelente” o atendimento de uma forma geral; todos os pacientes responderam que indicariam a clínica para familiares e amigos. Conclusão: Os pacientes avaliados são, em sua maioria, aposentados residentes de Ceilândia e se mostraram satisfeitos com o atendimento oferecido pela clínica-escola de Fisioterapia da UCB. Background: The interaction with the patient seeks to identify what he pleases, and the humanization of care for the individual, taking into consideration their views on the care received. The crisis in the National Health System (SUS) has led people to feel unhappy and insecure, which may explain the fact that patients undergo attendances that are not performed by qualified professionals, such as school clinics. Objective: To evaluate the profile of patients attending the school clinic of Physiotherapy at the Catholic University of Brasilia (UCB) and the prevalence and level of satisfaction shown by these patients. Methodology: A retrospective study was conducted based on information contained in the records of 402 patients treated in the sectors of the school clinic of Physiotherapy of UCB in the period from August to September 2010. Thereafter a questionnaire was administered to all patients served in the school clinic during this period; 176 patients participated voluntarily. Results: Had greater number of visits in the sector of Pediatric Neurology (29,4%); 80% had family incomes of up to three minimum wages; 31,2% did not complete high school and 2,3% are illiterate. Regarding satisfaction, 47.7% indicated "excellent" satisfaction with the service in general; all patients responded that they would recommend the clinic to family and friends. Conclusion: The patients assessed are mostly retired residents in Ceilândia and feel satisfied with the service offered by the school clinic of Physiotherapy of UCB. |
description |
Contextualização: A interação com o paciente visa identificar o que lhe satisfaz, bem como a humanização do cuidado com o indivíduo, levando em consideração sua opinião quanto à atenção recebida. A crise existente no Sistema Único de Saúde (SUS) tem levado a população a se sentir insatisfeita e insegura, o que pode justificar o fato de pacientes se submeterem a atendimentos que não sejam realizados por profissionais habilitados, como é o caso das clínicas-escolas. Objetivo: Avaliar o perfil dos pacientes atendidos na clínica-escola de Fisioterapia da Universidade Católica de Brasília (UCB), bem como a prevalência e o nível de satisfação apresentado por estes pacientes. Metodologia: Foi realizado um estudo retrospectivo a partir de informações contidas nos prontuários de 402 pacientes atendidos nos setores da clínica-escola de Fisioterapia da UCB, no período de agosto a setembro de 2010. Após esta etapa foi aplicado um questionário aos pacientes atendidos na clínica-escola nesse período; participaram voluntariamente 176 pacientes. Resultados: No setor de Neuropediatria houve maior número de atendimentos (29,4%); 80% apresentaram renda familiar de até três salários mínimos e 31,2% não concluíram o Ensino Médio, sendo 2,3% analfabetos. Quanto à satisfação, 47,7% indicaram como “excelente” o atendimento de uma forma geral; todos os pacientes responderam que indicariam a clínica para familiares e amigos. Conclusão: Os pacientes avaliados são, em sua maioria, aposentados residentes de Ceilândia e se mostraram satisfeitos com o atendimento oferecido pela clínica-escola de Fisioterapia da UCB. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-26T16:49:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-11-25 2019-11-26T16:49:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Jaqueline Bontempo; BICALHO, Karina Andrade. Características e nível de satisfação dos pacientes atendidos na clínica-escola de fisioterapia da Universidade Católica de Brasília. 2010. 26 f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12681 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Jaqueline Bontempo; BICALHO, Karina Andrade. Características e nível de satisfação dos pacientes atendidos na clínica-escola de fisioterapia da Universidade Católica de Brasília. 2010. 26 f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2010. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12681 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Fisioterapia (Graduação) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Saúde e Medicina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12681/3/JaquelineBontempoSantosTCCGraduacao2010.pdf.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12681/1/JaquelineBontempoSantosTCCGraduacao2010.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12681/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
74c6691def6a5846582980dcec316fa3 99a8b2f28da3b12b8837bac677511e87 4d5160124c10e76e035be9c2700508e4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829920069156864 |