Características e nível de satisfação dos pacientes atendidos na clínica-escola de fisioterapia da Universidade Católica de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jaqueline Bontempo
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Bicalho, Karina Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12681
Resumo: Contextualização: A interação com o paciente visa identificar o que lhe satisfaz, bem como a humanização do cuidado com o indivíduo, levando em consideração sua opinião quanto à atenção recebida. A crise existente no Sistema Único de Saúde (SUS) tem levado a população a se sentir insatisfeita e insegura, o que pode justificar o fato de pacientes se submeterem a atendimentos que não sejam realizados por profissionais habilitados, como é o caso das clínicas-escolas. Objetivo: Avaliar o perfil dos pacientes atendidos na clínica-escola de Fisioterapia da Universidade Católica de Brasília (UCB), bem como a prevalência e o nível de satisfação apresentado por estes pacientes. Metodologia: Foi realizado um estudo retrospectivo a partir de informações contidas nos prontuários de 402 pacientes atendidos nos setores da clínica-escola de Fisioterapia da UCB, no período de agosto a setembro de 2010. Após esta etapa foi aplicado um questionário aos pacientes atendidos na clínica-escola nesse período; participaram voluntariamente 176 pacientes. Resultados: No setor de Neuropediatria houve maior número de atendimentos (29,4%); 80% apresentaram renda familiar de até três salários mínimos e 31,2% não concluíram o Ensino Médio, sendo 2,3% analfabetos. Quanto à satisfação, 47,7% indicaram como “excelente” o atendimento de uma forma geral; todos os pacientes responderam que indicariam a clínica para familiares e amigos. Conclusão: Os pacientes avaliados são, em sua maioria, aposentados residentes de Ceilândia e se mostraram satisfeitos com o atendimento oferecido pela clínica-escola de Fisioterapia da UCB.
id UCB-2_a4c2c22a68ce639829dedab6b2bd40bb
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/12681
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Borges , Maria Beatriz Silva eSantos, Jaqueline BontempoBicalho, Karina Andrade2019-11-26T16:49:44Z2019-11-252019-11-26T16:49:44Z2010SANTOS, Jaqueline Bontempo; BICALHO, Karina Andrade. Características e nível de satisfação dos pacientes atendidos na clínica-escola de fisioterapia da Universidade Católica de Brasília. 2010. 26 f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2010.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12681Contextualização: A interação com o paciente visa identificar o que lhe satisfaz, bem como a humanização do cuidado com o indivíduo, levando em consideração sua opinião quanto à atenção recebida. A crise existente no Sistema Único de Saúde (SUS) tem levado a população a se sentir insatisfeita e insegura, o que pode justificar o fato de pacientes se submeterem a atendimentos que não sejam realizados por profissionais habilitados, como é o caso das clínicas-escolas. Objetivo: Avaliar o perfil dos pacientes atendidos na clínica-escola de Fisioterapia da Universidade Católica de Brasília (UCB), bem como a prevalência e o nível de satisfação apresentado por estes pacientes. Metodologia: Foi realizado um estudo retrospectivo a partir de informações contidas nos prontuários de 402 pacientes atendidos nos setores da clínica-escola de Fisioterapia da UCB, no período de agosto a setembro de 2010. Após esta etapa foi aplicado um questionário aos pacientes atendidos na clínica-escola nesse período; participaram voluntariamente 176 pacientes. Resultados: No setor de Neuropediatria houve maior número de atendimentos (29,4%); 80% apresentaram renda familiar de até três salários mínimos e 31,2% não concluíram o Ensino Médio, sendo 2,3% analfabetos. Quanto à satisfação, 47,7% indicaram como “excelente” o atendimento de uma forma geral; todos os pacientes responderam que indicariam a clínica para familiares e amigos. Conclusão: Os pacientes avaliados são, em sua maioria, aposentados residentes de Ceilândia e se mostraram satisfeitos com o atendimento oferecido pela clínica-escola de Fisioterapia da UCB.Background: The interaction with the patient seeks to identify what he pleases, and the humanization of care for the individual, taking into consideration their views on the care received. The crisis in the National Health System (SUS) has led people to feel unhappy and insecure, which may explain the fact that patients undergo attendances that are not performed by qualified professionals, such as school clinics. Objective: To evaluate the profile of patients attending the school clinic of Physiotherapy at the Catholic University of Brasilia (UCB) and the prevalence and level of satisfaction shown by these patients. Methodology: A retrospective study was conducted based on information contained in the records of 402 patients treated in the sectors of the school clinic of Physiotherapy of UCB in the period from August to September 2010. Thereafter a questionnaire was administered to all patients served in the school clinic during this period; 176 patients participated voluntarily. Results: Had greater number of visits in the sector of Pediatric Neurology (29,4%); 80% had family incomes of up to three minimum wages; 31,2% did not complete high school and 2,3% are illiterate. Regarding satisfaction, 47.7% indicated "excellent" satisfaction with the service in general; all patients responded that they would recommend the clinic to family and friends. Conclusion: The patients assessed are mostly retired residents in Ceilândia and feel satisfied with the service offered by the school clinic of Physiotherapy of UCB.Submitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2019-11-25T17:56:36Z No. of bitstreams: 1 JaquelineBontempoSantosTCCGraduacao2010.pdf: 724825 bytes, checksum: 99a8b2f28da3b12b8837bac677511e87 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-11-26T16:49:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JaquelineBontempoSantosTCCGraduacao2010.pdf: 724825 bytes, checksum: 99a8b2f28da3b12b8837bac677511e87 (MD5)Made available in DSpace on 2019-11-26T16:49:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JaquelineBontempoSantosTCCGraduacao2010.pdf: 724825 bytes, checksum: 99a8b2f28da3b12b8837bac677511e87 (MD5) Previous issue date: 2010porUniversidade Católica de BrasíliaFisioterapia (Graduação)UCBBrasilEscola de Saúde e MedicinaCNPQ::CIENCIAS DA SAUDESatisfação do pacientePerfil epidemiológicoFisioterapiaCaracterísticas e nível de satisfação dos pacientes atendidos na clínica-escola de fisioterapia da Universidade Católica de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTJaquelineBontempoSantosTCCGraduacao2010.pdf.txtJaquelineBontempoSantosTCCGraduacao2010.pdf.txtExtracted texttext/plain40075https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12681/3/JaquelineBontempoSantosTCCGraduacao2010.pdf.txt74c6691def6a5846582980dcec316fa3MD53ORIGINALJaquelineBontempoSantosTCCGraduacao2010.pdfJaquelineBontempoSantosTCCGraduacao2010.pdfArtigoapplication/pdf724825https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12681/1/JaquelineBontempoSantosTCCGraduacao2010.pdf99a8b2f28da3b12b8837bac677511e87MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12681/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52123456789/126812020-06-09 03:49:29.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Características e nível de satisfação dos pacientes atendidos na clínica-escola de fisioterapia da Universidade Católica de Brasília
title Características e nível de satisfação dos pacientes atendidos na clínica-escola de fisioterapia da Universidade Católica de Brasília
spellingShingle Características e nível de satisfação dos pacientes atendidos na clínica-escola de fisioterapia da Universidade Católica de Brasília
Santos, Jaqueline Bontempo
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Satisfação do paciente
Perfil epidemiológico
Fisioterapia
title_short Características e nível de satisfação dos pacientes atendidos na clínica-escola de fisioterapia da Universidade Católica de Brasília
title_full Características e nível de satisfação dos pacientes atendidos na clínica-escola de fisioterapia da Universidade Católica de Brasília
title_fullStr Características e nível de satisfação dos pacientes atendidos na clínica-escola de fisioterapia da Universidade Católica de Brasília
title_full_unstemmed Características e nível de satisfação dos pacientes atendidos na clínica-escola de fisioterapia da Universidade Católica de Brasília
title_sort Características e nível de satisfação dos pacientes atendidos na clínica-escola de fisioterapia da Universidade Católica de Brasília
author Santos, Jaqueline Bontempo
author_facet Santos, Jaqueline Bontempo
Bicalho, Karina Andrade
author_role author
author2 Bicalho, Karina Andrade
author2_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borges , Maria Beatriz Silva e
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jaqueline Bontempo
Bicalho, Karina Andrade
contributor_str_mv Borges , Maria Beatriz Silva e
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Satisfação do paciente
Perfil epidemiológico
Fisioterapia
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação do paciente
Perfil epidemiológico
Fisioterapia
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Contextualização: A interação com o paciente visa identificar o que lhe satisfaz, bem como a humanização do cuidado com o indivíduo, levando em consideração sua opinião quanto à atenção recebida. A crise existente no Sistema Único de Saúde (SUS) tem levado a população a se sentir insatisfeita e insegura, o que pode justificar o fato de pacientes se submeterem a atendimentos que não sejam realizados por profissionais habilitados, como é o caso das clínicas-escolas. Objetivo: Avaliar o perfil dos pacientes atendidos na clínica-escola de Fisioterapia da Universidade Católica de Brasília (UCB), bem como a prevalência e o nível de satisfação apresentado por estes pacientes. Metodologia: Foi realizado um estudo retrospectivo a partir de informações contidas nos prontuários de 402 pacientes atendidos nos setores da clínica-escola de Fisioterapia da UCB, no período de agosto a setembro de 2010. Após esta etapa foi aplicado um questionário aos pacientes atendidos na clínica-escola nesse período; participaram voluntariamente 176 pacientes. Resultados: No setor de Neuropediatria houve maior número de atendimentos (29,4%); 80% apresentaram renda familiar de até três salários mínimos e 31,2% não concluíram o Ensino Médio, sendo 2,3% analfabetos. Quanto à satisfação, 47,7% indicaram como “excelente” o atendimento de uma forma geral; todos os pacientes responderam que indicariam a clínica para familiares e amigos. Conclusão: Os pacientes avaliados são, em sua maioria, aposentados residentes de Ceilândia e se mostraram satisfeitos com o atendimento oferecido pela clínica-escola de Fisioterapia da UCB.
Background: The interaction with the patient seeks to identify what he pleases, and the humanization of care for the individual, taking into consideration their views on the care received. The crisis in the National Health System (SUS) has led people to feel unhappy and insecure, which may explain the fact that patients undergo attendances that are not performed by qualified professionals, such as school clinics. Objective: To evaluate the profile of patients attending the school clinic of Physiotherapy at the Catholic University of Brasilia (UCB) and the prevalence and level of satisfaction shown by these patients. Methodology: A retrospective study was conducted based on information contained in the records of 402 patients treated in the sectors of the school clinic of Physiotherapy of UCB in the period from August to September 2010. Thereafter a questionnaire was administered to all patients served in the school clinic during this period; 176 patients participated voluntarily. Results: Had greater number of visits in the sector of Pediatric Neurology (29,4%); 80% had family incomes of up to three minimum wages; 31,2% did not complete high school and 2,3% are illiterate. Regarding satisfaction, 47.7% indicated "excellent" satisfaction with the service in general; all patients responded that they would recommend the clinic to family and friends. Conclusion: The patients assessed are mostly retired residents in Ceilândia and feel satisfied with the service offered by the school clinic of Physiotherapy of UCB.
description Contextualização: A interação com o paciente visa identificar o que lhe satisfaz, bem como a humanização do cuidado com o indivíduo, levando em consideração sua opinião quanto à atenção recebida. A crise existente no Sistema Único de Saúde (SUS) tem levado a população a se sentir insatisfeita e insegura, o que pode justificar o fato de pacientes se submeterem a atendimentos que não sejam realizados por profissionais habilitados, como é o caso das clínicas-escolas. Objetivo: Avaliar o perfil dos pacientes atendidos na clínica-escola de Fisioterapia da Universidade Católica de Brasília (UCB), bem como a prevalência e o nível de satisfação apresentado por estes pacientes. Metodologia: Foi realizado um estudo retrospectivo a partir de informações contidas nos prontuários de 402 pacientes atendidos nos setores da clínica-escola de Fisioterapia da UCB, no período de agosto a setembro de 2010. Após esta etapa foi aplicado um questionário aos pacientes atendidos na clínica-escola nesse período; participaram voluntariamente 176 pacientes. Resultados: No setor de Neuropediatria houve maior número de atendimentos (29,4%); 80% apresentaram renda familiar de até três salários mínimos e 31,2% não concluíram o Ensino Médio, sendo 2,3% analfabetos. Quanto à satisfação, 47,7% indicaram como “excelente” o atendimento de uma forma geral; todos os pacientes responderam que indicariam a clínica para familiares e amigos. Conclusão: Os pacientes avaliados são, em sua maioria, aposentados residentes de Ceilândia e se mostraram satisfeitos com o atendimento oferecido pela clínica-escola de Fisioterapia da UCB.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-26T16:49:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-25
2019-11-26T16:49:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Jaqueline Bontempo; BICALHO, Karina Andrade. Características e nível de satisfação dos pacientes atendidos na clínica-escola de fisioterapia da Universidade Católica de Brasília. 2010. 26 f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12681
identifier_str_mv SANTOS, Jaqueline Bontempo; BICALHO, Karina Andrade. Características e nível de satisfação dos pacientes atendidos na clínica-escola de fisioterapia da Universidade Católica de Brasília. 2010. 26 f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2010.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv Fisioterapia (Graduação)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Saúde e Medicina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12681/3/JaquelineBontempoSantosTCCGraduacao2010.pdf.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12681/1/JaquelineBontempoSantosTCCGraduacao2010.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12681/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 74c6691def6a5846582980dcec316fa3
99a8b2f28da3b12b8837bac677511e87
4d5160124c10e76e035be9c2700508e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829920069156864