Avaliação do impacto do ruído aeronáutico proveniente de testes de motores de aeronaves no Aeroporto Internacional de Brasília
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Data de Publicação: | 2017 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11743 |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivo analisar o impacto sonoro proveniente de testes de motores de aeronaves no Aeroporto Internacional de Brasília. Para este estudo, primeiramente obteve-se as curvas de ruído para as seguintes posições da aeronave durante os testes de motores: 90º, 0º, 30º, 45º 60º e 180º em relação ao eixo perpendicular à pista, em cada um dos locais destinados aos testes. Estas curvas de ruído foram obtidas através da utilização do Software INM 7.0d. Após isso utilizou-se o Software QGIS na base de dados do Google Earth para elaboração dos mapas acústicos. Foram gerados arquivos Keyhole Markup Language (KML) no QGIS, para cada angulação da aeronave, que posteriormente foram abertos no Google Earth para análise de quais cidades eram atingidas e contagem dos domicílios atingidos por cada curva de ruído em cada cidade. Observou-se que somente as cidade do Lago Sul e Park Way são atingidas pelo ruído proveniente de testes de motores no aeroporto de Brasília. Calculou-se então a população exposta ao ruído proveniente de testes de motores para cada posição da aeronave multiplicando-se o número de domicílios atingidos pelo número médio de moradores por domicílio da respectiva cidade, disponibilizados pela PDAD. Após análise, verificou-se que o melhor local para testes de motores, por não atingir a população vizinha é na pista 2, próxima a cabeceira 29L em qualquer ângulo de posicionamento e a segunda melhor posição que expõe o menor número de pessoas ao ruído é a de 180º, na cabeceira 11R. |
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Carvalho Júnior, Edson Benício deRamos, Aline Henrique Batista2018-11-26T13:21:46Z2018-11-232018-11-26T13:21:46Z2017-11-28RAMOS, Aline Henrique Batista. Avaliação do impacto do ruído aeronáutico proveniente de testes de motores de aeronaves no Aeroporto Internacional de Brasília. 2017. 45 f. Artigo (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11743Este trabalho teve por objetivo analisar o impacto sonoro proveniente de testes de motores de aeronaves no Aeroporto Internacional de Brasília. Para este estudo, primeiramente obteve-se as curvas de ruído para as seguintes posições da aeronave durante os testes de motores: 90º, 0º, 30º, 45º 60º e 180º em relação ao eixo perpendicular à pista, em cada um dos locais destinados aos testes. Estas curvas de ruído foram obtidas através da utilização do Software INM 7.0d. Após isso utilizou-se o Software QGIS na base de dados do Google Earth para elaboração dos mapas acústicos. Foram gerados arquivos Keyhole Markup Language (KML) no QGIS, para cada angulação da aeronave, que posteriormente foram abertos no Google Earth para análise de quais cidades eram atingidas e contagem dos domicílios atingidos por cada curva de ruído em cada cidade. Observou-se que somente as cidade do Lago Sul e Park Way são atingidas pelo ruído proveniente de testes de motores no aeroporto de Brasília. Calculou-se então a população exposta ao ruído proveniente de testes de motores para cada posição da aeronave multiplicando-se o número de domicílios atingidos pelo número médio de moradores por domicílio da respectiva cidade, disponibilizados pela PDAD. Após análise, verificou-se que o melhor local para testes de motores, por não atingir a população vizinha é na pista 2, próxima a cabeceira 29L em qualquer ângulo de posicionamento e a segunda melhor posição que expõe o menor número de pessoas ao ruído é a de 180º, na cabeceira 11R.The objective of this schoolwork was to analyse the sound impacto f the aircraft engine tests at the Brasília International Airport. For this study, firstly, the noise curves were obtained for the following aircraft positions during the engine tests: 90º, 0º, 30º, 45º, 60º and 180º concerning the perpendicular axis to the track, in each one of the test sites. These noise curves were obtained using INM 7.0d Software. After thatm the QGIS Software was used in the Google Earth database for acoustic maps. Keyhole Markup Language (KML) files were generated in the QGIS for each angulation of the aircraft, which were later opened in Google Earth to analyze which cities were hit and the number of households affected by each noise curve in each town for each test site. We noticed that only the cities of Lago Sul and Park Way are affected by noise from engine tests at the Brasília airport. Was calculated the population exposed to noise from motor tests for each position of the aircraft by multiplying the number of the households reached by the average number of 6 residents per household in each city, made available by PDAD. After analysis, it was verified that the best site for tests, the reason is it did not reach the neighboring population, is in lane 2, near the headlamp 29L at any positioning angle, and the second best position that exposes the least number of people to noise is 180º, at the head 11RSubmitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2018-11-23T15:54:05Z No. of bitstreams: 1 AlineHenriqueBatistaRamosTCCGraduação2017.pdf: 3293504 bytes, checksum: d4cb8109672d4c881ad61740bf37a97f (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-11-26T13:21:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AlineHenriqueBatistaRamosTCCGraduação2017.pdf: 3293504 bytes, checksum: d4cb8109672d4c881ad61740bf37a97f (MD5)Made available in DSpace on 2018-11-26T13:21:46Z (GMT). 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Este trabalho teve por objetivo analisar o impacto sonoro proveniente de testes de motores de aeronaves no Aeroporto Internacional de Brasília. Para este estudo, primeiramente obteve-se as curvas de ruído para as seguintes posições da aeronave durante os testes de motores: 90º, 0º, 30º, 45º 60º e 180º em relação ao eixo perpendicular à pista, em cada um dos locais destinados aos testes. Estas curvas de ruído foram obtidas através da utilização do Software INM 7.0d. Após isso utilizou-se o Software QGIS na base de dados do Google Earth para elaboração dos mapas acústicos. Foram gerados arquivos Keyhole Markup Language (KML) no QGIS, para cada angulação da aeronave, que posteriormente foram abertos no Google Earth para análise de quais cidades eram atingidas e contagem dos domicílios atingidos por cada curva de ruído em cada cidade. Observou-se que somente as cidade do Lago Sul e Park Way são atingidas pelo ruído proveniente de testes de motores no aeroporto de Brasília. Calculou-se então a população exposta ao ruído proveniente de testes de motores para cada posição da aeronave multiplicando-se o número de domicílios atingidos pelo número médio de moradores por domicílio da respectiva cidade, disponibilizados pela PDAD. Após análise, verificou-se que o melhor local para testes de motores, por não atingir a população vizinha é na pista 2, próxima a cabeceira 29L em qualquer ângulo de posicionamento e a segunda melhor posição que expõe o menor número de pessoas ao ruído é a de 180º, na cabeceira 11R. |
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