Influência de blogs de moda na decisão de compra: o caso Chata de Galocha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luana Silva
Data de Publicação: 2017
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10146
Resumo: O advento dos blogs trouxe uma transformação nos modos de produção de conteúdo da atualidade. E pessoas que antes viviam no anonimato, de repente, se transformam em referenciais de opinião nos mais variados campos. Por exemplo, na moda, onde blogueiros e blogueiras passam a ser referência para muitos leitores. Diante da observação desse fenômeno, surgiu o seguinte problema: blogs de moda influenciam na decisão de compra das consumidoras? Assim, esse trabalho apresenta resultados de uma pesquisa empírica realizada com o Chata de Galocha, blog de moda ancorado por Luísa Ferreira. O trabalho teve como objetivo principal compreender como o público desses blogs é influenciado pelo conteúdo criado pela blogueira. Ao longo do trabalho é apresentado um estudo sobre o surgimento dos blogs, os blogs de moda em ascensão no Brasil, bem como um estudo da plataforma Youtube e como esta corroborou no processo de expansão da blogosfera, dado o acoplamento dos vlogs, variante em vídeo dos sistemas blogueiros de publicação. Para substanciar a contextualização do tema, é apresentado um breve estudo sobre a moda e sua influência e como a mesma chegou até os dias atuais. Os referenciais teóricos para o desenvolvimento da pesquisa são Lipovestky, pelos escritos acerca de moda e consumo na contemporaneidade, e Hewitt, por sua investigação sobre blogs e sua revolução.
id UCB-2_be67ed2d64bf826926056cfb8fc310c7
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/10146
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Rosa, Cynthia da SilvaSantos, Luana Silva2017-10-26T10:56:24Z2017-10-202017-10-26T10:56:24Z2017SANTOS, Luana Silva. Influência de blogs de moda na decisão de compra: o caso Chata de Galocha. 2017. 61 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10146O advento dos blogs trouxe uma transformação nos modos de produção de conteúdo da atualidade. E pessoas que antes viviam no anonimato, de repente, se transformam em referenciais de opinião nos mais variados campos. Por exemplo, na moda, onde blogueiros e blogueiras passam a ser referência para muitos leitores. Diante da observação desse fenômeno, surgiu o seguinte problema: blogs de moda influenciam na decisão de compra das consumidoras? Assim, esse trabalho apresenta resultados de uma pesquisa empírica realizada com o Chata de Galocha, blog de moda ancorado por Luísa Ferreira. O trabalho teve como objetivo principal compreender como o público desses blogs é influenciado pelo conteúdo criado pela blogueira. Ao longo do trabalho é apresentado um estudo sobre o surgimento dos blogs, os blogs de moda em ascensão no Brasil, bem como um estudo da plataforma Youtube e como esta corroborou no processo de expansão da blogosfera, dado o acoplamento dos vlogs, variante em vídeo dos sistemas blogueiros de publicação. Para substanciar a contextualização do tema, é apresentado um breve estudo sobre a moda e sua influência e como a mesma chegou até os dias atuais. Os referenciais teóricos para o desenvolvimento da pesquisa são Lipovestky, pelos escritos acerca de moda e consumo na contemporaneidade, e Hewitt, por sua investigação sobre blogs e sua revolução.The advent of blogs has brought a transformation in today's content production modes. And people who used to live in anonymity suddenly became reference points of opinion in the most varied fields. For example, in fashion, where bloggers became a reference for many readers. Faced with the observation of this phenomenon, the following problem arose: fashion blogs influence consumers' purchasing decisions? This article presents results of an empirical research carried out with Chata de Galocha, fashion blog anchored by Luísa Ferreira. The main objective of the work is to understand how the public of these blogs is influenced by the content created by the blogger. Throughout the work is presented a study on the emergence of blogs, fashion blogs on the rise in Brazil, as well as a study of the YouTube platform and how this corroborated in the process of expansion of the blogosphere, given the coupling of vlogs, video variant of publishing blogging systems. To substantiate the contextualization of the theme, a brief study is presented on fashion and its influence and how it has reached the present day. The theorical references for the development of the article are Lipovestky, for writings about fashion and consumption in contemporary times, and Hewitt for his research on blogs and their revolution.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-10-20T17:55:15Z No. of bitstreams: 1 LuanaSilvaSantosTCCGRADUACAO2017.pdf: 1658981 bytes, checksum: f0986e6510781402ef075880c56f8dd2 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-10-26T10:56:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LuanaSilvaSantosTCCGRADUACAO2017.pdf: 1658981 bytes, checksum: f0986e6510781402ef075880c56f8dd2 (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-26T10:56:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LuanaSilvaSantosTCCGRADUACAO2017.pdf: 1658981 bytes, checksum: f0986e6510781402ef075880c56f8dd2 (MD5) Previous issue date: 2017porUniversidade Católica de BrasíliaCST - Publicidade e PropagandaUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOPublicidade e propagandaBlogVlogYouTubeInfluência de blogs de moda na decisão de compra: o caso Chata de Galochainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALLuanaSilvaSantosTCCGRADUACAO2017.pdfLuanaSilvaSantosTCCGRADUACAO2017.pdfMonografiaapplication/pdf1658981https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10146/1/LuanaSilvaSantosTCCGRADUACAO2017.pdff0986e6510781402ef075880c56f8dd2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10146/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTLuanaSilvaSantosTCCGRADUACAO2017.pdf.txtLuanaSilvaSantosTCCGRADUACAO2017.pdf.txtExtracted texttext/plain87944https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10146/3/LuanaSilvaSantosTCCGRADUACAO2017.pdf.txt2d48331391d913a0a0130178a1338c2cMD53123456789/101462017-10-27 01:03:33.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Influência de blogs de moda na decisão de compra: o caso Chata de Galocha
title Influência de blogs de moda na decisão de compra: o caso Chata de Galocha
spellingShingle Influência de blogs de moda na decisão de compra: o caso Chata de Galocha
Santos, Luana Silva
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Publicidade e propaganda
Blog
Vlog
YouTube
title_short Influência de blogs de moda na decisão de compra: o caso Chata de Galocha
title_full Influência de blogs de moda na decisão de compra: o caso Chata de Galocha
title_fullStr Influência de blogs de moda na decisão de compra: o caso Chata de Galocha
title_full_unstemmed Influência de blogs de moda na decisão de compra: o caso Chata de Galocha
title_sort Influência de blogs de moda na decisão de compra: o caso Chata de Galocha
author Santos, Luana Silva
author_facet Santos, Luana Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosa, Cynthia da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Luana Silva
contributor_str_mv Rosa, Cynthia da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Publicidade e propaganda
Blog
Vlog
YouTube
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade e propaganda
Blog
Vlog
YouTube
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O advento dos blogs trouxe uma transformação nos modos de produção de conteúdo da atualidade. E pessoas que antes viviam no anonimato, de repente, se transformam em referenciais de opinião nos mais variados campos. Por exemplo, na moda, onde blogueiros e blogueiras passam a ser referência para muitos leitores. Diante da observação desse fenômeno, surgiu o seguinte problema: blogs de moda influenciam na decisão de compra das consumidoras? Assim, esse trabalho apresenta resultados de uma pesquisa empírica realizada com o Chata de Galocha, blog de moda ancorado por Luísa Ferreira. O trabalho teve como objetivo principal compreender como o público desses blogs é influenciado pelo conteúdo criado pela blogueira. Ao longo do trabalho é apresentado um estudo sobre o surgimento dos blogs, os blogs de moda em ascensão no Brasil, bem como um estudo da plataforma Youtube e como esta corroborou no processo de expansão da blogosfera, dado o acoplamento dos vlogs, variante em vídeo dos sistemas blogueiros de publicação. Para substanciar a contextualização do tema, é apresentado um breve estudo sobre a moda e sua influência e como a mesma chegou até os dias atuais. Os referenciais teóricos para o desenvolvimento da pesquisa são Lipovestky, pelos escritos acerca de moda e consumo na contemporaneidade, e Hewitt, por sua investigação sobre blogs e sua revolução.
The advent of blogs has brought a transformation in today's content production modes. And people who used to live in anonymity suddenly became reference points of opinion in the most varied fields. For example, in fashion, where bloggers became a reference for many readers. Faced with the observation of this phenomenon, the following problem arose: fashion blogs influence consumers' purchasing decisions? This article presents results of an empirical research carried out with Chata de Galocha, fashion blog anchored by Luísa Ferreira. The main objective of the work is to understand how the public of these blogs is influenced by the content created by the blogger. Throughout the work is presented a study on the emergence of blogs, fashion blogs on the rise in Brazil, as well as a study of the YouTube platform and how this corroborated in the process of expansion of the blogosphere, given the coupling of vlogs, video variant of publishing blogging systems. To substantiate the contextualization of the theme, a brief study is presented on fashion and its influence and how it has reached the present day. The theorical references for the development of the article are Lipovestky, for writings about fashion and consumption in contemporary times, and Hewitt for his research on blogs and their revolution.
description O advento dos blogs trouxe uma transformação nos modos de produção de conteúdo da atualidade. E pessoas que antes viviam no anonimato, de repente, se transformam em referenciais de opinião nos mais variados campos. Por exemplo, na moda, onde blogueiros e blogueiras passam a ser referência para muitos leitores. Diante da observação desse fenômeno, surgiu o seguinte problema: blogs de moda influenciam na decisão de compra das consumidoras? Assim, esse trabalho apresenta resultados de uma pesquisa empírica realizada com o Chata de Galocha, blog de moda ancorado por Luísa Ferreira. O trabalho teve como objetivo principal compreender como o público desses blogs é influenciado pelo conteúdo criado pela blogueira. Ao longo do trabalho é apresentado um estudo sobre o surgimento dos blogs, os blogs de moda em ascensão no Brasil, bem como um estudo da plataforma Youtube e como esta corroborou no processo de expansão da blogosfera, dado o acoplamento dos vlogs, variante em vídeo dos sistemas blogueiros de publicação. Para substanciar a contextualização do tema, é apresentado um breve estudo sobre a moda e sua influência e como a mesma chegou até os dias atuais. Os referenciais teóricos para o desenvolvimento da pesquisa são Lipovestky, pelos escritos acerca de moda e consumo na contemporaneidade, e Hewitt, por sua investigação sobre blogs e sua revolução.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-26T10:56:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-10-20
2017-10-26T10:56:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Luana Silva. Influência de blogs de moda na decisão de compra: o caso Chata de Galocha. 2017. 61 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10146
identifier_str_mv SANTOS, Luana Silva. Influência de blogs de moda na decisão de compra: o caso Chata de Galocha. 2017. 61 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv CST - Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10146/1/LuanaSilvaSantosTCCGRADUACAO2017.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10146/2/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10146/3/LuanaSilvaSantosTCCGRADUACAO2017.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f0986e6510781402ef075880c56f8dd2
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
2d48331391d913a0a0130178a1338c2c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829887304302592