A inclusão dos alunos surdos nas aulas de Educação Física, nas escolas públicas do Plano Piloto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Graziela Fernandes de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1097
Resumo: O processo de inclusão por si só tem sido um assunto bastante discutido no meio educacional, mas um ponto que vem ganhando destaque é a inclusão dos alunos surdos neste sistema escolar. A Educação Física torna-se uma grande aliada neste processo, vez que, promove o desenvolvimento dos níveis motores, cognitivos e sócio-culturais dos alunos surdos. Para Quadros (2006) o conceito de Língua Brasileira de Sinais é entendido como uma língua que é meio e o fim da interação social, cultural e científica da comunidade surda brasileira, sendo uma língua de modalidade visual espacial. Diante disto, este estudo teve como objetivo investigar, como ocorre a inclusão deste aluno nas aulas de Educação Física? Qual a formação dos professores que atuam neste espaço? Está inclusão é bem recebida pelos professores?Esta pesquisa foi constituída por 10 professores de Educação Física, que atuam nas escolas inclusivas de alunos surdos da Diretoria Regional de Ensino do Plano Piloto. Foram escolhidos os professores que possuem alunos com surdez severa e profunda, pois tem como língua de instrução a Língua de Sinais. Como instrumento de coleta foi aplicado um questionário de características qualitativas, adaptadas pelo próprio autor com base nos questionários de Roneimar Afonso Almeida (2003) e Thais Nascimento Miranda (2011). Com base nos dados coletados este trabalho constatou que ocorre a inclusão dos alunos surdos nas aulas de Educação Física, pois apesar da maioria dos professores não possuírem curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) há sempre a presença de Intérpretes Educacionais. Os professores buscam ao máximo preparar suas atividades, de modo que promova a integração entre alunos surdos e alunos ouvintes. Alguns professores citaram, em conversa informal, que muitos dos alunos ouvintes passaram a aprender Libras e que com o convívio os alunos usam a língua como forma de comunicação efetiva com os pares surdos.
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Está inclusão é bem recebida pelos professores?Esta pesquisa foi constituída por 10 professores de Educação Física, que atuam nas escolas inclusivas de alunos surdos da Diretoria Regional de Ensino do Plano Piloto. Foram escolhidos os professores que possuem alunos com surdez severa e profunda, pois tem como língua de instrução a Língua de Sinais. Como instrumento de coleta foi aplicado um questionário de características qualitativas, adaptadas pelo próprio autor com base nos questionários de Roneimar Afonso Almeida (2003) e Thais Nascimento Miranda (2011). Com base nos dados coletados este trabalho constatou que ocorre a inclusão dos alunos surdos nas aulas de Educação Física, pois apesar da maioria dos professores não possuírem curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) há sempre a presença de Intérpretes Educacionais. Os professores buscam ao máximo preparar suas atividades, de modo que promova a integração entre alunos surdos e alunos ouvintes. 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description O processo de inclusão por si só tem sido um assunto bastante discutido no meio educacional, mas um ponto que vem ganhando destaque é a inclusão dos alunos surdos neste sistema escolar. A Educação Física torna-se uma grande aliada neste processo, vez que, promove o desenvolvimento dos níveis motores, cognitivos e sócio-culturais dos alunos surdos. Para Quadros (2006) o conceito de Língua Brasileira de Sinais é entendido como uma língua que é meio e o fim da interação social, cultural e científica da comunidade surda brasileira, sendo uma língua de modalidade visual espacial. Diante disto, este estudo teve como objetivo investigar, como ocorre a inclusão deste aluno nas aulas de Educação Física? Qual a formação dos professores que atuam neste espaço? Está inclusão é bem recebida pelos professores?Esta pesquisa foi constituída por 10 professores de Educação Física, que atuam nas escolas inclusivas de alunos surdos da Diretoria Regional de Ensino do Plano Piloto. Foram escolhidos os professores que possuem alunos com surdez severa e profunda, pois tem como língua de instrução a Língua de Sinais. Como instrumento de coleta foi aplicado um questionário de características qualitativas, adaptadas pelo próprio autor com base nos questionários de Roneimar Afonso Almeida (2003) e Thais Nascimento Miranda (2011). Com base nos dados coletados este trabalho constatou que ocorre a inclusão dos alunos surdos nas aulas de Educação Física, pois apesar da maioria dos professores não possuírem curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) há sempre a presença de Intérpretes Educacionais. Os professores buscam ao máximo preparar suas atividades, de modo que promova a integração entre alunos surdos e alunos ouvintes. Alguns professores citaram, em conversa informal, que muitos dos alunos ouvintes passaram a aprender Libras e que com o convívio os alunos usam a língua como forma de comunicação efetiva com os pares surdos.
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