Influência do desenvolvimento motor na alfabetização
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1133 |
Resumo: | Os primeiros anos de vida de uma criança envolvem etapas de evolução do seu desenvolvimento de forma gradativa e complexa constituindo um processo de mudanças. Esse processo de desenvolvimento é composto pelas dimensões: psicomotora, cognitiva, emocional e social. A dimensão cognitiva se edifica por intermédio da atividade física devido à ligação das funções motoras ao desenvolvimento intelectual e a afetividade. Então a prática de ler e escrever envolve habilidades pertinentes à dimensão cognitiva inferindo uma manifestação e participação ativa de padrões psicomotores do indivíduo. Este estudo teve como objetivo investigar e comparar o desenvolvimento motor e sua influência na aprendizagem e na aquisição da leitura e escrita entre crianças em diferentes idades. A amostra foi composta por 30crianças da rede distrital de Ensino com idade entre 7 e 9 anos de ambos os sexos de uma turma da terceira etapa de alfabetização da Escola Classe 59 de Ceilândia. Os pais e as crianças responderam a um questionário contendo dados pessoais, dados referentes à gestação e nascimento dos alunos, aspectos da saúde, desenvolvimento motor, hábitos diários e alimentares, socialização, traços de personalidade e histórico escolar dos alunos. Foi feita também uma avaliação motora nas crianças empregando-se os testes motores segundo Francisco Rosa Neto (2002) e uma avaliação cognitiva por meio de um teste de escrita segundo Emília Ferreiro (1999), chamado teste da psicogênese e teste de leitura de texto e palavras. Após os testes cognitivos foram coletados o peso através de uma balança digital, a estatura através de um estadiômetro e a P.A através de um esfigmomanômetro infantil e um estetoscópio. De acordo com a Escala de Desenvolvimento Motor, ROSANETO (2002), a maioria dos alunos atingiu o nível normal médio sendo que estes também conseguiram obter sucesso nos testes cognitivos. Os alunos que atingiram os níveis Normais Baixo e Inferior obtiveram dificuldades na realização dos testes cognitivos. Os alunos de 7 anos apresentaram IMG relativa a idade cronológica (IC) de 8 anos, Os alunos de 8 anos em sua maioria (45%) obtiveram IMG relativa a IC de 9 anos e os alunos de 9 anos atingiram sua IMG proporcional à IC com 66,6 % . O presente estudo demonstrou que a maioria dos alunos que não apresentaram um bom desempenho motor nos testes aplicados também apresentou dificuldades na aquisição da alfabetização e letramento. |
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A amostra foi composta por 30crianças da rede distrital de Ensino com idade entre 7 e 9 anos de ambos os sexos de uma turma da terceira etapa de alfabetização da Escola Classe 59 de Ceilândia. Os pais e as crianças responderam a um questionário contendo dados pessoais, dados referentes à gestação e nascimento dos alunos, aspectos da saúde, desenvolvimento motor, hábitos diários e alimentares, socialização, traços de personalidade e histórico escolar dos alunos. Foi feita também uma avaliação motora nas crianças empregando-se os testes motores segundo Francisco Rosa Neto (2002) e uma avaliação cognitiva por meio de um teste de escrita segundo Emília Ferreiro (1999), chamado teste da psicogênese e teste de leitura de texto e palavras. Após os testes cognitivos foram coletados o peso através de uma balança digital, a estatura através de um estadiômetro e a P.A através de um esfigmomanômetro infantil e um estetoscópio. De acordo com a Escala de Desenvolvimento Motor, ROSANETO (2002), a maioria dos alunos atingiu o nível normal médio sendo que estes também conseguiram obter sucesso nos testes cognitivos. Os alunos que atingiram os níveis Normais Baixo e Inferior obtiveram dificuldades na realização dos testes cognitivos. Os alunos de 7 anos apresentaram IMG relativa a idade cronológica (IC) de 8 anos, Os alunos de 8 anos em sua maioria (45%) obtiveram IMG relativa a IC de 9 anos e os alunos de 9 anos atingiram sua IMG proporcional à IC com 66,6 % . O presente estudo demonstrou que a maioria dos alunos que não apresentaram um bom desempenho motor nos testes aplicados também apresentou dificuldades na aquisição da alfabetização e letramento.Submitted by Joanita Pereira Basto (joanita.basto@ucb.br) on 2012-12-19T13:59:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) TCC Influência do Desenvolvimento Motor na Alfabetização..pdf: 708309 bytes, checksum: c4d043d435d419585d024e577878ddef (MD5)Approved for entry into archive by Diego Paiva(dpaiva@ucb.br) on 2012-12-20T20:03:19Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) TCC Influência do Desenvolvimento Motor na Alfabetização..pdf: 708309 bytes, checksum: c4d043d435d419585d024e577878ddef (MD5)Made available in DSpace on 2012-12-20T20:03:19Z (GMT). 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Os primeiros anos de vida de uma criança envolvem etapas de evolução do seu desenvolvimento de forma gradativa e complexa constituindo um processo de mudanças. Esse processo de desenvolvimento é composto pelas dimensões: psicomotora, cognitiva, emocional e social. A dimensão cognitiva se edifica por intermédio da atividade física devido à ligação das funções motoras ao desenvolvimento intelectual e a afetividade. Então a prática de ler e escrever envolve habilidades pertinentes à dimensão cognitiva inferindo uma manifestação e participação ativa de padrões psicomotores do indivíduo. Este estudo teve como objetivo investigar e comparar o desenvolvimento motor e sua influência na aprendizagem e na aquisição da leitura e escrita entre crianças em diferentes idades. A amostra foi composta por 30crianças da rede distrital de Ensino com idade entre 7 e 9 anos de ambos os sexos de uma turma da terceira etapa de alfabetização da Escola Classe 59 de Ceilândia. Os pais e as crianças responderam a um questionário contendo dados pessoais, dados referentes à gestação e nascimento dos alunos, aspectos da saúde, desenvolvimento motor, hábitos diários e alimentares, socialização, traços de personalidade e histórico escolar dos alunos. Foi feita também uma avaliação motora nas crianças empregando-se os testes motores segundo Francisco Rosa Neto (2002) e uma avaliação cognitiva por meio de um teste de escrita segundo Emília Ferreiro (1999), chamado teste da psicogênese e teste de leitura de texto e palavras. Após os testes cognitivos foram coletados o peso através de uma balança digital, a estatura através de um estadiômetro e a P.A através de um esfigmomanômetro infantil e um estetoscópio. De acordo com a Escala de Desenvolvimento Motor, ROSANETO (2002), a maioria dos alunos atingiu o nível normal médio sendo que estes também conseguiram obter sucesso nos testes cognitivos. Os alunos que atingiram os níveis Normais Baixo e Inferior obtiveram dificuldades na realização dos testes cognitivos. Os alunos de 7 anos apresentaram IMG relativa a idade cronológica (IC) de 8 anos, Os alunos de 8 anos em sua maioria (45%) obtiveram IMG relativa a IC de 9 anos e os alunos de 9 anos atingiram sua IMG proporcional à IC com 66,6 % . O presente estudo demonstrou que a maioria dos alunos que não apresentaram um bom desempenho motor nos testes aplicados também apresentou dificuldades na aquisição da alfabetização e letramento. |
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Os primeiros anos de vida de uma criança envolvem etapas de evolução do seu desenvolvimento de forma gradativa e complexa constituindo um processo de mudanças. Esse processo de desenvolvimento é composto pelas dimensões: psicomotora, cognitiva, emocional e social. A dimensão cognitiva se edifica por intermédio da atividade física devido à ligação das funções motoras ao desenvolvimento intelectual e a afetividade. Então a prática de ler e escrever envolve habilidades pertinentes à dimensão cognitiva inferindo uma manifestação e participação ativa de padrões psicomotores do indivíduo. Este estudo teve como objetivo investigar e comparar o desenvolvimento motor e sua influência na aprendizagem e na aquisição da leitura e escrita entre crianças em diferentes idades. A amostra foi composta por 30crianças da rede distrital de Ensino com idade entre 7 e 9 anos de ambos os sexos de uma turma da terceira etapa de alfabetização da Escola Classe 59 de Ceilândia. Os pais e as crianças responderam a um questionário contendo dados pessoais, dados referentes à gestação e nascimento dos alunos, aspectos da saúde, desenvolvimento motor, hábitos diários e alimentares, socialização, traços de personalidade e histórico escolar dos alunos. Foi feita também uma avaliação motora nas crianças empregando-se os testes motores segundo Francisco Rosa Neto (2002) e uma avaliação cognitiva por meio de um teste de escrita segundo Emília Ferreiro (1999), chamado teste da psicogênese e teste de leitura de texto e palavras. Após os testes cognitivos foram coletados o peso através de uma balança digital, a estatura através de um estadiômetro e a P.A através de um esfigmomanômetro infantil e um estetoscópio. De acordo com a Escala de Desenvolvimento Motor, ROSANETO (2002), a maioria dos alunos atingiu o nível normal médio sendo que estes também conseguiram obter sucesso nos testes cognitivos. Os alunos que atingiram os níveis Normais Baixo e Inferior obtiveram dificuldades na realização dos testes cognitivos. Os alunos de 7 anos apresentaram IMG relativa a idade cronológica (IC) de 8 anos, Os alunos de 8 anos em sua maioria (45%) obtiveram IMG relativa a IC de 9 anos e os alunos de 9 anos atingiram sua IMG proporcional à IC com 66,6 % . O presente estudo demonstrou que a maioria dos alunos que não apresentaram um bom desempenho motor nos testes aplicados também apresentou dificuldades na aquisição da alfabetização e letramento. |
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