Direito de arrependimento do consumidor no comércio eletrônico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Diego Augusto Barboza
Data de Publicação: 2012
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/2042
Resumo: Direito
id UCB-2_cfd9a28a68df90c83c5c46756bea3586
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:10869/2042
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Ferreira, Diego Augusto Barboza2013-10-21T13:12:11Z2016-10-10T03:54:25Z2013-10-21T13:12:11Z2016-10-10T03:54:25Z2012FERREIRA, Diego Augusto Barboza. Direito de arrependimento do consumidor no comércio eletrônico. 2012. 43 f. Monografia (Graduação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/2042DireitoO presente trabalho tem como finalidade analisar a aplicabilidade do direito de arrependimento do consumidor que se encontra presente no artigo 49 Código de Defesa do Consumidor também chamado de direito de reflexão, previsto no Código de Defesa do Consumidor, às relações de consumo através do comércio eletrônico trazem pra o meio jurídico novos temas de relevante estudos no meio jurídico, tanto pela doutrina quanto pela hermenêutica sobre a legislação costumeira, sendo que ao contrato eletrônico também se aplica esta legislação, mesmo não o elencando literalmente em seus preceitos normativos. A grande extensão da internet na rede mundial e a forma fácil de utilização pela sociedade de consumo como meio veloz, facilitador de busca aos mais diferentes produtos e serviços para atender aos seus anseios e necessidades em uma economia globalizada, rompeu fronteiras geográficas e presenciais para se contratar. Dessa forma, o Direito, como ciência que estuda o mover social, não deixaria de abarcar em sua ampla seara projetiva o consumidor nessas relações comerciais – essencialmente do seu direito de se arrepender do negócio jurídico realizado, dentro dos parâmetros definidos em lei.Article #49 of the Brazilian Consumer Bill of Rights (CDC – Law 8.078/1990) establishes consumers’ right to return unwanted merchandise to suppliers within period of 7 days for a full refund in the case of distance contracts. This law is intended to ensure consumers’ convenience and opportunity at the moment of purchase, compensate for consumers’ lack of familiarity with the product or service purchased, and protect consumers against particularly aggressive marketing practices. In ecommerce dealings the unrestricted exercise of this right can lead to significant losses on part of the suppliers. But, far from ignoring consumers’ rights suppliers often underscore them, though the actual scope and applicability of these rights remain to be clearly established. If consumers’ rights to return unwanted merchandise are exercised within the principles informing the legal system, they will eventually become a means of harmonizing e-commerce relations and, consequently, of encouraging participation in worldwide computer networks. Methodology used in this paper is bibliographical, theoretical, descriptive and exploratorySubmitted by Rejaine Pereira (rejaine@ucb.br) on 2013-10-17T17:58:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) Diego Augusto Barboza Ferreira.pdf: 504596 bytes, checksum: 307ee28106b4493a913fe88f4e2c7c6c (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2013-10-21T13:12:11Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) Diego Augusto Barboza Ferreira.pdf: 504596 bytes, checksum: 307ee28106b4493a913fe88f4e2c7c6c (MD5)Made available in DSpace on 2013-10-21T13:12:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) Diego Augusto Barboza Ferreira.pdf: 504596 bytes, checksum: 307ee28106b4493a913fe88f4e2c7c6c (MD5) Previous issue date: 2012Made available in DSpace on 2016-10-10T03:54:25Z (GMT). No. of bitstreams: 5 Diego Augusto Barboza Ferreira.pdf: 504596 bytes, checksum: 307ee28106b4493a913fe88f4e2c7c6c (MD5) license_url: 46 bytes, checksum: 0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccf (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) license.txt: 1876 bytes, checksum: 15d8b3845c3fb477e8d52e515cf366db (MD5) Previous issue date: 2012TextoConsumidorComercio eletrônicoDireito de arrependimentoRight to return unwanted merchandise ecommerceConsumer and internetRefund periodCDC article 49DireitoCódigo de Direito ConsumidorDireito de arrependimento do consumidor no comércio eletrônicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Católica de Brasília, Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALDiego Augusto Barboza Ferreira.pdfMonografiaapplication/pdf504596https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2042/1/Diego%20Augusto%20Barboza%20Ferreira.pdf307ee28106b4493a913fe88f4e2c7c6cMD51CC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream46https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2042/2/license_url0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccfMD52license_textapplication/octet-stream0https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2042/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdfapplication/octet-stream20618https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2042/4/license_rdfb67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7MD54LICENSElicense.txttext/plain1876https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2042/5/license.txt15d8b3845c3fb477e8d52e515cf366dbMD55TEXTDiego Augusto Barboza Ferreira.pdf.txtDiego Augusto Barboza Ferreira.pdf.txtExtracted texttext/plain102002https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2042/6/Diego%20Augusto%20Barboza%20Ferreira.pdf.txtaed6701e2fcae6949b34d139f0cb2ac1MD5610869/20422017-01-17 15:15:15.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Repositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Direito de arrependimento do consumidor no comércio eletrônico
title Direito de arrependimento do consumidor no comércio eletrônico
spellingShingle Direito de arrependimento do consumidor no comércio eletrônico
Ferreira, Diego Augusto Barboza
Consumidor
Comercio eletrônico
Direito de arrependimento
Right to return unwanted merchandise ecommerce
Consumer and internet
Refund period
CDC article 49
Direito
Código de Direito Consumidor
title_short Direito de arrependimento do consumidor no comércio eletrônico
title_full Direito de arrependimento do consumidor no comércio eletrônico
title_fullStr Direito de arrependimento do consumidor no comércio eletrônico
title_full_unstemmed Direito de arrependimento do consumidor no comércio eletrônico
title_sort Direito de arrependimento do consumidor no comércio eletrônico
author Ferreira, Diego Augusto Barboza
author_facet Ferreira, Diego Augusto Barboza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Diego Augusto Barboza
dc.subject.por.fl_str_mv Consumidor
Comercio eletrônico
Direito de arrependimento
Right to return unwanted merchandise ecommerce
Consumer and internet
Refund period
CDC article 49
Direito
Código de Direito Consumidor
topic Consumidor
Comercio eletrônico
Direito de arrependimento
Right to return unwanted merchandise ecommerce
Consumer and internet
Refund period
CDC article 49
Direito
Código de Direito Consumidor
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv Direito
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho tem como finalidade analisar a aplicabilidade do direito de arrependimento do consumidor que se encontra presente no artigo 49 Código de Defesa do Consumidor também chamado de direito de reflexão, previsto no Código de Defesa do Consumidor, às relações de consumo através do comércio eletrônico trazem pra o meio jurídico novos temas de relevante estudos no meio jurídico, tanto pela doutrina quanto pela hermenêutica sobre a legislação costumeira, sendo que ao contrato eletrônico também se aplica esta legislação, mesmo não o elencando literalmente em seus preceitos normativos. A grande extensão da internet na rede mundial e a forma fácil de utilização pela sociedade de consumo como meio veloz, facilitador de busca aos mais diferentes produtos e serviços para atender aos seus anseios e necessidades em uma economia globalizada, rompeu fronteiras geográficas e presenciais para se contratar. Dessa forma, o Direito, como ciência que estuda o mover social, não deixaria de abarcar em sua ampla seara projetiva o consumidor nessas relações comerciais – essencialmente do seu direito de se arrepender do negócio jurídico realizado, dentro dos parâmetros definidos em lei.
Article #49 of the Brazilian Consumer Bill of Rights (CDC – Law 8.078/1990) establishes consumers’ right to return unwanted merchandise to suppliers within period of 7 days for a full refund in the case of distance contracts. This law is intended to ensure consumers’ convenience and opportunity at the moment of purchase, compensate for consumers’ lack of familiarity with the product or service purchased, and protect consumers against particularly aggressive marketing practices. In ecommerce dealings the unrestricted exercise of this right can lead to significant losses on part of the suppliers. But, far from ignoring consumers’ rights suppliers often underscore them, though the actual scope and applicability of these rights remain to be clearly established. If consumers’ rights to return unwanted merchandise are exercised within the principles informing the legal system, they will eventually become a means of harmonizing e-commerce relations and, consequently, of encouraging participation in worldwide computer networks. Methodology used in this paper is bibliographical, theoretical, descriptive and exploratory
description Direito
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-10-21T13:12:11Z
2016-10-10T03:54:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-10-21T13:12:11Z
2016-10-10T03:54:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERREIRA, Diego Augusto Barboza. Direito de arrependimento do consumidor no comércio eletrônico. 2012. 43 f. Monografia (Graduação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/2042
identifier_str_mv FERREIRA, Diego Augusto Barboza. Direito de arrependimento do consumidor no comércio eletrônico. 2012. 43 f. Monografia (Graduação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/2042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Texto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2042/1/Diego%20Augusto%20Barboza%20Ferreira.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2042/2/license_url
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2042/3/license_text
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2042/4/license_rdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2042/5/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2042/6/Diego%20Augusto%20Barboza%20Ferreira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 307ee28106b4493a913fe88f4e2c7c6c
0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccf
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7
15d8b3845c3fb477e8d52e515cf366db
aed6701e2fcae6949b34d139f0cb2ac1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829836281643008