Jogos cooperativos x jogos competitivos : uma análise perceptiva qualitativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Bruna Oliveira de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1095
Resumo: Os jogos nas aulas de Educação Física, muitas vezes, caracterizam-se sob a forma de competição, e por conta de uma visão reduzida ou mesmo falta de conhecimento, os professores não desenvolvem os jogos cooperativos. Foi realizado intervenções com jogos cooperativos e competitivos com alunos do 6º ano do ensino fundamental. As intervenções tiveram como base proporcionar aulas diferentes para que a partir do conhecimento dos jogos cooperativos os alunos pudessem averiguar as diferenças ocorridas com o tempo. O objetivo deste estudo foi fazer uma análise perceptiva dos benefícios e a aceitação dos jogos cooperativos em relação à competição. Foi escolhido para as intervenções o Centro de Ensino Fundamental 120 da Região Administrativa de Samambaia, Distrito Federal. A professora de educação física da escola ficou incumbida de escolher essa turma de sexto ano para que a pesquisadora aplicasse os jogos cooperativos e os jogos competitivos. A turma escolhida tinha ao todo 37 alunos, sendo 43,24% do sexo feminino e 56,76% do sexo masculino, com média de idade de 12,14 anos. Concluiu-se que os jogos cooperativos têm uma boa aceitação diante dos alunos, que houve mudanças de comportamento entre eles e que esses jogos devem ser mais desenvolvidos e utilizados na escola.
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A professora de educação física da escola ficou incumbida de escolher essa turma de sexto ano para que a pesquisadora aplicasse os jogos cooperativos e os jogos competitivos. A turma escolhida tinha ao todo 37 alunos, sendo 43,24% do sexo feminino e 56,76% do sexo masculino, com média de idade de 12,14 anos. 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