Inteligência emocional de mulheres empreendedoras do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rayane Borges dos
Data de Publicação: 2012
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1279
Resumo: Psicologia
id UCB-2_f0ef4d10c2ee8edcb7da2fffb7f03b29
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:10869/1279
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Santos, Rayane Borges dos2013-07-10T13:45:48Z2016-10-10T03:47:39Z2013-07-10T13:45:48Z2016-10-10T03:47:39Z2012-06-19SANTOS, Rayane Borges dos. Inteligência emocional de mulheres empreendedoras do Distrito Federal. 2012. 33 f. Monografia (Graduação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1279PsicologiaAtualmente, as mulheres já representam, aproximadamente, 50% dos empreendedores no mundo. E no Brasil não é diferente. As mulheres brasileiras estão cada vez mais inseridas no mundo dos negócios, tendo como característica a transformação de ideias em empreendimento para benefício próprio e para a comunidade. O conceito de inteligência emocional acrescenta a estas características a capacidade que o sujeito tem de identificar e gerenciar bem as emoções dentro de si e de aplicar isso nos contextos em que se insere, inclusive profissionalmente. Sendo assim, este estudo teve como objetivo investigar os modos de adaptação da mulher empreendedora às situações organizacionais, levando em consideração o conceito de inteligência emocional, contexto social e características do empreendimento no mercado. Participaram deste estudo 30 mulheres responsáveis pelo próprio empreendimento, há pelo menos, dois anos. Todas residentes em Brasília. Foram aplicados um questionário sócio-demográfico e o teste psicológico QUATI de avaliação da personalidade. Os resultados indicaram que a maioria destas mulheres, que compunham a amostra, são extrovertidas, possuem como função principal o sentimento e como função auxiliar a sensação, traduzindo-se em perseverança, sensibilidade, planos e decisões baseadas em fatos comprovados e valores pessoais, reforçando o conceito de Inteligência Emocional. Assim, os resultados dessa pesquisa corroboram a ideia de que para ter comportamento empreendedor as pessoas costumam ser mais extrovertidas e sentimentais, indicando que o mundo empresarial demanda das pessoas muita inteligência emocional.Currently, women now represent approximately 50% of entrepreneurs in the world. And in Brazil is no different. Brazilian women are increasingly embedded in business, having as a transformation of ideas into the enterprise for their own benefit and for the community. The concept of emotional intelligence adds to these features, mainly the ability one has to identify and manage emotions well within themselves and apply it in their contexts, even professionally. Thus, this study aimed to investigate ways to adapt to women's entrepreneurial organizational situations, taking into account the concept of emotional intelligence, social context and characteristics of the enterprise market. The study included 30 women responsible for their own development, there are at least two years. All residents in Brasilia. We applied a questionnaire socio-demographic and psychological test QUATI personality assessment. The results indicated that most of these women, who comprised the sample, are outgoing, have as main function the feeling and the feeling as auxiliary function, which translates into patience, sensitivity, plans and decisions based on proven facts and personal values, reinforcing the concept of Emotional Intelligence. Thus, the results of this study support the idea that to have entrepreneurial behavior people tend to be more outgoing, sentimental, indicating that business people demand a lot of emotional intelligence.Submitted by Kelson Anthony de Menezes (kelson@ucb.br) on 2013-07-10T13:45:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Rayane Borges dos Santos.pdf: 254460 bytes, checksum: 54faacac367272ef66859e0566c8d096 (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2013-07-10T13:45:40Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Rayane Borges dos Santos.pdf: 254460 bytes, checksum: 54faacac367272ef66859e0566c8d096 (MD5)Made available in DSpace on 2013-07-10T13:45:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Rayane Borges dos Santos.pdf: 254460 bytes, checksum: 54faacac367272ef66859e0566c8d096 (MD5) Previous issue date: 2012-06-19Made available in DSpace on 2016-10-10T03:47:39Z (GMT). No. of bitstreams: 5 license.txt: 1852 bytes, checksum: afde91a394542467876b0204f816ef0a (MD5) Rayane Borges dos Santos.pdf: 254460 bytes, checksum: 54faacac367272ef66859e0566c8d096 (MD5) license_url: 46 bytes, checksum: 0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccf (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Previous issue date: 2012-06-19TextoUniversidade Católica de BrasíliaMulheresPsicologiaEmpreendedoresEmpreendimentosInteligência emocionalInteligência emocional de mulheres empreendedoras do Distrito Federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Católica de Brasília, Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBLICENSElicense.txttext/plain1852https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1279/1/license.txtafde91a394542467876b0204f816ef0aMD51ORIGINALRayane Borges dos Santos.pdfMonografiaapplication/pdf254460https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1279/2/Rayane%20Borges%20dos%20Santos.pdf54faacac367272ef66859e0566c8d096MD52CC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream46https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1279/3/license_url0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccfMD53license_textapplication/octet-stream0https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1279/4/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54license_rdfapplication/octet-stream20168https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1279/5/license_rdf288037d582f66c131a3b54761360a7bcMD55TEXTRayane Borges dos Santos.pdf.txtRayane Borges dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain54658https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1279/6/Rayane%20Borges%20dos%20Santos.pdf.txte1672b44d290043d2c5fb6590b32e5faMD5610869/12792017-01-17 15:05:51.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Repositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inteligência emocional de mulheres empreendedoras do Distrito Federal
title Inteligência emocional de mulheres empreendedoras do Distrito Federal
spellingShingle Inteligência emocional de mulheres empreendedoras do Distrito Federal
Santos, Rayane Borges dos
Mulheres
Psicologia
Empreendedores
Empreendimentos
Inteligência emocional
title_short Inteligência emocional de mulheres empreendedoras do Distrito Federal
title_full Inteligência emocional de mulheres empreendedoras do Distrito Federal
title_fullStr Inteligência emocional de mulheres empreendedoras do Distrito Federal
title_full_unstemmed Inteligência emocional de mulheres empreendedoras do Distrito Federal
title_sort Inteligência emocional de mulheres empreendedoras do Distrito Federal
author Santos, Rayane Borges dos
author_facet Santos, Rayane Borges dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rayane Borges dos
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres
Psicologia
Empreendedores
Empreendimentos
Inteligência emocional
topic Mulheres
Psicologia
Empreendedores
Empreendimentos
Inteligência emocional
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv Psicologia
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Atualmente, as mulheres já representam, aproximadamente, 50% dos empreendedores no mundo. E no Brasil não é diferente. As mulheres brasileiras estão cada vez mais inseridas no mundo dos negócios, tendo como característica a transformação de ideias em empreendimento para benefício próprio e para a comunidade. O conceito de inteligência emocional acrescenta a estas características a capacidade que o sujeito tem de identificar e gerenciar bem as emoções dentro de si e de aplicar isso nos contextos em que se insere, inclusive profissionalmente. Sendo assim, este estudo teve como objetivo investigar os modos de adaptação da mulher empreendedora às situações organizacionais, levando em consideração o conceito de inteligência emocional, contexto social e características do empreendimento no mercado. Participaram deste estudo 30 mulheres responsáveis pelo próprio empreendimento, há pelo menos, dois anos. Todas residentes em Brasília. Foram aplicados um questionário sócio-demográfico e o teste psicológico QUATI de avaliação da personalidade. Os resultados indicaram que a maioria destas mulheres, que compunham a amostra, são extrovertidas, possuem como função principal o sentimento e como função auxiliar a sensação, traduzindo-se em perseverança, sensibilidade, planos e decisões baseadas em fatos comprovados e valores pessoais, reforçando o conceito de Inteligência Emocional. Assim, os resultados dessa pesquisa corroboram a ideia de que para ter comportamento empreendedor as pessoas costumam ser mais extrovertidas e sentimentais, indicando que o mundo empresarial demanda das pessoas muita inteligência emocional.
Currently, women now represent approximately 50% of entrepreneurs in the world. And in Brazil is no different. Brazilian women are increasingly embedded in business, having as a transformation of ideas into the enterprise for their own benefit and for the community. The concept of emotional intelligence adds to these features, mainly the ability one has to identify and manage emotions well within themselves and apply it in their contexts, even professionally. Thus, this study aimed to investigate ways to adapt to women's entrepreneurial organizational situations, taking into account the concept of emotional intelligence, social context and characteristics of the enterprise market. The study included 30 women responsible for their own development, there are at least two years. All residents in Brasilia. We applied a questionnaire socio-demographic and psychological test QUATI personality assessment. The results indicated that most of these women, who comprised the sample, are outgoing, have as main function the feeling and the feeling as auxiliary function, which translates into patience, sensitivity, plans and decisions based on proven facts and personal values, reinforcing the concept of Emotional Intelligence. Thus, the results of this study support the idea that to have entrepreneurial behavior people tend to be more outgoing, sentimental, indicating that business people demand a lot of emotional intelligence.
description Psicologia
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-06-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-07-10T13:45:48Z
2016-10-10T03:47:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-07-10T13:45:48Z
2016-10-10T03:47:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Rayane Borges dos. Inteligência emocional de mulheres empreendedoras do Distrito Federal. 2012. 33 f. Monografia (Graduação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1279
identifier_str_mv SANTOS, Rayane Borges dos. Inteligência emocional de mulheres empreendedoras do Distrito Federal. 2012. 33 f. Monografia (Graduação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Texto
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1279/1/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1279/2/Rayane%20Borges%20dos%20Santos.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1279/3/license_url
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1279/4/license_text
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1279/5/license_rdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1279/6/Rayane%20Borges%20dos%20Santos.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv afde91a394542467876b0204f816ef0a
54faacac367272ef66859e0566c8d096
0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccf
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
288037d582f66c131a3b54761360a7bc
e1672b44d290043d2c5fb6590b32e5fa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829825847263232