Inteligência emocional de mulheres empreendedoras do Distrito Federal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1279 |
Resumo: | Psicologia |
id |
UCB-2_f0ef4d10c2ee8edcb7da2fffb7f03b29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:10869/1279 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Santos, Rayane Borges dos2013-07-10T13:45:48Z2016-10-10T03:47:39Z2013-07-10T13:45:48Z2016-10-10T03:47:39Z2012-06-19SANTOS, Rayane Borges dos. Inteligência emocional de mulheres empreendedoras do Distrito Federal. 2012. 33 f. Monografia (Graduação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1279PsicologiaAtualmente, as mulheres já representam, aproximadamente, 50% dos empreendedores no mundo. E no Brasil não é diferente. As mulheres brasileiras estão cada vez mais inseridas no mundo dos negócios, tendo como característica a transformação de ideias em empreendimento para benefício próprio e para a comunidade. O conceito de inteligência emocional acrescenta a estas características a capacidade que o sujeito tem de identificar e gerenciar bem as emoções dentro de si e de aplicar isso nos contextos em que se insere, inclusive profissionalmente. Sendo assim, este estudo teve como objetivo investigar os modos de adaptação da mulher empreendedora às situações organizacionais, levando em consideração o conceito de inteligência emocional, contexto social e características do empreendimento no mercado. Participaram deste estudo 30 mulheres responsáveis pelo próprio empreendimento, há pelo menos, dois anos. Todas residentes em Brasília. Foram aplicados um questionário sócio-demográfico e o teste psicológico QUATI de avaliação da personalidade. Os resultados indicaram que a maioria destas mulheres, que compunham a amostra, são extrovertidas, possuem como função principal o sentimento e como função auxiliar a sensação, traduzindo-se em perseverança, sensibilidade, planos e decisões baseadas em fatos comprovados e valores pessoais, reforçando o conceito de Inteligência Emocional. Assim, os resultados dessa pesquisa corroboram a ideia de que para ter comportamento empreendedor as pessoas costumam ser mais extrovertidas e sentimentais, indicando que o mundo empresarial demanda das pessoas muita inteligência emocional.Currently, women now represent approximately 50% of entrepreneurs in the world. And in Brazil is no different. Brazilian women are increasingly embedded in business, having as a transformation of ideas into the enterprise for their own benefit and for the community. The concept of emotional intelligence adds to these features, mainly the ability one has to identify and manage emotions well within themselves and apply it in their contexts, even professionally. Thus, this study aimed to investigate ways to adapt to women's entrepreneurial organizational situations, taking into account the concept of emotional intelligence, social context and characteristics of the enterprise market. The study included 30 women responsible for their own development, there are at least two years. All residents in Brasilia. We applied a questionnaire socio-demographic and psychological test QUATI personality assessment. The results indicated that most of these women, who comprised the sample, are outgoing, have as main function the feeling and the feeling as auxiliary function, which translates into patience, sensitivity, plans and decisions based on proven facts and personal values, reinforcing the concept of Emotional Intelligence. Thus, the results of this study support the idea that to have entrepreneurial behavior people tend to be more outgoing, sentimental, indicating that business people demand a lot of emotional intelligence.Submitted by Kelson Anthony de Menezes (kelson@ucb.br) on 2013-07-10T13:45:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Rayane Borges dos Santos.pdf: 254460 bytes, checksum: 54faacac367272ef66859e0566c8d096 (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2013-07-10T13:45:40Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Rayane Borges dos Santos.pdf: 254460 bytes, checksum: 54faacac367272ef66859e0566c8d096 (MD5)Made available in DSpace on 2013-07-10T13:45:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Rayane Borges dos Santos.pdf: 254460 bytes, checksum: 54faacac367272ef66859e0566c8d096 (MD5) Previous issue date: 2012-06-19Made available in DSpace on 2016-10-10T03:47:39Z (GMT). No. of bitstreams: 5 license.txt: 1852 bytes, checksum: afde91a394542467876b0204f816ef0a (MD5) Rayane Borges dos Santos.pdf: 254460 bytes, checksum: 54faacac367272ef66859e0566c8d096 (MD5) license_url: 46 bytes, checksum: 0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccf (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Previous issue date: 2012-06-19TextoUniversidade Católica de BrasíliaMulheresPsicologiaEmpreendedoresEmpreendimentosInteligência emocionalInteligência emocional de mulheres empreendedoras do Distrito Federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Católica de Brasília, Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBLICENSElicense.txttext/plain1852https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1279/1/license.txtafde91a394542467876b0204f816ef0aMD51ORIGINALRayane Borges dos Santos.pdfMonografiaapplication/pdf254460https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1279/2/Rayane%20Borges%20dos%20Santos.pdf54faacac367272ef66859e0566c8d096MD52CC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream46https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1279/3/license_url0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccfMD53license_textapplication/octet-stream0https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1279/4/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54license_rdfapplication/octet-stream20168https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1279/5/license_rdf288037d582f66c131a3b54761360a7bcMD55TEXTRayane Borges dos Santos.pdf.txtRayane Borges dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain54658https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1279/6/Rayane%20Borges%20dos%20Santos.pdf.txte1672b44d290043d2c5fb6590b32e5faMD5610869/12792017-01-17 15:05:51.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Repositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Inteligência emocional de mulheres empreendedoras do Distrito Federal |
title |
Inteligência emocional de mulheres empreendedoras do Distrito Federal |
spellingShingle |
Inteligência emocional de mulheres empreendedoras do Distrito Federal Santos, Rayane Borges dos Mulheres Psicologia Empreendedores Empreendimentos Inteligência emocional |
title_short |
Inteligência emocional de mulheres empreendedoras do Distrito Federal |
title_full |
Inteligência emocional de mulheres empreendedoras do Distrito Federal |
title_fullStr |
Inteligência emocional de mulheres empreendedoras do Distrito Federal |
title_full_unstemmed |
Inteligência emocional de mulheres empreendedoras do Distrito Federal |
title_sort |
Inteligência emocional de mulheres empreendedoras do Distrito Federal |
author |
Santos, Rayane Borges dos |
author_facet |
Santos, Rayane Borges dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Rayane Borges dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mulheres Psicologia Empreendedores Empreendimentos Inteligência emocional |
topic |
Mulheres Psicologia Empreendedores Empreendimentos Inteligência emocional |
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv |
Psicologia |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Atualmente, as mulheres já representam, aproximadamente, 50% dos empreendedores no mundo. E no Brasil não é diferente. As mulheres brasileiras estão cada vez mais inseridas no mundo dos negócios, tendo como característica a transformação de ideias em empreendimento para benefício próprio e para a comunidade. O conceito de inteligência emocional acrescenta a estas características a capacidade que o sujeito tem de identificar e gerenciar bem as emoções dentro de si e de aplicar isso nos contextos em que se insere, inclusive profissionalmente. Sendo assim, este estudo teve como objetivo investigar os modos de adaptação da mulher empreendedora às situações organizacionais, levando em consideração o conceito de inteligência emocional, contexto social e características do empreendimento no mercado. Participaram deste estudo 30 mulheres responsáveis pelo próprio empreendimento, há pelo menos, dois anos. Todas residentes em Brasília. Foram aplicados um questionário sócio-demográfico e o teste psicológico QUATI de avaliação da personalidade. Os resultados indicaram que a maioria destas mulheres, que compunham a amostra, são extrovertidas, possuem como função principal o sentimento e como função auxiliar a sensação, traduzindo-se em perseverança, sensibilidade, planos e decisões baseadas em fatos comprovados e valores pessoais, reforçando o conceito de Inteligência Emocional. Assim, os resultados dessa pesquisa corroboram a ideia de que para ter comportamento empreendedor as pessoas costumam ser mais extrovertidas e sentimentais, indicando que o mundo empresarial demanda das pessoas muita inteligência emocional. Currently, women now represent approximately 50% of entrepreneurs in the world. And in Brazil is no different. Brazilian women are increasingly embedded in business, having as a transformation of ideas into the enterprise for their own benefit and for the community. The concept of emotional intelligence adds to these features, mainly the ability one has to identify and manage emotions well within themselves and apply it in their contexts, even professionally. Thus, this study aimed to investigate ways to adapt to women's entrepreneurial organizational situations, taking into account the concept of emotional intelligence, social context and characteristics of the enterprise market. The study included 30 women responsible for their own development, there are at least two years. All residents in Brasilia. We applied a questionnaire socio-demographic and psychological test QUATI personality assessment. The results indicated that most of these women, who comprised the sample, are outgoing, have as main function the feeling and the feeling as auxiliary function, which translates into patience, sensitivity, plans and decisions based on proven facts and personal values, reinforcing the concept of Emotional Intelligence. Thus, the results of this study support the idea that to have entrepreneurial behavior people tend to be more outgoing, sentimental, indicating that business people demand a lot of emotional intelligence. |
description |
Psicologia |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-06-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-07-10T13:45:48Z 2016-10-10T03:47:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-07-10T13:45:48Z 2016-10-10T03:47:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Rayane Borges dos. Inteligência emocional de mulheres empreendedoras do Distrito Federal. 2012. 33 f. Monografia (Graduação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1279 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Rayane Borges dos. Inteligência emocional de mulheres empreendedoras do Distrito Federal. 2012. 33 f. Monografia (Graduação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Texto |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1279/1/license.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1279/2/Rayane%20Borges%20dos%20Santos.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1279/3/license_url https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1279/4/license_text https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1279/5/license_rdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1279/6/Rayane%20Borges%20dos%20Santos.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
afde91a394542467876b0204f816ef0a 54faacac367272ef66859e0566c8d096 0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccf d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 288037d582f66c131a3b54761360a7bc e1672b44d290043d2c5fb6590b32e5fa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829825847263232 |