Avaliação de desempenho como instrumento capacitador na área organizacional
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Data de Publicação: | 2011 |
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Lima, Maria Hiltamara Cardoso2014-09-26T21:49:26Z2016-10-10T03:46:40Z2014-09-26T21:49:26Z2016-10-10T03:46:40Z2011LIMA, Maria Hiltamara Cardoso. Avaliação de desempenho como instrumento capacitador na área organizacional. 2011. 33 f. Monografia (Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2011.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/4601PsicologiaDentro de uma organização diferentes fatores influenciam para o desenvolvimento administrativo e pessoal da empresa. A Avaliação de Desempenho, nesse contexto, é utilizada para medir o desenvolvimento dos colaboradores em suas atribuições. O presente estudo teve como objetivo aprimorar e aplicar um instrumento de Avaliação de Desempenho em uma equipe de técnicos de enfermagem de uma empresa de saúde do Distrito Federal – DF. O instrumento foi aplicado nos colaboradores que tinham, pelo menos, seis meses de atuação na empresa, com experiência nas atividades desenvolvidas no setor de internação. Para tanto, foi utilizado um formulário de perguntas objetivas, aplicado também na chefia setorial. Ao final, foi realizado um feedback aos colaboradores, a partir dos resultados obtidos, destacando-se, os fatores contribuintes, como, por exemplo, a facilidade e credibilidade para a realização desse instrumento avaliativo, especialmente considerando-se que o aplicador faz parte da equipe em questão. Além disso, foram avaliadas as limitações encontradas, principalmente em razão do dinamismo do segmento de atuação da empresa e do tempo disponibilizado para a execução do trabalho. A análise de dados foi quantitativa a partir de validação fatorial, via o programa estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), que possibilitou avaliar as questões propostas. Os resultados indicaram que há uma diferença entre a percepção do desempenho a partir da visão dos colaboradores e da chefia imediata. Além disso, algumas questões referentes à adequação do trabalho e da capacidade dos funcionários parece ser discordante entre a visão da empresa e do próprio funcionário. Nesse sentido, essa pesquisa demonstrou a relevância do instrumento de avaliação de desempenho para a maior sintonia na comunicação da organização.Submitted by Tania Marques Ribeiro (tmarques@ucb.br) on 2014-09-24T20:01:10Z No. of bitstreams: 1 Maria Hiltamara Cardoso Lima.pdf: 372839 bytes, checksum: 70930e33d04edbb00feaa460fdff0f54 (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2014-09-26T21:49:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Maria Hiltamara Cardoso Lima.pdf: 372839 bytes, checksum: 70930e33d04edbb00feaa460fdff0f54 (MD5)Made available in DSpace on 2014-09-26T21:49:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Hiltamara Cardoso Lima.pdf: 372839 bytes, checksum: 70930e33d04edbb00feaa460fdff0f54 (MD5) Previous issue date: 2011Made available in DSpace on 2016-10-10T03:46:40Z (GMT). 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Dentro de uma organização diferentes fatores influenciam para o desenvolvimento administrativo e pessoal da empresa. A Avaliação de Desempenho, nesse contexto, é utilizada para medir o desenvolvimento dos colaboradores em suas atribuições. O presente estudo teve como objetivo aprimorar e aplicar um instrumento de Avaliação de Desempenho em uma equipe de técnicos de enfermagem de uma empresa de saúde do Distrito Federal – DF. O instrumento foi aplicado nos colaboradores que tinham, pelo menos, seis meses de atuação na empresa, com experiência nas atividades desenvolvidas no setor de internação. Para tanto, foi utilizado um formulário de perguntas objetivas, aplicado também na chefia setorial. Ao final, foi realizado um feedback aos colaboradores, a partir dos resultados obtidos, destacando-se, os fatores contribuintes, como, por exemplo, a facilidade e credibilidade para a realização desse instrumento avaliativo, especialmente considerando-se que o aplicador faz parte da equipe em questão. Além disso, foram avaliadas as limitações encontradas, principalmente em razão do dinamismo do segmento de atuação da empresa e do tempo disponibilizado para a execução do trabalho. A análise de dados foi quantitativa a partir de validação fatorial, via o programa estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), que possibilitou avaliar as questões propostas. Os resultados indicaram que há uma diferença entre a percepção do desempenho a partir da visão dos colaboradores e da chefia imediata. Além disso, algumas questões referentes à adequação do trabalho e da capacidade dos funcionários parece ser discordante entre a visão da empresa e do próprio funcionário. Nesse sentido, essa pesquisa demonstrou a relevância do instrumento de avaliação de desempenho para a maior sintonia na comunicação da organização. |
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