O processo de internacionalização da Natura na França
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12817 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de internacionalização da empresa brasileira Natura na França, desde o início de suas operações, em 2005, até o fechamento de parte de sua operação no país, em 2016. Essa proposta de tema foi motivada pela temática de internacionalização de empresas, bem como as diretrizes que as teorias de internacionalização podem ter. O estudo foi dividido em três capítulos, que respondeu aos objetivos específicos. Para desenvolver os capítulos, foi realizado como forma de metodologia uma pesquisa descritiva e bibliográfica, por meio de livros, artigos científicos e documentos oficiais da empresa Natura. O primeiro capítulo detalha a parte teórica, mostra os principais conceitos de internacionalização, e as principais teorias e estratégias no que tange as operações internacionais por parte de empresas. No segundo capítulo, procura-se apresentar e compreender o panorama geral da França, considerando principalmente o setor de cosméticos da região e os principais líderes da Natura. Por fim, o terceiro capítulo, procura-se mostrar um histórico de desenvolvimento e expansão da Natura, desde sua criação e aprimoramento, até sua expansão para mercados de países vizinhos, para o continente americano e posteriormente para França. Durante a conclusão do estudo, verificou-se que a Natura utilizou as estratégias de internacionalização nas suas operações na França, buscando diferenciais da marca capazes de competir em um mercado altamente sofisticado. No entanto, precisa melhorar a adequação da operação, adaptando-o ao ambiente francês. |
id |
UCB-2_fccbd35b8e2391f7253286dc7cfa3e99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/12817 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Klein, Christian PhilipRabêlo, Lucas Vitor da Silva2020-03-02T12:05:59Z2020-02-272020-03-02T12:05:59Z2019RABÊLO, Lucas Vitor da Silva. O processo de internacionalização da Natura na França. 2019. 44 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12817O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de internacionalização da empresa brasileira Natura na França, desde o início de suas operações, em 2005, até o fechamento de parte de sua operação no país, em 2016. Essa proposta de tema foi motivada pela temática de internacionalização de empresas, bem como as diretrizes que as teorias de internacionalização podem ter. O estudo foi dividido em três capítulos, que respondeu aos objetivos específicos. Para desenvolver os capítulos, foi realizado como forma de metodologia uma pesquisa descritiva e bibliográfica, por meio de livros, artigos científicos e documentos oficiais da empresa Natura. O primeiro capítulo detalha a parte teórica, mostra os principais conceitos de internacionalização, e as principais teorias e estratégias no que tange as operações internacionais por parte de empresas. No segundo capítulo, procura-se apresentar e compreender o panorama geral da França, considerando principalmente o setor de cosméticos da região e os principais líderes da Natura. Por fim, o terceiro capítulo, procura-se mostrar um histórico de desenvolvimento e expansão da Natura, desde sua criação e aprimoramento, até sua expansão para mercados de países vizinhos, para o continente americano e posteriormente para França. Durante a conclusão do estudo, verificou-se que a Natura utilizou as estratégias de internacionalização nas suas operações na França, buscando diferenciais da marca capazes de competir em um mercado altamente sofisticado. No entanto, precisa melhorar a adequação da operação, adaptando-o ao ambiente francês.This study aims to analyze the internationalization process of the Brazilian company Natura in France, from the beginning of its operations, in 2005, until the closing of part of its operation in the country, in 2016. This theme proposal was motivated by the theme internationalization, as well as the guidelines that internationalization theories can have. The study was divided into three chapters, that correspond to the three specific objectives. In order to develop the chapters, a descriptive and bibliographical research was carried out as a methodology, through books, scientific articles and official documents of the company Natura. The first chapter details the theoretical part, shows the main concepts of internationalization, and the main theories and strategies regarding international operations by companies. In the second chapter, we seek to present and understand the general panorama of France, considering mainly the region's cosmetics sector and Natura's main leaders. Finally, the third chapter seeks to show a history of development and expansion of Natura, from its creation and improvement, to its expansion to markets of neighboring countries, to the American continent and later to France. During the conclusion of the study, it was found that Natura used internationalization strategies in its operations in France, seeking brand differentials able to compete in a highly sophisticated market. However, it needs to improve the suitability of the operation by adapting it to the French environment.Submitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2020-02-27T19:32:04Z No. of bitstreams: 1 LucasVitordaSilvaRabêloTCCGraduacao2019.pdf: 608812 bytes, checksum: 8370583be646672d2b6d72e5b0fabf21 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2020-03-02T12:05:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LucasVitordaSilvaRabêloTCCGraduacao2019.pdf: 608812 bytes, checksum: 8370583be646672d2b6d72e5b0fabf21 (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-02T12:05:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LucasVitordaSilvaRabêloTCCGraduacao2019.pdf: 608812 bytes, checksum: 8370583be646672d2b6d72e5b0fabf21 (MD5) Previous issue date: 2019porUniversidade Católica de BrasíliaRelações Internacionais (Graduação)UCBBrasilEscola de Humanidades, Negócios e DireitoCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISInternacionalizaçãoMarketingFrançaNaturaO processo de internacionalização da Natura na Françainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTLucasVitordaSilvaRabêloTCCGraduacao2019.pdf.txtLucasVitordaSilvaRabêloTCCGraduacao2019.pdf.txtExtracted texttext/plain82841https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12817/3/LucasVitordaSilvaRab%c3%aaloTCCGraduacao2019.pdf.txt9b3f6bca9779395abbd8201ec467618cMD53ORIGINALLucasVitordaSilvaRabêloTCCGraduacao2019.pdfLucasVitordaSilvaRabêloTCCGraduacao2019.pdfMonografiaapplication/pdf608812https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12817/1/LucasVitordaSilvaRab%c3%aaloTCCGraduacao2019.pdf8370583be646672d2b6d72e5b0fabf21MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12817/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52123456789/128172020-06-09 03:51:41.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O processo de internacionalização da Natura na França |
title |
O processo de internacionalização da Natura na França |
spellingShingle |
O processo de internacionalização da Natura na França Rabêlo, Lucas Vitor da Silva CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS Internacionalização Marketing França Natura |
title_short |
O processo de internacionalização da Natura na França |
title_full |
O processo de internacionalização da Natura na França |
title_fullStr |
O processo de internacionalização da Natura na França |
title_full_unstemmed |
O processo de internacionalização da Natura na França |
title_sort |
O processo de internacionalização da Natura na França |
author |
Rabêlo, Lucas Vitor da Silva |
author_facet |
Rabêlo, Lucas Vitor da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Klein, Christian Philip |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rabêlo, Lucas Vitor da Silva |
contributor_str_mv |
Klein, Christian Philip |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS |
topic |
CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS Internacionalização Marketing França Natura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internacionalização Marketing França Natura |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de internacionalização da empresa brasileira Natura na França, desde o início de suas operações, em 2005, até o fechamento de parte de sua operação no país, em 2016. Essa proposta de tema foi motivada pela temática de internacionalização de empresas, bem como as diretrizes que as teorias de internacionalização podem ter. O estudo foi dividido em três capítulos, que respondeu aos objetivos específicos. Para desenvolver os capítulos, foi realizado como forma de metodologia uma pesquisa descritiva e bibliográfica, por meio de livros, artigos científicos e documentos oficiais da empresa Natura. O primeiro capítulo detalha a parte teórica, mostra os principais conceitos de internacionalização, e as principais teorias e estratégias no que tange as operações internacionais por parte de empresas. No segundo capítulo, procura-se apresentar e compreender o panorama geral da França, considerando principalmente o setor de cosméticos da região e os principais líderes da Natura. Por fim, o terceiro capítulo, procura-se mostrar um histórico de desenvolvimento e expansão da Natura, desde sua criação e aprimoramento, até sua expansão para mercados de países vizinhos, para o continente americano e posteriormente para França. Durante a conclusão do estudo, verificou-se que a Natura utilizou as estratégias de internacionalização nas suas operações na França, buscando diferenciais da marca capazes de competir em um mercado altamente sofisticado. No entanto, precisa melhorar a adequação da operação, adaptando-o ao ambiente francês. This study aims to analyze the internationalization process of the Brazilian company Natura in France, from the beginning of its operations, in 2005, until the closing of part of its operation in the country, in 2016. This theme proposal was motivated by the theme internationalization, as well as the guidelines that internationalization theories can have. The study was divided into three chapters, that correspond to the three specific objectives. In order to develop the chapters, a descriptive and bibliographical research was carried out as a methodology, through books, scientific articles and official documents of the company Natura. The first chapter details the theoretical part, shows the main concepts of internationalization, and the main theories and strategies regarding international operations by companies. In the second chapter, we seek to present and understand the general panorama of France, considering mainly the region's cosmetics sector and Natura's main leaders. Finally, the third chapter seeks to show a history of development and expansion of Natura, from its creation and improvement, to its expansion to markets of neighboring countries, to the American continent and later to France. During the conclusion of the study, it was found that Natura used internationalization strategies in its operations in France, seeking brand differentials able to compete in a highly sophisticated market. However, it needs to improve the suitability of the operation by adapting it to the French environment. |
description |
O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de internacionalização da empresa brasileira Natura na França, desde o início de suas operações, em 2005, até o fechamento de parte de sua operação no país, em 2016. Essa proposta de tema foi motivada pela temática de internacionalização de empresas, bem como as diretrizes que as teorias de internacionalização podem ter. O estudo foi dividido em três capítulos, que respondeu aos objetivos específicos. Para desenvolver os capítulos, foi realizado como forma de metodologia uma pesquisa descritiva e bibliográfica, por meio de livros, artigos científicos e documentos oficiais da empresa Natura. O primeiro capítulo detalha a parte teórica, mostra os principais conceitos de internacionalização, e as principais teorias e estratégias no que tange as operações internacionais por parte de empresas. No segundo capítulo, procura-se apresentar e compreender o panorama geral da França, considerando principalmente o setor de cosméticos da região e os principais líderes da Natura. Por fim, o terceiro capítulo, procura-se mostrar um histórico de desenvolvimento e expansão da Natura, desde sua criação e aprimoramento, até sua expansão para mercados de países vizinhos, para o continente americano e posteriormente para França. Durante a conclusão do estudo, verificou-se que a Natura utilizou as estratégias de internacionalização nas suas operações na França, buscando diferenciais da marca capazes de competir em um mercado altamente sofisticado. No entanto, precisa melhorar a adequação da operação, adaptando-o ao ambiente francês. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-02T12:05:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-02-27 2020-03-02T12:05:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RABÊLO, Lucas Vitor da Silva. O processo de internacionalização da Natura na França. 2019. 44 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12817 |
identifier_str_mv |
RABÊLO, Lucas Vitor da Silva. O processo de internacionalização da Natura na França. 2019. 44 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12817 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Relações Internacionais (Graduação) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades, Negócios e Direito |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12817/3/LucasVitordaSilvaRab%c3%aaloTCCGraduacao2019.pdf.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12817/1/LucasVitordaSilvaRab%c3%aaloTCCGraduacao2019.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12817/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9b3f6bca9779395abbd8201ec467618c 8370583be646672d2b6d72e5b0fabf21 4d5160124c10e76e035be9c2700508e4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829921689206784 |