O processo de internacionalização da Natura na França

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rabêlo, Lucas Vitor da Silva
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12817
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de internacionalização da empresa brasileira Natura na França, desde o início de suas operações, em 2005, até o fechamento de parte de sua operação no país, em 2016. Essa proposta de tema foi motivada pela temática de internacionalização de empresas, bem como as diretrizes que as teorias de internacionalização podem ter. O estudo foi dividido em três capítulos, que respondeu aos objetivos específicos. Para desenvolver os capítulos, foi realizado como forma de metodologia uma pesquisa descritiva e bibliográfica, por meio de livros, artigos científicos e documentos oficiais da empresa Natura. O primeiro capítulo detalha a parte teórica, mostra os principais conceitos de internacionalização, e as principais teorias e estratégias no que tange as operações internacionais por parte de empresas. No segundo capítulo, procura-se apresentar e compreender o panorama geral da França, considerando principalmente o setor de cosméticos da região e os principais líderes da Natura. Por fim, o terceiro capítulo, procura-se mostrar um histórico de desenvolvimento e expansão da Natura, desde sua criação e aprimoramento, até sua expansão para mercados de países vizinhos, para o continente americano e posteriormente para França. Durante a conclusão do estudo, verificou-se que a Natura utilizou as estratégias de internacionalização nas suas operações na França, buscando diferenciais da marca capazes de competir em um mercado altamente sofisticado. No entanto, precisa melhorar a adequação da operação, adaptando-o ao ambiente francês.
id UCB-2_fccbd35b8e2391f7253286dc7cfa3e99
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/12817
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Klein, Christian PhilipRabêlo, Lucas Vitor da Silva2020-03-02T12:05:59Z2020-02-272020-03-02T12:05:59Z2019RABÊLO, Lucas Vitor da Silva. O processo de internacionalização da Natura na França. 2019. 44 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12817O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de internacionalização da empresa brasileira Natura na França, desde o início de suas operações, em 2005, até o fechamento de parte de sua operação no país, em 2016. Essa proposta de tema foi motivada pela temática de internacionalização de empresas, bem como as diretrizes que as teorias de internacionalização podem ter. O estudo foi dividido em três capítulos, que respondeu aos objetivos específicos. Para desenvolver os capítulos, foi realizado como forma de metodologia uma pesquisa descritiva e bibliográfica, por meio de livros, artigos científicos e documentos oficiais da empresa Natura. O primeiro capítulo detalha a parte teórica, mostra os principais conceitos de internacionalização, e as principais teorias e estratégias no que tange as operações internacionais por parte de empresas. No segundo capítulo, procura-se apresentar e compreender o panorama geral da França, considerando principalmente o setor de cosméticos da região e os principais líderes da Natura. Por fim, o terceiro capítulo, procura-se mostrar um histórico de desenvolvimento e expansão da Natura, desde sua criação e aprimoramento, até sua expansão para mercados de países vizinhos, para o continente americano e posteriormente para França. Durante a conclusão do estudo, verificou-se que a Natura utilizou as estratégias de internacionalização nas suas operações na França, buscando diferenciais da marca capazes de competir em um mercado altamente sofisticado. No entanto, precisa melhorar a adequação da operação, adaptando-o ao ambiente francês.This study aims to analyze the internationalization process of the Brazilian company Natura in France, from the beginning of its operations, in 2005, until the closing of part of its operation in the country, in 2016. This theme proposal was motivated by the theme internationalization, as well as the guidelines that internationalization theories can have. The study was divided into three chapters, that correspond to the three specific objectives. In order to develop the chapters, a descriptive and bibliographical research was carried out as a methodology, through books, scientific articles and official documents of the company Natura. The first chapter details the theoretical part, shows the main concepts of internationalization, and the main theories and strategies regarding international operations by companies. In the second chapter, we seek to present and understand the general panorama of France, considering mainly the region's cosmetics sector and Natura's main leaders. Finally, the third chapter seeks to show a history of development and expansion of Natura, from its creation and improvement, to its expansion to markets of neighboring countries, to the American continent and later to France. During the conclusion of the study, it was found that Natura used internationalization strategies in its operations in France, seeking brand differentials able to compete in a highly sophisticated market. However, it needs to improve the suitability of the operation by adapting it to the French environment.Submitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2020-02-27T19:32:04Z No. of bitstreams: 1 LucasVitordaSilvaRabêloTCCGraduacao2019.pdf: 608812 bytes, checksum: 8370583be646672d2b6d72e5b0fabf21 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2020-03-02T12:05:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LucasVitordaSilvaRabêloTCCGraduacao2019.pdf: 608812 bytes, checksum: 8370583be646672d2b6d72e5b0fabf21 (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-02T12:05:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LucasVitordaSilvaRabêloTCCGraduacao2019.pdf: 608812 bytes, checksum: 8370583be646672d2b6d72e5b0fabf21 (MD5) Previous issue date: 2019porUniversidade Católica de BrasíliaRelações Internacionais (Graduação)UCBBrasilEscola de Humanidades, Negócios e DireitoCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISInternacionalizaçãoMarketingFrançaNaturaO processo de internacionalização da Natura na Françainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTLucasVitordaSilvaRabêloTCCGraduacao2019.pdf.txtLucasVitordaSilvaRabêloTCCGraduacao2019.pdf.txtExtracted texttext/plain82841https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12817/3/LucasVitordaSilvaRab%c3%aaloTCCGraduacao2019.pdf.txt9b3f6bca9779395abbd8201ec467618cMD53ORIGINALLucasVitordaSilvaRabêloTCCGraduacao2019.pdfLucasVitordaSilvaRabêloTCCGraduacao2019.pdfMonografiaapplication/pdf608812https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12817/1/LucasVitordaSilvaRab%c3%aaloTCCGraduacao2019.pdf8370583be646672d2b6d72e5b0fabf21MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12817/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52123456789/128172020-06-09 03:51:41.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de internacionalização da Natura na França
title O processo de internacionalização da Natura na França
spellingShingle O processo de internacionalização da Natura na França
Rabêlo, Lucas Vitor da Silva
CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Internacionalização
Marketing
França
Natura
title_short O processo de internacionalização da Natura na França
title_full O processo de internacionalização da Natura na França
title_fullStr O processo de internacionalização da Natura na França
title_full_unstemmed O processo de internacionalização da Natura na França
title_sort O processo de internacionalização da Natura na França
author Rabêlo, Lucas Vitor da Silva
author_facet Rabêlo, Lucas Vitor da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Klein, Christian Philip
dc.contributor.author.fl_str_mv Rabêlo, Lucas Vitor da Silva
contributor_str_mv Klein, Christian Philip
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
topic CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Internacionalização
Marketing
França
Natura
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização
Marketing
França
Natura
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de internacionalização da empresa brasileira Natura na França, desde o início de suas operações, em 2005, até o fechamento de parte de sua operação no país, em 2016. Essa proposta de tema foi motivada pela temática de internacionalização de empresas, bem como as diretrizes que as teorias de internacionalização podem ter. O estudo foi dividido em três capítulos, que respondeu aos objetivos específicos. Para desenvolver os capítulos, foi realizado como forma de metodologia uma pesquisa descritiva e bibliográfica, por meio de livros, artigos científicos e documentos oficiais da empresa Natura. O primeiro capítulo detalha a parte teórica, mostra os principais conceitos de internacionalização, e as principais teorias e estratégias no que tange as operações internacionais por parte de empresas. No segundo capítulo, procura-se apresentar e compreender o panorama geral da França, considerando principalmente o setor de cosméticos da região e os principais líderes da Natura. Por fim, o terceiro capítulo, procura-se mostrar um histórico de desenvolvimento e expansão da Natura, desde sua criação e aprimoramento, até sua expansão para mercados de países vizinhos, para o continente americano e posteriormente para França. Durante a conclusão do estudo, verificou-se que a Natura utilizou as estratégias de internacionalização nas suas operações na França, buscando diferenciais da marca capazes de competir em um mercado altamente sofisticado. No entanto, precisa melhorar a adequação da operação, adaptando-o ao ambiente francês.
This study aims to analyze the internationalization process of the Brazilian company Natura in France, from the beginning of its operations, in 2005, until the closing of part of its operation in the country, in 2016. This theme proposal was motivated by the theme internationalization, as well as the guidelines that internationalization theories can have. The study was divided into three chapters, that correspond to the three specific objectives. In order to develop the chapters, a descriptive and bibliographical research was carried out as a methodology, through books, scientific articles and official documents of the company Natura. The first chapter details the theoretical part, shows the main concepts of internationalization, and the main theories and strategies regarding international operations by companies. In the second chapter, we seek to present and understand the general panorama of France, considering mainly the region's cosmetics sector and Natura's main leaders. Finally, the third chapter seeks to show a history of development and expansion of Natura, from its creation and improvement, to its expansion to markets of neighboring countries, to the American continent and later to France. During the conclusion of the study, it was found that Natura used internationalization strategies in its operations in France, seeking brand differentials able to compete in a highly sophisticated market. However, it needs to improve the suitability of the operation by adapting it to the French environment.
description O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de internacionalização da empresa brasileira Natura na França, desde o início de suas operações, em 2005, até o fechamento de parte de sua operação no país, em 2016. Essa proposta de tema foi motivada pela temática de internacionalização de empresas, bem como as diretrizes que as teorias de internacionalização podem ter. O estudo foi dividido em três capítulos, que respondeu aos objetivos específicos. Para desenvolver os capítulos, foi realizado como forma de metodologia uma pesquisa descritiva e bibliográfica, por meio de livros, artigos científicos e documentos oficiais da empresa Natura. O primeiro capítulo detalha a parte teórica, mostra os principais conceitos de internacionalização, e as principais teorias e estratégias no que tange as operações internacionais por parte de empresas. No segundo capítulo, procura-se apresentar e compreender o panorama geral da França, considerando principalmente o setor de cosméticos da região e os principais líderes da Natura. Por fim, o terceiro capítulo, procura-se mostrar um histórico de desenvolvimento e expansão da Natura, desde sua criação e aprimoramento, até sua expansão para mercados de países vizinhos, para o continente americano e posteriormente para França. Durante a conclusão do estudo, verificou-se que a Natura utilizou as estratégias de internacionalização nas suas operações na França, buscando diferenciais da marca capazes de competir em um mercado altamente sofisticado. No entanto, precisa melhorar a adequação da operação, adaptando-o ao ambiente francês.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-02T12:05:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-27
2020-03-02T12:05:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RABÊLO, Lucas Vitor da Silva. O processo de internacionalização da Natura na França. 2019. 44 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12817
identifier_str_mv RABÊLO, Lucas Vitor da Silva. O processo de internacionalização da Natura na França. 2019. 44 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv Relações Internacionais (Graduação)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades, Negócios e Direito
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12817/3/LucasVitordaSilvaRab%c3%aaloTCCGraduacao2019.pdf.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12817/1/LucasVitordaSilvaRab%c3%aaloTCCGraduacao2019.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12817/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9b3f6bca9779395abbd8201ec467618c
8370583be646672d2b6d72e5b0fabf21
4d5160124c10e76e035be9c2700508e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829921689206784