Formação Docente no uso das Tecnologias Digitais no Brasil: Continuidades e Rupturas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Consani, Marciel Aparecido
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/9991
Resumo: O texto trata da formação de professores brasileiros no uso dos recursos tecnológicos em sala de aula. Na forma de uma breve revisão histórica, buscamos a análise crítica das tendências observadas na relação computador/escola no Brasil, apresentando-as como uma sucessão de fases nas quais a evolução da tecnologia digital operou como balizadora das políticas públicas na área. Ao final, esperamos contribuir significativamente para construir uma visão crítica do uso de tais recursos no contexto brasileiro.
id UCB-3_f29e90c75d5eb823bac07fd3b186f998
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9991
network_acronym_str UCB-3
network_name_str Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
repository_id_str
spelling Formação Docente no uso das Tecnologias Digitais no Brasil: Continuidades e RupturasTecnologias Digitais Formação Docente Políticas Públicas Escolas Brasileiras Computadores.O texto trata da formação de professores brasileiros no uso dos recursos tecnológicos em sala de aula. Na forma de uma breve revisão histórica, buscamos a análise crítica das tendências observadas na relação computador/escola no Brasil, apresentando-as como uma sucessão de fases nas quais a evolução da tecnologia digital operou como balizadora das políticas públicas na área. Ao final, esperamos contribuir significativamente para construir uma visão crítica do uso de tais recursos no contexto brasileiro.Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul2019-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/999110.31501/esf.v0i13.9991Esferas; No. 13 (2018): Comunicação e Educação; 42-50Esferas; n. 13 (2018): Comunicação e Educação; 42-502446-61902316-712210.31501/esf.v0i13reponame:Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oesteinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/9991/7402Copyright (c) 2019 Esferasinfo:eu-repo/semantics/openAccessConsani, Marciel Aparecido2022-07-02T19:00:41Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9991Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/oai||fredfeitoza@outlook.com|| flormd@gmail.com2446-61902316-7122opendoar:2022-07-02T19:00:41Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação Docente no uso das Tecnologias Digitais no Brasil: Continuidades e Rupturas
title Formação Docente no uso das Tecnologias Digitais no Brasil: Continuidades e Rupturas
spellingShingle Formação Docente no uso das Tecnologias Digitais no Brasil: Continuidades e Rupturas
Consani, Marciel Aparecido
Tecnologias Digitais
Formação Docente
Políticas Públicas
Escolas Brasileiras
Computadores.
title_short Formação Docente no uso das Tecnologias Digitais no Brasil: Continuidades e Rupturas
title_full Formação Docente no uso das Tecnologias Digitais no Brasil: Continuidades e Rupturas
title_fullStr Formação Docente no uso das Tecnologias Digitais no Brasil: Continuidades e Rupturas
title_full_unstemmed Formação Docente no uso das Tecnologias Digitais no Brasil: Continuidades e Rupturas
title_sort Formação Docente no uso das Tecnologias Digitais no Brasil: Continuidades e Rupturas
author Consani, Marciel Aparecido
author_facet Consani, Marciel Aparecido
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Consani, Marciel Aparecido
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias Digitais
Formação Docente
Políticas Públicas
Escolas Brasileiras
Computadores.
topic Tecnologias Digitais
Formação Docente
Políticas Públicas
Escolas Brasileiras
Computadores.
description O texto trata da formação de professores brasileiros no uso dos recursos tecnológicos em sala de aula. Na forma de uma breve revisão histórica, buscamos a análise crítica das tendências observadas na relação computador/escola no Brasil, apresentando-as como uma sucessão de fases nas quais a evolução da tecnologia digital operou como balizadora das políticas públicas na área. Ao final, esperamos contribuir significativamente para construir uma visão crítica do uso de tais recursos no contexto brasileiro.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/9991
10.31501/esf.v0i13.9991
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/9991
identifier_str_mv 10.31501/esf.v0i13.9991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/9991/7402
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Esferas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Esferas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Esferas; No. 13 (2018): Comunicação e Educação; 42-50
Esferas; n. 13 (2018): Comunicação e Educação; 42-50
2446-6190
2316-7122
10.31501/esf.v0i13
reponame:Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
collection Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
repository.name.fl_str_mv Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||fredfeitoza@outlook.com|| flormd@gmail.com
_version_ 1809731742695686144