Bloco inicial de alfabetização (BIA): política pública educacional e seus resultados no Distrito Federal (DF)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicologia |
DOI: | 10.31501/comunicologia.v12i1.10385 |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10385 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) no Distrito Federal (DF), no período de 2013-2016. É uma pesquisa bibliográfica e documental. Buscou-se documentos normativos e nos resultados da ANA, disponíveis no banco de dados do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (Inep) os dados para análise. Como aporte teórico, utilizou-se Mainardes (2009; 2007); Freitas (2003; 2007); Libâneo; Oliveira; Toschi (2012); Libâneo (2004); Souza (2003); Soares (2017); Pimenta (2012); dentre outros que discutem a organização escolar em ciclos e a problemática dos resultados na alfabetização. Conclui-se que a ANA tem subsidiado na formulação e implementação de políticas públicas educacionais voltadas à redução da taxa de reprovação nas séries iniciais do Bloco Inicial de Alfabetização e, que a problemática dos resultados em alfabetização das crianças persiste no país e, no DF. |
id |
UCB-4_66d1a4332a2a5f34ef3b9b528bcd1575 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/10385 |
network_acronym_str |
UCB-4 |
network_name_str |
Comunicologia |
spelling |
Bloco inicial de alfabetização (BIA): política pública educacional e seus resultados no Distrito Federal (DF)Ciclos de Aprendizagem. Alfabetização. Avaliação Nacional da Alfabetização. Formação docente.O objetivo deste artigo é analisar os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) no Distrito Federal (DF), no período de 2013-2016. É uma pesquisa bibliográfica e documental. Buscou-se documentos normativos e nos resultados da ANA, disponíveis no banco de dados do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (Inep) os dados para análise. Como aporte teórico, utilizou-se Mainardes (2009; 2007); Freitas (2003; 2007); Libâneo; Oliveira; Toschi (2012); Libâneo (2004); Souza (2003); Soares (2017); Pimenta (2012); dentre outros que discutem a organização escolar em ciclos e a problemática dos resultados na alfabetização. Conclui-se que a ANA tem subsidiado na formulação e implementação de políticas públicas educacionais voltadas à redução da taxa de reprovação nas séries iniciais do Bloco Inicial de Alfabetização e, que a problemática dos resultados em alfabetização das crianças persiste no país e, no DF.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2019-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1038510.31501/comunicologia.v12i1.10385Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 12, N. 1, JAN./JUN., 2019; 148-1671981-213210.31501/comunicologia.v12i1reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10385/6266Copyright (c) 2019 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Thamara Maria deChagas, Alisson MouraDias, Robson2022-03-03T18:49:35Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/10385Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2022-03-03T18:49:35Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bloco inicial de alfabetização (BIA): política pública educacional e seus resultados no Distrito Federal (DF) |
title |
Bloco inicial de alfabetização (BIA): política pública educacional e seus resultados no Distrito Federal (DF) |
spellingShingle |
Bloco inicial de alfabetização (BIA): política pública educacional e seus resultados no Distrito Federal (DF) Bloco inicial de alfabetização (BIA): política pública educacional e seus resultados no Distrito Federal (DF) Souza, Thamara Maria de Ciclos de Aprendizagem. Alfabetização. Avaliação Nacional da Alfabetização. Formação docente. Souza, Thamara Maria de Ciclos de Aprendizagem. Alfabetização. Avaliação Nacional da Alfabetização. Formação docente. |
title_short |
Bloco inicial de alfabetização (BIA): política pública educacional e seus resultados no Distrito Federal (DF) |
title_full |
Bloco inicial de alfabetização (BIA): política pública educacional e seus resultados no Distrito Federal (DF) |
title_fullStr |
Bloco inicial de alfabetização (BIA): política pública educacional e seus resultados no Distrito Federal (DF) Bloco inicial de alfabetização (BIA): política pública educacional e seus resultados no Distrito Federal (DF) |
title_full_unstemmed |
Bloco inicial de alfabetização (BIA): política pública educacional e seus resultados no Distrito Federal (DF) Bloco inicial de alfabetização (BIA): política pública educacional e seus resultados no Distrito Federal (DF) |
title_sort |
Bloco inicial de alfabetização (BIA): política pública educacional e seus resultados no Distrito Federal (DF) |
author |
Souza, Thamara Maria de |
author_facet |
Souza, Thamara Maria de Souza, Thamara Maria de Chagas, Alisson Moura Dias, Robson Chagas, Alisson Moura Dias, Robson |
author_role |
author |
author2 |
Chagas, Alisson Moura Dias, Robson |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Thamara Maria de Chagas, Alisson Moura Dias, Robson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciclos de Aprendizagem. Alfabetização. Avaliação Nacional da Alfabetização. Formação docente. |
topic |
Ciclos de Aprendizagem. Alfabetização. Avaliação Nacional da Alfabetização. Formação docente. |
description |
O objetivo deste artigo é analisar os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) no Distrito Federal (DF), no período de 2013-2016. É uma pesquisa bibliográfica e documental. Buscou-se documentos normativos e nos resultados da ANA, disponíveis no banco de dados do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (Inep) os dados para análise. Como aporte teórico, utilizou-se Mainardes (2009; 2007); Freitas (2003; 2007); Libâneo; Oliveira; Toschi (2012); Libâneo (2004); Souza (2003); Soares (2017); Pimenta (2012); dentre outros que discutem a organização escolar em ciclos e a problemática dos resultados na alfabetização. Conclui-se que a ANA tem subsidiado na formulação e implementação de políticas públicas educacionais voltadas à redução da taxa de reprovação nas séries iniciais do Bloco Inicial de Alfabetização e, que a problemática dos resultados em alfabetização das crianças persiste no país e, no DF. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10385 10.31501/comunicologia.v12i1.10385 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10385 |
identifier_str_mv |
10.31501/comunicologia.v12i1.10385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10385/6266 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 12, N. 1, JAN./JUN., 2019; 148-167 1981-2132 10.31501/comunicologia.v12i1 reponame:Comunicologia instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Comunicologia |
collection |
Comunicologia |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com |
_version_ |
1822180670076616704 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.31501/comunicologia.v12i1.10385 |