Bloco inicial de alfabetização (BIA): política pública educacional e seus resultados no Distrito Federal (DF)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Thamara Maria de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Chagas, Alisson Moura, Dias, Robson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicologia
DOI: 10.31501/comunicologia.v12i1.10385
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10385
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) no Distrito Federal (DF), no período de 2013-2016. É uma pesquisa bibliográfica e documental. Buscou-se documentos normativos e nos resultados da ANA, disponíveis no banco de dados do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (Inep) os dados para análise. Como aporte teórico, utilizou-se Mainardes (2009; 2007); Freitas (2003; 2007); Libâneo; Oliveira; Toschi (2012); Libâneo (2004); Souza (2003); Soares (2017); Pimenta (2012); dentre outros que discutem a organização escolar em ciclos e a problemática dos resultados na alfabetização. Conclui-se que a ANA tem subsidiado na formulação e implementação de políticas públicas educacionais voltadas à redução da taxa de reprovação nas séries iniciais do Bloco Inicial de Alfabetização e, que a problemática dos resultados em alfabetização das crianças persiste no país e, no DF.
id UCB-4_66d1a4332a2a5f34ef3b9b528bcd1575
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/10385
network_acronym_str UCB-4
network_name_str Comunicologia
spelling Bloco inicial de alfabetização (BIA): política pública educacional e seus resultados no Distrito Federal (DF)Ciclos de Aprendizagem. Alfabetização. Avaliação Nacional da Alfabetização. Formação docente.O objetivo deste artigo é analisar os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) no Distrito Federal (DF), no período de 2013-2016. É uma pesquisa bibliográfica e documental. Buscou-se documentos normativos e nos resultados da ANA, disponíveis no banco de dados do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (Inep) os dados para análise. Como aporte teórico, utilizou-se Mainardes (2009; 2007); Freitas (2003; 2007); Libâneo; Oliveira; Toschi (2012); Libâneo (2004); Souza (2003); Soares (2017); Pimenta (2012); dentre outros que discutem a organização escolar em ciclos e a problemática dos resultados na alfabetização. Conclui-se que a ANA tem subsidiado na formulação e implementação de políticas públicas educacionais voltadas à redução da taxa de reprovação nas séries iniciais do Bloco Inicial de Alfabetização e, que a problemática dos resultados em alfabetização das crianças persiste no país e, no DF.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2019-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1038510.31501/comunicologia.v12i1.10385Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 12, N. 1, JAN./JUN., 2019; 148-1671981-213210.31501/comunicologia.v12i1reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10385/6266Copyright (c) 2019 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Thamara Maria deChagas, Alisson MouraDias, Robson2022-03-03T18:49:35Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/10385Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2022-03-03T18:49:35Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv Bloco inicial de alfabetização (BIA): política pública educacional e seus resultados no Distrito Federal (DF)
title Bloco inicial de alfabetização (BIA): política pública educacional e seus resultados no Distrito Federal (DF)
spellingShingle Bloco inicial de alfabetização (BIA): política pública educacional e seus resultados no Distrito Federal (DF)
Bloco inicial de alfabetização (BIA): política pública educacional e seus resultados no Distrito Federal (DF)
Souza, Thamara Maria de
Ciclos de Aprendizagem. Alfabetização. Avaliação Nacional da Alfabetização. Formação docente.
Souza, Thamara Maria de
Ciclos de Aprendizagem. Alfabetização. Avaliação Nacional da Alfabetização. Formação docente.
title_short Bloco inicial de alfabetização (BIA): política pública educacional e seus resultados no Distrito Federal (DF)
title_full Bloco inicial de alfabetização (BIA): política pública educacional e seus resultados no Distrito Federal (DF)
title_fullStr Bloco inicial de alfabetização (BIA): política pública educacional e seus resultados no Distrito Federal (DF)
Bloco inicial de alfabetização (BIA): política pública educacional e seus resultados no Distrito Federal (DF)
title_full_unstemmed Bloco inicial de alfabetização (BIA): política pública educacional e seus resultados no Distrito Federal (DF)
Bloco inicial de alfabetização (BIA): política pública educacional e seus resultados no Distrito Federal (DF)
title_sort Bloco inicial de alfabetização (BIA): política pública educacional e seus resultados no Distrito Federal (DF)
author Souza, Thamara Maria de
author_facet Souza, Thamara Maria de
Souza, Thamara Maria de
Chagas, Alisson Moura
Dias, Robson
Chagas, Alisson Moura
Dias, Robson
author_role author
author2 Chagas, Alisson Moura
Dias, Robson
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Thamara Maria de
Chagas, Alisson Moura
Dias, Robson
dc.subject.por.fl_str_mv Ciclos de Aprendizagem. Alfabetização. Avaliação Nacional da Alfabetização. Formação docente.
topic Ciclos de Aprendizagem. Alfabetização. Avaliação Nacional da Alfabetização. Formação docente.
description O objetivo deste artigo é analisar os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) no Distrito Federal (DF), no período de 2013-2016. É uma pesquisa bibliográfica e documental. Buscou-se documentos normativos e nos resultados da ANA, disponíveis no banco de dados do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (Inep) os dados para análise. Como aporte teórico, utilizou-se Mainardes (2009; 2007); Freitas (2003; 2007); Libâneo; Oliveira; Toschi (2012); Libâneo (2004); Souza (2003); Soares (2017); Pimenta (2012); dentre outros que discutem a organização escolar em ciclos e a problemática dos resultados na alfabetização. Conclui-se que a ANA tem subsidiado na formulação e implementação de políticas públicas educacionais voltadas à redução da taxa de reprovação nas séries iniciais do Bloco Inicial de Alfabetização e, que a problemática dos resultados em alfabetização das crianças persiste no país e, no DF.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10385
10.31501/comunicologia.v12i1.10385
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10385
identifier_str_mv 10.31501/comunicologia.v12i1.10385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10385/6266
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
dc.source.none.fl_str_mv Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 12, N. 1, JAN./JUN., 2019; 148-167
1981-2132
10.31501/comunicologia.v12i1
reponame:Comunicologia
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Comunicologia
collection Comunicologia
repository.name.fl_str_mv Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com
_version_ 1822180670076616704
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.31501/comunicologia.v12i1.10385