Teoria das Representações Sociais e Comunicação Organizacional: o que revelam os discursos sobre responsabilidade social no site institucional de um banco brasileiro?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicologia |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/2872 |
Resumo: | Este artigo tece articulações entre a Teoria das representações sociais e o campo da comunicação organizacional. Nosso objetivo foi identificar os principais conteúdos expressos, ênfases e recortes a respeito da responsabilidade social presentes nos discursos do site institucional do banco Beta. Realizamos a análise lexical, por meio do programa ALCESTE, dos discursos sobre responsabilidade social veiculados no site institucional de um banco brasileiro. Destacamos os seguintes resultados: não foi identificada uma representação social sobre a responsabilidade social no discurso oficial do site, e sim textos que consubstanciam o universo reificado (UR), baseado nas ciências administrativas e ambientais; constatamos a existência da Themata Continuidade X Finitude; há um volume reduzido de informações a respeito das ações e projetos do banco nessa área; trata-se de um instrumento de comunicação pouco dialógico, interativo o que pode comprometer a ativação de representações sociais sobre a responsabilidade social da empresa. São necessários novos estudos em outros veículos de natureza institucional do banco para que possamos conhecer as representações sociais expressas nas mensagens institucionais. |
id |
UCB-4_925c976cfae489c4bdd043aba8ab691a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/2872 |
network_acronym_str |
UCB-4 |
network_name_str |
Comunicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Teoria das Representações Sociais e Comunicação Organizacional: o que revelam os discursos sobre responsabilidade social no site institucional de um banco brasileiro?Comunicação Organizacional Teoria das Representações Sociais Themata Responsabilidade Social Comunicação Institucional.Este artigo tece articulações entre a Teoria das representações sociais e o campo da comunicação organizacional. Nosso objetivo foi identificar os principais conteúdos expressos, ênfases e recortes a respeito da responsabilidade social presentes nos discursos do site institucional do banco Beta. Realizamos a análise lexical, por meio do programa ALCESTE, dos discursos sobre responsabilidade social veiculados no site institucional de um banco brasileiro. Destacamos os seguintes resultados: não foi identificada uma representação social sobre a responsabilidade social no discurso oficial do site, e sim textos que consubstanciam o universo reificado (UR), baseado nas ciências administrativas e ambientais; constatamos a existência da Themata Continuidade X Finitude; há um volume reduzido de informações a respeito das ações e projetos do banco nessa área; trata-se de um instrumento de comunicação pouco dialógico, interativo o que pode comprometer a ativação de representações sociais sobre a responsabilidade social da empresa. São necessários novos estudos em outros veículos de natureza institucional do banco para que possamos conhecer as representações sociais expressas nas mensagens institucionais.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2011-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/287210.31501/comunicologia.v4i2.2872Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 4, N. 2, JUL./DEZ., 2011; 01-251981-213210.31501/comunicologia.v4i2reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/2872/1772Silva, Luíza Mônica AssisGalinkin, Ana Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-18T08:05:17Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/2872Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2017-07-18T08:05:17Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teoria das Representações Sociais e Comunicação Organizacional: o que revelam os discursos sobre responsabilidade social no site institucional de um banco brasileiro? |
title |
Teoria das Representações Sociais e Comunicação Organizacional: o que revelam os discursos sobre responsabilidade social no site institucional de um banco brasileiro? |
spellingShingle |
Teoria das Representações Sociais e Comunicação Organizacional: o que revelam os discursos sobre responsabilidade social no site institucional de um banco brasileiro? Silva, Luíza Mônica Assis Comunicação Organizacional Teoria das Representações Sociais Themata Responsabilidade Social Comunicação Institucional. |
title_short |
Teoria das Representações Sociais e Comunicação Organizacional: o que revelam os discursos sobre responsabilidade social no site institucional de um banco brasileiro? |
title_full |
Teoria das Representações Sociais e Comunicação Organizacional: o que revelam os discursos sobre responsabilidade social no site institucional de um banco brasileiro? |
title_fullStr |
Teoria das Representações Sociais e Comunicação Organizacional: o que revelam os discursos sobre responsabilidade social no site institucional de um banco brasileiro? |
title_full_unstemmed |
Teoria das Representações Sociais e Comunicação Organizacional: o que revelam os discursos sobre responsabilidade social no site institucional de um banco brasileiro? |
title_sort |
Teoria das Representações Sociais e Comunicação Organizacional: o que revelam os discursos sobre responsabilidade social no site institucional de um banco brasileiro? |
author |
Silva, Luíza Mônica Assis |
author_facet |
Silva, Luíza Mônica Assis Galinkin, Ana Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Galinkin, Ana Lúcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Luíza Mônica Assis Galinkin, Ana Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Organizacional Teoria das Representações Sociais Themata Responsabilidade Social Comunicação Institucional. |
topic |
Comunicação Organizacional Teoria das Representações Sociais Themata Responsabilidade Social Comunicação Institucional. |
description |
Este artigo tece articulações entre a Teoria das representações sociais e o campo da comunicação organizacional. Nosso objetivo foi identificar os principais conteúdos expressos, ênfases e recortes a respeito da responsabilidade social presentes nos discursos do site institucional do banco Beta. Realizamos a análise lexical, por meio do programa ALCESTE, dos discursos sobre responsabilidade social veiculados no site institucional de um banco brasileiro. Destacamos os seguintes resultados: não foi identificada uma representação social sobre a responsabilidade social no discurso oficial do site, e sim textos que consubstanciam o universo reificado (UR), baseado nas ciências administrativas e ambientais; constatamos a existência da Themata Continuidade X Finitude; há um volume reduzido de informações a respeito das ações e projetos do banco nessa área; trata-se de um instrumento de comunicação pouco dialógico, interativo o que pode comprometer a ativação de representações sociais sobre a responsabilidade social da empresa. São necessários novos estudos em outros veículos de natureza institucional do banco para que possamos conhecer as representações sociais expressas nas mensagens institucionais. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/2872 10.31501/comunicologia.v4i2.2872 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/2872 |
identifier_str_mv |
10.31501/comunicologia.v4i2.2872 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/2872/1772 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 4, N. 2, JUL./DEZ., 2011; 01-25 1981-2132 10.31501/comunicologia.v4i2 reponame:Comunicologia instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Comunicologia |
collection |
Comunicologia |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com |
_version_ |
1799304104950890496 |