A propaganda contra-intuitiva e a politicamente correta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicologia |
DOI: | 10.31501/comunicologia.v1i1.868 |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/868 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é refletir sobre as noções conceituais dos discursos publicitários contra-intuitivo e politicamente correto, além de observar os efeitos que tais narrativas podem operar no indivíduo para o deslocamento cognitivo dos estereótipos negativos. Para aplicação dos conceitos abordados utilizar-se-á como suporte de exemplificação as peças publicitárias audiovisuais “Presidente”, integrante da campanha “Reveja seus conceitos”, para o automóvel Novo Palio 1.8, da Fiat do Brasil (2003) e a peça “Todo mundo” (automóvelNew Beetle 2.0), da Volkswagem (2008). |
id |
UCB-4_cf11a71953df2bb2ab79eaaa4dd70b64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/868 |
network_acronym_str |
UCB-4 |
network_name_str |
Comunicologia |
spelling |
A propaganda contra-intuitiva e a politicamente corretaPropaganda contra-intuitiva propagandaO objetivo deste artigo é refletir sobre as noções conceituais dos discursos publicitários contra-intuitivo e politicamente correto, além de observar os efeitos que tais narrativas podem operar no indivíduo para o deslocamento cognitivo dos estereótipos negativos. Para aplicação dos conceitos abordados utilizar-se-á como suporte de exemplificação as peças publicitárias audiovisuais “Presidente”, integrante da campanha “Reveja seus conceitos”, para o automóvel Novo Palio 1.8, da Fiat do Brasil (2003) e a peça “Todo mundo” (automóvelNew Beetle 2.0), da Volkswagem (2008).Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2008-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/86810.31501/comunicologia.v1i1.868Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 1, N. 1, JAN./DEZ., 2008; 129-1461981-213210.31501/comunicologia.v1i1reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/868/807Leite, Franciscoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-27T15:52:55Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/868Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2017-06-27T15:52:55Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A propaganda contra-intuitiva e a politicamente correta |
title |
A propaganda contra-intuitiva e a politicamente correta |
spellingShingle |
A propaganda contra-intuitiva e a politicamente correta A propaganda contra-intuitiva e a politicamente correta Leite, Francisco Propaganda contra-intuitiva propaganda Leite, Francisco Propaganda contra-intuitiva propaganda |
title_short |
A propaganda contra-intuitiva e a politicamente correta |
title_full |
A propaganda contra-intuitiva e a politicamente correta |
title_fullStr |
A propaganda contra-intuitiva e a politicamente correta A propaganda contra-intuitiva e a politicamente correta |
title_full_unstemmed |
A propaganda contra-intuitiva e a politicamente correta A propaganda contra-intuitiva e a politicamente correta |
title_sort |
A propaganda contra-intuitiva e a politicamente correta |
author |
Leite, Francisco |
author_facet |
Leite, Francisco Leite, Francisco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Propaganda contra-intuitiva propaganda |
topic |
Propaganda contra-intuitiva propaganda |
description |
O objetivo deste artigo é refletir sobre as noções conceituais dos discursos publicitários contra-intuitivo e politicamente correto, além de observar os efeitos que tais narrativas podem operar no indivíduo para o deslocamento cognitivo dos estereótipos negativos. Para aplicação dos conceitos abordados utilizar-se-á como suporte de exemplificação as peças publicitárias audiovisuais “Presidente”, integrante da campanha “Reveja seus conceitos”, para o automóvel Novo Palio 1.8, da Fiat do Brasil (2003) e a peça “Todo mundo” (automóvelNew Beetle 2.0), da Volkswagem (2008). |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/868 10.31501/comunicologia.v1i1.868 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/868 |
identifier_str_mv |
10.31501/comunicologia.v1i1.868 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/868/807 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 1, N. 1, JAN./DEZ., 2008; 129-146 1981-2132 10.31501/comunicologia.v1i1 reponame:Comunicologia instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Comunicologia |
collection |
Comunicologia |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com |
_version_ |
1822180669927718912 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.31501/comunicologia.v1i1.868 |