A PRÁTICA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anversa, Ana Luiza Barbosa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva Júnior, Arestides Pereira da, Rinaldi Barbosa, Ieda Parra, Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7083
Resumo: A pesquisa teve por objetivo analisar como a prática reflexiva é contemplada na proposta pedagógica de um curso de Educação Física na modalidade de Educação a Distância. A pesquisa caracterizou-se como estudo de caso de caráter descritivo documental de uma Instituição de Ensino Superior, localizada na região dos Campos Gerais do Paraná. Os documentos foram organizados por meio de uma matriz analítica, tratados com base na análise de conteúdo, com o auxílio do software de análise qualitativa NVivo 10. Os resultados foram categorizados, apresentados e discutidos em quatro eixos temáticos inter-relacionados: Caracterização do caso – apresentação do contexto da pesquisa; Promoção da prática reflexiva nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Valorização das práticas presenciais como estratégia de fomento à ação reflexiva no processo de ensino aprendizagem e; Acompanhamento e reflexão sobre a ação interventiva durante os estágios curriculares supervisionados/ práticas educativas integradas. A partir da análise deste caso, a pesquisa indica que a prática reflexiva pode ser oportunizada na formação inicial de professores em Educação Física na Educação a Distância, sobretudo nos momentos de discussões e trocas de experiências, durante o estágio curricular supervisionado e por meio dos momentos presenciais. Entretanto, é necessário considerar o objeto de estudo da área, bem como as limitações e estratégias de ensino-aprendizagem, a fim de amenizar os reflexos do distanciamento físico, espacial e temporal entre os atores envolvidos. Ressalta-se que a pesquisa se limitou à realidade de um único curso e seus respectivos documentos oficiais. Não foram acompanhadas as aulas ou entrevistados os sujeitos envolvidos nesse processo formativo, de forma a certificar a relação entre os documentos e o vivenciado.
id UCB-5_1de89dab4bd3f56c589d8fd93f3998aa
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/7083
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling A PRÁTICA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE EADEducação a Distância Prática Reflexiva Formação Docente Educação Física.A pesquisa teve por objetivo analisar como a prática reflexiva é contemplada na proposta pedagógica de um curso de Educação Física na modalidade de Educação a Distância. A pesquisa caracterizou-se como estudo de caso de caráter descritivo documental de uma Instituição de Ensino Superior, localizada na região dos Campos Gerais do Paraná. Os documentos foram organizados por meio de uma matriz analítica, tratados com base na análise de conteúdo, com o auxílio do software de análise qualitativa NVivo 10. Os resultados foram categorizados, apresentados e discutidos em quatro eixos temáticos inter-relacionados: Caracterização do caso – apresentação do contexto da pesquisa; Promoção da prática reflexiva nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Valorização das práticas presenciais como estratégia de fomento à ação reflexiva no processo de ensino aprendizagem e; Acompanhamento e reflexão sobre a ação interventiva durante os estágios curriculares supervisionados/ práticas educativas integradas. A partir da análise deste caso, a pesquisa indica que a prática reflexiva pode ser oportunizada na formação inicial de professores em Educação Física na Educação a Distância, sobretudo nos momentos de discussões e trocas de experiências, durante o estágio curricular supervisionado e por meio dos momentos presenciais. Entretanto, é necessário considerar o objeto de estudo da área, bem como as limitações e estratégias de ensino-aprendizagem, a fim de amenizar os reflexos do distanciamento físico, espacial e temporal entre os atores envolvidos. Ressalta-se que a pesquisa se limitou à realidade de um único curso e seus respectivos documentos oficiais. Não foram acompanhadas as aulas ou entrevistados os sujeitos envolvidos nesse processo formativo, de forma a certificar a relação entre os documentos e o vivenciado.Universidade Católica de Brasília2017-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTransversal; estudo de caso.application/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/708310.31501/rbcm.v25i2.7083Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 25 n. 2 (2017); 122-1360103-171610.31501/rbcm.v25i2reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7083/5213https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7083/9491Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAnversa, Ana Luiza BarbosaSilva Júnior, Arestides Pereira daRinaldi Barbosa, Ieda ParraOliveira, Amauri Aparecido Bássoli de2021-10-22T10:44:04Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/7083Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2021-10-22T10:44:04Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv A PRÁTICA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE EAD
title A PRÁTICA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE EAD
spellingShingle A PRÁTICA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE EAD
Anversa, Ana Luiza Barbosa
Educação a Distância
Prática Reflexiva
Formação Docente
Educação Física.
title_short A PRÁTICA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE EAD
title_full A PRÁTICA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE EAD
title_fullStr A PRÁTICA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE EAD
title_full_unstemmed A PRÁTICA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE EAD
title_sort A PRÁTICA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE EAD
author Anversa, Ana Luiza Barbosa
author_facet Anversa, Ana Luiza Barbosa
Silva Júnior, Arestides Pereira da
Rinaldi Barbosa, Ieda Parra
Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de
author_role author
author2 Silva Júnior, Arestides Pereira da
Rinaldi Barbosa, Ieda Parra
Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anversa, Ana Luiza Barbosa
Silva Júnior, Arestides Pereira da
Rinaldi Barbosa, Ieda Parra
Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância
Prática Reflexiva
Formação Docente
Educação Física.
topic Educação a Distância
Prática Reflexiva
Formação Docente
Educação Física.
description A pesquisa teve por objetivo analisar como a prática reflexiva é contemplada na proposta pedagógica de um curso de Educação Física na modalidade de Educação a Distância. A pesquisa caracterizou-se como estudo de caso de caráter descritivo documental de uma Instituição de Ensino Superior, localizada na região dos Campos Gerais do Paraná. Os documentos foram organizados por meio de uma matriz analítica, tratados com base na análise de conteúdo, com o auxílio do software de análise qualitativa NVivo 10. Os resultados foram categorizados, apresentados e discutidos em quatro eixos temáticos inter-relacionados: Caracterização do caso – apresentação do contexto da pesquisa; Promoção da prática reflexiva nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Valorização das práticas presenciais como estratégia de fomento à ação reflexiva no processo de ensino aprendizagem e; Acompanhamento e reflexão sobre a ação interventiva durante os estágios curriculares supervisionados/ práticas educativas integradas. A partir da análise deste caso, a pesquisa indica que a prática reflexiva pode ser oportunizada na formação inicial de professores em Educação Física na Educação a Distância, sobretudo nos momentos de discussões e trocas de experiências, durante o estágio curricular supervisionado e por meio dos momentos presenciais. Entretanto, é necessário considerar o objeto de estudo da área, bem como as limitações e estratégias de ensino-aprendizagem, a fim de amenizar os reflexos do distanciamento físico, espacial e temporal entre os atores envolvidos. Ressalta-se que a pesquisa se limitou à realidade de um único curso e seus respectivos documentos oficiais. Não foram acompanhadas as aulas ou entrevistados os sujeitos envolvidos nesse processo formativo, de forma a certificar a relação entre os documentos e o vivenciado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Transversal; estudo de caso.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7083
10.31501/rbcm.v25i2.7083
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7083
identifier_str_mv 10.31501/rbcm.v25i2.7083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7083/5213
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7083/9491
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 25 n. 2 (2017); 122-136
0103-1716
10.31501/rbcm.v25i2
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304120713084929