A PRÁTICA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE EAD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7083 |
Resumo: | A pesquisa teve por objetivo analisar como a prática reflexiva é contemplada na proposta pedagógica de um curso de Educação Física na modalidade de Educação a Distância. A pesquisa caracterizou-se como estudo de caso de caráter descritivo documental de uma Instituição de Ensino Superior, localizada na região dos Campos Gerais do Paraná. Os documentos foram organizados por meio de uma matriz analítica, tratados com base na análise de conteúdo, com o auxílio do software de análise qualitativa NVivo 10. Os resultados foram categorizados, apresentados e discutidos em quatro eixos temáticos inter-relacionados: Caracterização do caso – apresentação do contexto da pesquisa; Promoção da prática reflexiva nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Valorização das práticas presenciais como estratégia de fomento à ação reflexiva no processo de ensino aprendizagem e; Acompanhamento e reflexão sobre a ação interventiva durante os estágios curriculares supervisionados/ práticas educativas integradas. A partir da análise deste caso, a pesquisa indica que a prática reflexiva pode ser oportunizada na formação inicial de professores em Educação Física na Educação a Distância, sobretudo nos momentos de discussões e trocas de experiências, durante o estágio curricular supervisionado e por meio dos momentos presenciais. Entretanto, é necessário considerar o objeto de estudo da área, bem como as limitações e estratégias de ensino-aprendizagem, a fim de amenizar os reflexos do distanciamento físico, espacial e temporal entre os atores envolvidos. Ressalta-se que a pesquisa se limitou à realidade de um único curso e seus respectivos documentos oficiais. Não foram acompanhadas as aulas ou entrevistados os sujeitos envolvidos nesse processo formativo, de forma a certificar a relação entre os documentos e o vivenciado. |
id |
UCB-5_1de89dab4bd3f56c589d8fd93f3998aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/7083 |
network_acronym_str |
UCB-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A PRÁTICA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE EADEducação a Distância Prática Reflexiva Formação Docente Educação Física.A pesquisa teve por objetivo analisar como a prática reflexiva é contemplada na proposta pedagógica de um curso de Educação Física na modalidade de Educação a Distância. A pesquisa caracterizou-se como estudo de caso de caráter descritivo documental de uma Instituição de Ensino Superior, localizada na região dos Campos Gerais do Paraná. Os documentos foram organizados por meio de uma matriz analítica, tratados com base na análise de conteúdo, com o auxílio do software de análise qualitativa NVivo 10. Os resultados foram categorizados, apresentados e discutidos em quatro eixos temáticos inter-relacionados: Caracterização do caso – apresentação do contexto da pesquisa; Promoção da prática reflexiva nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Valorização das práticas presenciais como estratégia de fomento à ação reflexiva no processo de ensino aprendizagem e; Acompanhamento e reflexão sobre a ação interventiva durante os estágios curriculares supervisionados/ práticas educativas integradas. A partir da análise deste caso, a pesquisa indica que a prática reflexiva pode ser oportunizada na formação inicial de professores em Educação Física na Educação a Distância, sobretudo nos momentos de discussões e trocas de experiências, durante o estágio curricular supervisionado e por meio dos momentos presenciais. Entretanto, é necessário considerar o objeto de estudo da área, bem como as limitações e estratégias de ensino-aprendizagem, a fim de amenizar os reflexos do distanciamento físico, espacial e temporal entre os atores envolvidos. Ressalta-se que a pesquisa se limitou à realidade de um único curso e seus respectivos documentos oficiais. Não foram acompanhadas as aulas ou entrevistados os sujeitos envolvidos nesse processo formativo, de forma a certificar a relação entre os documentos e o vivenciado.Universidade Católica de Brasília2017-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTransversal; estudo de caso.application/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/708310.31501/rbcm.v25i2.7083Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 25 n. 2 (2017); 122-1360103-171610.31501/rbcm.v25i2reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7083/5213https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7083/9491Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAnversa, Ana Luiza BarbosaSilva Júnior, Arestides Pereira daRinaldi Barbosa, Ieda ParraOliveira, Amauri Aparecido Bássoli de2021-10-22T10:44:04Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/7083Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2021-10-22T10:44:04Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PRÁTICA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE EAD |
title |
A PRÁTICA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE EAD |
spellingShingle |
A PRÁTICA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE EAD Anversa, Ana Luiza Barbosa Educação a Distância Prática Reflexiva Formação Docente Educação Física. |
title_short |
A PRÁTICA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE EAD |
title_full |
A PRÁTICA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE EAD |
title_fullStr |
A PRÁTICA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE EAD |
title_full_unstemmed |
A PRÁTICA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE EAD |
title_sort |
A PRÁTICA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE EAD |
author |
Anversa, Ana Luiza Barbosa |
author_facet |
Anversa, Ana Luiza Barbosa Silva Júnior, Arestides Pereira da Rinaldi Barbosa, Ieda Parra Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de |
author_role |
author |
author2 |
Silva Júnior, Arestides Pereira da Rinaldi Barbosa, Ieda Parra Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anversa, Ana Luiza Barbosa Silva Júnior, Arestides Pereira da Rinaldi Barbosa, Ieda Parra Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância Prática Reflexiva Formação Docente Educação Física. |
topic |
Educação a Distância Prática Reflexiva Formação Docente Educação Física. |
description |
A pesquisa teve por objetivo analisar como a prática reflexiva é contemplada na proposta pedagógica de um curso de Educação Física na modalidade de Educação a Distância. A pesquisa caracterizou-se como estudo de caso de caráter descritivo documental de uma Instituição de Ensino Superior, localizada na região dos Campos Gerais do Paraná. Os documentos foram organizados por meio de uma matriz analítica, tratados com base na análise de conteúdo, com o auxílio do software de análise qualitativa NVivo 10. Os resultados foram categorizados, apresentados e discutidos em quatro eixos temáticos inter-relacionados: Caracterização do caso – apresentação do contexto da pesquisa; Promoção da prática reflexiva nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Valorização das práticas presenciais como estratégia de fomento à ação reflexiva no processo de ensino aprendizagem e; Acompanhamento e reflexão sobre a ação interventiva durante os estágios curriculares supervisionados/ práticas educativas integradas. A partir da análise deste caso, a pesquisa indica que a prática reflexiva pode ser oportunizada na formação inicial de professores em Educação Física na Educação a Distância, sobretudo nos momentos de discussões e trocas de experiências, durante o estágio curricular supervisionado e por meio dos momentos presenciais. Entretanto, é necessário considerar o objeto de estudo da área, bem como as limitações e estratégias de ensino-aprendizagem, a fim de amenizar os reflexos do distanciamento físico, espacial e temporal entre os atores envolvidos. Ressalta-se que a pesquisa se limitou à realidade de um único curso e seus respectivos documentos oficiais. Não foram acompanhadas as aulas ou entrevistados os sujeitos envolvidos nesse processo formativo, de forma a certificar a relação entre os documentos e o vivenciado. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Transversal; estudo de caso. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7083 10.31501/rbcm.v25i2.7083 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7083 |
identifier_str_mv |
10.31501/rbcm.v25i2.7083 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7083/5213 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7083/9491 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Ciência e Movimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Ciência e Movimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 25 n. 2 (2017); 122-136 0103-1716 10.31501/rbcm.v25i2 reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jr_lazer@yahoo.com.br |
_version_ |
1799304120713084929 |