PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESPANHOLA: UM ESTUDO COM FOCO NOS CONTEÚDOS E OBJETIVOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Inácio, Humberto Luís de Deus
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Baena-Extremera, Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/10080
Resumo: Este texto apresenta os conteúdos de Práticas Corporais de Aventura mais utilizados em aulas de Educação Física nos níveis de primária e secundária em um extrato do contexto espanhol, bem como os objetivos elencados pelos professores para efetivá-los. De cunho quase-experimental e qualitativo, a pesquisa teve como fonte de dados uma amostra 55 professores respondentes a um questionário e observações de campo efetuadas durante o acompanhamento de 5 saídas da escola; além disso, foi realizado cruzamento com artigos científicos publicados sobre a temática da inserção de PCAs nas aulas de EF e disponíveis em uma base especializada. Os resultados apontam que o conteúdo mais utilizado é a Orientação, seguido de Caminhada, Escalada, Bicicleta e Esqui. Os objetivos são – primeiro, a iniciação à prática específica que está sendo desenvolvida em aula e, logo, de atender o que está disposto na legislação do Estado espanhol, passando pelas competências motrizes até a Educação em valores.
id UCB-5_2cfafad6775a22d4f16a414b72ecbee2
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/10080
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESPANHOLA: UM ESTUDO COM FOCO NOS CONTEÚDOS E OBJETIVOSSchool Physical Education Adventure Bodily Practices Contents of Physical Education.Este texto apresenta os conteúdos de Práticas Corporais de Aventura mais utilizados em aulas de Educação Física nos níveis de primária e secundária em um extrato do contexto espanhol, bem como os objetivos elencados pelos professores para efetivá-los. De cunho quase-experimental e qualitativo, a pesquisa teve como fonte de dados uma amostra 55 professores respondentes a um questionário e observações de campo efetuadas durante o acompanhamento de 5 saídas da escola; além disso, foi realizado cruzamento com artigos científicos publicados sobre a temática da inserção de PCAs nas aulas de EF e disponíveis em uma base especializada. Os resultados apontam que o conteúdo mais utilizado é a Orientação, seguido de Caminhada, Escalada, Bicicleta e Esqui. Os objetivos são – primeiro, a iniciação à prática específica que está sendo desenvolvida em aula e, logo, de atender o que está disposto na legislação do Estado espanhol, passando pelas competências motrizes até a Educação em valores.Universidade Católica de Brasília2019-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1008010.31501/rbcm.v27i4.10080Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 27 n. 4 (2019); 125-1380103-171610.31501/rbcm.v27i4reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/10080/6548https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/10080/10241Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessInácio, Humberto Luís de DeusBaena-Extremera, Antonio2022-04-20T03:39:41Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/10080Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2022-04-20T03:39:41Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESPANHOLA: UM ESTUDO COM FOCO NOS CONTEÚDOS E OBJETIVOS
title PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESPANHOLA: UM ESTUDO COM FOCO NOS CONTEÚDOS E OBJETIVOS
spellingShingle PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESPANHOLA: UM ESTUDO COM FOCO NOS CONTEÚDOS E OBJETIVOS
Inácio, Humberto Luís de Deus
School Physical Education
Adventure Bodily Practices
Contents of Physical Education.
title_short PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESPANHOLA: UM ESTUDO COM FOCO NOS CONTEÚDOS E OBJETIVOS
title_full PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESPANHOLA: UM ESTUDO COM FOCO NOS CONTEÚDOS E OBJETIVOS
title_fullStr PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESPANHOLA: UM ESTUDO COM FOCO NOS CONTEÚDOS E OBJETIVOS
title_full_unstemmed PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESPANHOLA: UM ESTUDO COM FOCO NOS CONTEÚDOS E OBJETIVOS
title_sort PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESPANHOLA: UM ESTUDO COM FOCO NOS CONTEÚDOS E OBJETIVOS
author Inácio, Humberto Luís de Deus
author_facet Inácio, Humberto Luís de Deus
Baena-Extremera, Antonio
author_role author
author2 Baena-Extremera, Antonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Inácio, Humberto Luís de Deus
Baena-Extremera, Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv School Physical Education
Adventure Bodily Practices
Contents of Physical Education.
topic School Physical Education
Adventure Bodily Practices
Contents of Physical Education.
description Este texto apresenta os conteúdos de Práticas Corporais de Aventura mais utilizados em aulas de Educação Física nos níveis de primária e secundária em um extrato do contexto espanhol, bem como os objetivos elencados pelos professores para efetivá-los. De cunho quase-experimental e qualitativo, a pesquisa teve como fonte de dados uma amostra 55 professores respondentes a um questionário e observações de campo efetuadas durante o acompanhamento de 5 saídas da escola; além disso, foi realizado cruzamento com artigos científicos publicados sobre a temática da inserção de PCAs nas aulas de EF e disponíveis em uma base especializada. Os resultados apontam que o conteúdo mais utilizado é a Orientação, seguido de Caminhada, Escalada, Bicicleta e Esqui. Os objetivos são – primeiro, a iniciação à prática específica que está sendo desenvolvida em aula e, logo, de atender o que está disposto na legislação do Estado espanhol, passando pelas competências motrizes até a Educação em valores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/10080
10.31501/rbcm.v27i4.10080
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/10080
identifier_str_mv 10.31501/rbcm.v27i4.10080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/10080/6548
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/10080/10241
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 27 n. 4 (2019); 125-138
0103-1716
10.31501/rbcm.v27i4
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304121345376256