Gest??o do conhecimento na implanta????o de processos de gest??o da tecnologia de informa????o

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Marcelo Ricardo Cavalcante de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UCB
Texto Completo: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1442
Resumo: Uma organiza????o que deseja competir e manter-se no mercado necessita de uma estrutura de Tecnologia da Informa????o (TI) capaz de aperfei??oar constantemente seus processos a fim de atender as necessidades dos usu??rios. Para isso, ?? necess??rio que a TI modifique seu perfil de provedor de tecnologia para unidade de presta????o de servi??os. Essa modifica????o envolve a altera????o de processos administrativos, comportamentos e cultura da equipe de TI, al??m da gera????o de novos conhecimentos. Este trabalho consiste em uma pesquisa, realizada nos departamentos de TI da UBEE e UNBEC, mantenedoras da institui????o de ensino Marista, com o objetivo de investigar o emprego da Gest??o do Conhecimento (GC) em uma estrutura de provimento de servi??os de TI, durante a adequa????o dos processos de gest??o da TI definidos pelo Information Technology Infrastructure Library (ITIL). Para isso, utilizando-se da proposta de GC de Wenger, McDermott & Snyder (2002), foi fomentada nos departamentos de TI da institui????o a cria????o uma comunidade de pratica e instalado um f??rum eletr??nico, com a finalidade de facilitar a intera????o entre os membros da equipe de TI. Utilizando-se de question??rio para coleta de dados, e das informa????es sobre os acessos realizados no f??rum eletr??nico, observou-se que a GC favoreceu a equipe de TI, na constru????o de cultura relacionada ao ITIL, al??m da troca dos conhecimentos utilizados para adapta????o dos processos deste ??s necessidades da institui????o. Houve tamb??m grande aceita????o, por parte dos membros da equipe de TI, do modelo de GC utilizado.
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