Falar mais de uma língua pode aumentar a criatividade? Um estudo cognitivo sobre o impacto do bilinguismo na atenção e na cratividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schramm, Renata Carpena
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/469
Resumo: Esta tese investigou o impacto do bilinguismo na atenção e na criatividade, sob a ótica da cognição, a partir de uma amostra composta por 50 participantes, homens e mulheres, entre 20 e 49 anos, residentes no município de Pelotas, Rio Grande do Sul (RS). Metade da amostra foi composta por 23 falantes de português brasileiro (PB) e pomerano; 1 falante de PB e alemão e 1 falante de PB, alemão e pomerano. A outra metade, composta por 25 monolíngues de PB. Estudos estrangeiros nesta área – a maioria realizada com bilíngues de línguas majoritárias – têm evidenciado vantagem bilíngue no desempenho cognitivo geral, especialmente, na criatividade, todavia essas pesquisas avaliaram a criatividade apenas em função das características cognitivas, contrariamente à proposta deste estudo, o qual avaliou a criatividade conforme as características afetivas e cognitivas estabelecidas por Torrance (1965). Nesta pesquisa foi especialmente investigado se o bilinguismo de uma língua minoritária ágrafa, como o pomerano, a outra língua falada, que não o PB, pelos bilíngues deste estudo, é passível de oferecer as mesmas vantagens cognitivas supostamente proporcionadas pelo bilinguismo de línguas majoritárias. Esperávamos que adultos bilíngues de língua ágrafa e de PB, e monolíngues de PB, comparáveis em termos de status socioeconômico (SES, sigla em inglês), educacional e funcional, em um mesmo contexto geográfico e social, evidenciassem escores médios muito próximos em relação ao desempenho na atenção e na criatividade. Essa hipótese foi corroborada, pois apesar de os bilíngues mostrarem uma tendência a superar os monolíngues nos escores médios relativos à criatividade e à atenção sustentada, e por outro lado, uma tendência monolíngue para superar os bilíngues no desempenho da atenção dividida, não foi observada significância estatística, sendo que os escores médios dos grupos mantiveram-se muito próximos, nessas habilidades. Selecionamos dois testes reconhecidos internacionalmente e adaptados para utilização na população brasileira, para verificar a atenção sustentada (Teste de Trilhas Coloridas (TTC) – forma 1); a atenção dividida (TTC – forma 2) e a criatividade (Teste de Torrance). Os resultados deste estudo foram discutidos à luz da Teoria dos Sistemas Dinâmicos (TSD), considerando as características das línguas minoritárias ágrafas faladas no mundo, em especial no Brasil, com ênfase na interação dos elementos de diferentes dimensões na determinação do impacto do bilinguismo na atenção e na criatividade.
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Estudos estrangeiros nesta área – a maioria realizada com bilíngues de línguas majoritárias – têm evidenciado vantagem bilíngue no desempenho cognitivo geral, especialmente, na criatividade, todavia essas pesquisas avaliaram a criatividade apenas em função das características cognitivas, contrariamente à proposta deste estudo, o qual avaliou a criatividade conforme as características afetivas e cognitivas estabelecidas por Torrance (1965). Nesta pesquisa foi especialmente investigado se o bilinguismo de uma língua minoritária ágrafa, como o pomerano, a outra língua falada, que não o PB, pelos bilíngues deste estudo, é passível de oferecer as mesmas vantagens cognitivas supostamente proporcionadas pelo bilinguismo de línguas majoritárias. Esperávamos que adultos bilíngues de língua ágrafa e de PB, e monolíngues de PB, comparáveis em termos de status socioeconômico (SES, sigla em inglês), educacional e funcional, em um mesmo contexto geográfico e social, evidenciassem escores médios muito próximos em relação ao desempenho na atenção e na criatividade. Essa hipótese foi corroborada, pois apesar de os bilíngues mostrarem uma tendência a superar os monolíngues nos escores médios relativos à criatividade e à atenção sustentada, e por outro lado, uma tendência monolíngue para superar os bilíngues no desempenho da atenção dividida, não foi observada significância estatística, sendo que os escores médios dos grupos mantiveram-se muito próximos, nessas habilidades. Selecionamos dois testes reconhecidos internacionalmente e adaptados para utilização na população brasileira, para verificar a atenção sustentada (Teste de Trilhas Coloridas (TTC) – forma 1); a atenção dividida (TTC – forma 2) e a criatividade (Teste de Torrance). Os resultados deste estudo foram discutidos à luz da Teoria dos Sistemas Dinâmicos (TSD), considerando as características das línguas minoritárias ágrafas faladas no mundo, em especial no Brasil, com ênfase na interação dos elementos de diferentes dimensões na determinação do impacto do bilinguismo na atenção e na criatividade.This dissertation investigated the impact of bilingualism in attention and creativity from the perspective of cognition, from a sample of 50 men and women, between 20 and 49 years living in the city of Pelotas, Rio Grande do Sul (RS). Half of the sample was composed of 23 speakers of brazilian portuguese (BP) and pomeranian; 1 speaker of BP and german and 1 speaker of BP, german and pomeranian. The other half consisted of 25 monolingual of BP. Foreign studies in this area - most carried out with bilingual of majority languages - have shown bilingual advantage in overall cognitive performance, especially in creativity, but these studies evaluated the creativity only in terms of cognitive, contrary to the purpose of this study, which evaluated the creativity as affective and cognitive characteristics, established by Torrance (1965). In this present study we investigated whether the unwritten bilingual minority languages, as the pomeranian - the other spoken language, other than the BP, the bilinguals in this study, is likely to provide the same cognitive benefits supposedly provided by the bilingualism of majority languages. We expected that bilingual adults that speak the unwritten language and BP, and monolingual of BP, comparable in terms of socioeconomic status (SES), educational and functional, in the same geographical and social context, provided evidence of very similar mean scores compared to the performance in attention and creativity. This hypothesis was corroborated because although the bilingual show a tendency to overcome monolingual in mean scores on the creativity and sustained attention, and on the other hand, a monolingual trend to overcome the bilingual performance of divided attention, there was no statistics significance, and the mean scores of the groups remained very close, in these skills. We selected two tests, internationally recognized and adapted for use in the Brazilian population, to see sustained attention (Colors Trails Test (CTT) - form 1); divided attention (CTT - form 2) and creativity (Torrance Test). The results of this study were discussed based on the Dynamic Systems Theory, considering the characteristics of the unwritten spoken minority languages in the world, especially in Brazil, enphasizing the interaction elements of differents dimensions in determining the impact of bilingualism in attention and creativity.Universidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias Sociais e Tecnologicas##-8792015687048519997##600BrasilUCPelPrograma de Pos-Graduacao em Letras##8902948520591898764##600Rodrigues, Liliane Presteshttp://lattes.cnpq.br/4200292540655963Rodrigues, Liliane Presteshttp://lattes.cnpq.br/4200292540655963Matzenauer, Carmen Lúcia Barretohttp://lattes.cnpq.br/8424037117639177Blank, Cíntia de ÁvilaSchramm, Renata Carpena2016-07-26T22:19:11Z2015-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSchramm, Renata Carpena. Falar mais de uma língua pode aumentar a criatividade? Um estudo cognitivo sobre o impacto do bilinguismo na atenção e na cratividade. 2015. 180 f. Tese( Programa de Pos-Graduacao em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/469porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/469Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
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