ATIVIDADES DE LEITURA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Jeize de Fátima
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/36
Resumo: Na presente dissertação, busca-se analisar, com base numa perspectiva discursiva, as atividades de leitura, propostas para alunos do Ensino Fundamental, pelos estagiários do curso de Letras da URI (Universidade Regional Integrada - Campus de Santo Ângelo). O corpus, deste trabalho, constitui-se de oito relatórios das aulas ministradas por esses estagiários e apresentados em fase final de sua prática de ensino, no ano de 2004. O trabalho parte do pressuposto de que as atividades propostas pelos professores é que vão determinar o modo de produção de leitura do aluno. Ou seja, a atividade poderá abrir espaço para o aluno produzir sua leitura ou poderá induzi-lo a uma leitura pretendida pelo professor. Para tanto, o estudo focaliza-se na reflexão das atividades de leitura, constadas nos relatórios, considerando seus efeitos no processo ensino-aprendizagem. Mediante a análise, confirma-se a hipótese inicial deste trabalho, concluindo-se que o discurso autoritário do professor tenta, em maior ou menor grau, induzir e direcionar a leitura dos alunos.
id UCPe_4a8834000730aba2284564fafff3af69
oai_identifier_str oai:tede.ucpel.edu.br:tede/36
network_acronym_str UCPe
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository_id_str
spelling ATIVIDADES DE LEITURA: UMA ANÁLISE DISCURSIVALeituraanálise do discursoensino.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADANa presente dissertação, busca-se analisar, com base numa perspectiva discursiva, as atividades de leitura, propostas para alunos do Ensino Fundamental, pelos estagiários do curso de Letras da URI (Universidade Regional Integrada - Campus de Santo Ângelo). O corpus, deste trabalho, constitui-se de oito relatórios das aulas ministradas por esses estagiários e apresentados em fase final de sua prática de ensino, no ano de 2004. O trabalho parte do pressuposto de que as atividades propostas pelos professores é que vão determinar o modo de produção de leitura do aluno. Ou seja, a atividade poderá abrir espaço para o aluno produzir sua leitura ou poderá induzi-lo a uma leitura pretendida pelo professor. Para tanto, o estudo focaliza-se na reflexão das atividades de leitura, constadas nos relatórios, considerando seus efeitos no processo ensino-aprendizagem. Mediante a análise, confirma-se a hipótese inicial deste trabalho, concluindo-se que o discurso autoritário do professor tenta, em maior ou menor grau, induzir e direcionar a leitura dos alunos.Universidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasErnst, AracyCPF:5007629792http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768072P8Batista, Jeize de Fátima2016-03-22T17:26:09Z2006-05-042006-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBATISTA, Jeize de Fátima. ATIVIDADES DE LEITURA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA. 2006. 111 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2006.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/36porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/36Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv ATIVIDADES DE LEITURA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA
title ATIVIDADES DE LEITURA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA
spellingShingle ATIVIDADES DE LEITURA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA
Batista, Jeize de Fátima
Leitura
análise do discurso
ensino.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short ATIVIDADES DE LEITURA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA
title_full ATIVIDADES DE LEITURA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA
title_fullStr ATIVIDADES DE LEITURA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA
title_full_unstemmed ATIVIDADES DE LEITURA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA
title_sort ATIVIDADES DE LEITURA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA
author Batista, Jeize de Fátima
author_facet Batista, Jeize de Fátima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ernst, Aracy
CPF:5007629792
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768072P8
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Jeize de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
análise do discurso
ensino.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
topic Leitura
análise do discurso
ensino.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description Na presente dissertação, busca-se analisar, com base numa perspectiva discursiva, as atividades de leitura, propostas para alunos do Ensino Fundamental, pelos estagiários do curso de Letras da URI (Universidade Regional Integrada - Campus de Santo Ângelo). O corpus, deste trabalho, constitui-se de oito relatórios das aulas ministradas por esses estagiários e apresentados em fase final de sua prática de ensino, no ano de 2004. O trabalho parte do pressuposto de que as atividades propostas pelos professores é que vão determinar o modo de produção de leitura do aluno. Ou seja, a atividade poderá abrir espaço para o aluno produzir sua leitura ou poderá induzi-lo a uma leitura pretendida pelo professor. Para tanto, o estudo focaliza-se na reflexão das atividades de leitura, constadas nos relatórios, considerando seus efeitos no processo ensino-aprendizagem. Mediante a análise, confirma-se a hipótese inicial deste trabalho, concluindo-se que o discurso autoritário do professor tenta, em maior ou menor grau, induzir e direcionar a leitura dos alunos.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-05-04
2006-01-01
2016-03-22T17:26:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BATISTA, Jeize de Fátima. ATIVIDADES DE LEITURA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA. 2006. 111 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2006.
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/36
identifier_str_mv BATISTA, Jeize de Fátima. ATIVIDADES DE LEITURA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA. 2006. 111 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2006.
url http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/36
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Letras
BR
Ucpel
Mestrado em Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Letras
BR
Ucpel
Mestrado em Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br
_version_ 1811734990651654144