ATIVIDADES DE LEITURA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
Texto Completo: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/36 |
Resumo: | Na presente dissertação, busca-se analisar, com base numa perspectiva discursiva, as atividades de leitura, propostas para alunos do Ensino Fundamental, pelos estagiários do curso de Letras da URI (Universidade Regional Integrada - Campus de Santo Ângelo). O corpus, deste trabalho, constitui-se de oito relatórios das aulas ministradas por esses estagiários e apresentados em fase final de sua prática de ensino, no ano de 2004. O trabalho parte do pressuposto de que as atividades propostas pelos professores é que vão determinar o modo de produção de leitura do aluno. Ou seja, a atividade poderá abrir espaço para o aluno produzir sua leitura ou poderá induzi-lo a uma leitura pretendida pelo professor. Para tanto, o estudo focaliza-se na reflexão das atividades de leitura, constadas nos relatórios, considerando seus efeitos no processo ensino-aprendizagem. Mediante a análise, confirma-se a hipótese inicial deste trabalho, concluindo-se que o discurso autoritário do professor tenta, em maior ou menor grau, induzir e direcionar a leitura dos alunos. |
id |
UCPe_4a8834000730aba2284564fafff3af69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.ucpel.edu.br:tede/36 |
network_acronym_str |
UCPe |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
repository_id_str |
|
spelling |
ATIVIDADES DE LEITURA: UMA ANÁLISE DISCURSIVALeituraanálise do discursoensino.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADANa presente dissertação, busca-se analisar, com base numa perspectiva discursiva, as atividades de leitura, propostas para alunos do Ensino Fundamental, pelos estagiários do curso de Letras da URI (Universidade Regional Integrada - Campus de Santo Ângelo). O corpus, deste trabalho, constitui-se de oito relatórios das aulas ministradas por esses estagiários e apresentados em fase final de sua prática de ensino, no ano de 2004. O trabalho parte do pressuposto de que as atividades propostas pelos professores é que vão determinar o modo de produção de leitura do aluno. Ou seja, a atividade poderá abrir espaço para o aluno produzir sua leitura ou poderá induzi-lo a uma leitura pretendida pelo professor. Para tanto, o estudo focaliza-se na reflexão das atividades de leitura, constadas nos relatórios, considerando seus efeitos no processo ensino-aprendizagem. Mediante a análise, confirma-se a hipótese inicial deste trabalho, concluindo-se que o discurso autoritário do professor tenta, em maior ou menor grau, induzir e direcionar a leitura dos alunos.Universidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasErnst, AracyCPF:5007629792http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768072P8Batista, Jeize de Fátima2016-03-22T17:26:09Z2006-05-042006-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBATISTA, Jeize de Fátima. ATIVIDADES DE LEITURA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA. 2006. 111 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2006.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/36porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/36Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ATIVIDADES DE LEITURA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA |
title |
ATIVIDADES DE LEITURA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA |
spellingShingle |
ATIVIDADES DE LEITURA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA Batista, Jeize de Fátima Leitura análise do discurso ensino. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
title_short |
ATIVIDADES DE LEITURA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA |
title_full |
ATIVIDADES DE LEITURA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA |
title_fullStr |
ATIVIDADES DE LEITURA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA |
title_full_unstemmed |
ATIVIDADES DE LEITURA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA |
title_sort |
ATIVIDADES DE LEITURA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA |
author |
Batista, Jeize de Fátima |
author_facet |
Batista, Jeize de Fátima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ernst, Aracy CPF:5007629792 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768072P8 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Jeize de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura análise do discurso ensino. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
topic |
Leitura análise do discurso ensino. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
description |
Na presente dissertação, busca-se analisar, com base numa perspectiva discursiva, as atividades de leitura, propostas para alunos do Ensino Fundamental, pelos estagiários do curso de Letras da URI (Universidade Regional Integrada - Campus de Santo Ângelo). O corpus, deste trabalho, constitui-se de oito relatórios das aulas ministradas por esses estagiários e apresentados em fase final de sua prática de ensino, no ano de 2004. O trabalho parte do pressuposto de que as atividades propostas pelos professores é que vão determinar o modo de produção de leitura do aluno. Ou seja, a atividade poderá abrir espaço para o aluno produzir sua leitura ou poderá induzi-lo a uma leitura pretendida pelo professor. Para tanto, o estudo focaliza-se na reflexão das atividades de leitura, constadas nos relatórios, considerando seus efeitos no processo ensino-aprendizagem. Mediante a análise, confirma-se a hipótese inicial deste trabalho, concluindo-se que o discurso autoritário do professor tenta, em maior ou menor grau, induzir e direcionar a leitura dos alunos. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-05-04 2006-01-01 2016-03-22T17:26:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BATISTA, Jeize de Fátima. ATIVIDADES DE LEITURA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA. 2006. 111 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2006. http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/36 |
identifier_str_mv |
BATISTA, Jeize de Fátima. ATIVIDADES DE LEITURA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA. 2006. 111 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2006. |
url |
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/36 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Pelotas Letras BR Ucpel Mestrado em Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Pelotas Letras BR Ucpel Mestrado em Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) instacron:UCPEL |
instname_str |
Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) |
instacron_str |
UCPEL |
institution |
UCPEL |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br |
_version_ |
1811734990651654144 |