Leitura, família e subjetivação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Aparecida de Fátima Amaral dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/830
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Elzira Yoko Uyeno
id UNITAU_30859b24daa30c8c5e8fe7b3cd816c13
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/830
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Santos, Aparecida de Fátima Amaral dosMascia, Márcia Aparecida AmadorLopes-Rossi, Maria Aparecida GarciaUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaUyeno, Elzira Yoko2019-08-06T12:29:00Z2019-08-06T12:29:00Z2012http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/830Orientação: Profa. Dra. Elzira Yoko UyenoDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2012.Resumo: Não há como negar que a leitura é imprescindível na vida de qualquer cidadão que deseja se inserir na sociedade e se sentir valorizado perante sua comunidade. A leitura crítica situa o leitor diante dos diversos mundos que o cercam: da política, da cultura, dos esportes, do entretenimento, da literatura, etc. O meu exercício docente numa escola de periferia da Rede Municipal de Ensino da cidade de Taubaté tem ratificado mau desempenho em leitura por muitos alunos, apesar das ações desenvolvidas nas aulas de Língua Portuguesa. Essa constatação também é análoga à de vários colegas que exercem o magistério na mesma rede de ensino, em locais semelhantes. A partir dessa verificação, surgiu o interesse em tentar compreender as razões por que numa mesma sala de aula, em que se oferecem os mesmos conteúdos, a mesma didática, há tanta diferença entre os alunos quanto a questões de leitura e aprendizagem de modo geral. Dessa forma, mais especificamente, este estudo visa a: 1) analisar as condições sócio-econômicas e culturais dos alunos de 4 escolas participantes do Projeto OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO/UNITAU; 2) analisar suas representações imaginárias acerca das práticas sociais de leitura e os efeitos, ou não, de seus pais sobre o desenvolvimento de sua competência em leitura; 3) refletir sobre como esses fatores podem afetar o envolvimento dos alunos nas atividades de leitura na escola. Para atingir esses objetivos, os alunos - uma amostragem de cada escola - responderam a um questionário na sala de aula, abordando questões referentes aos componentes familiares, às condições culturais e socioeconômicas da família. Para análise das representações imaginárias acerca de leitura, uma proposição foi respondida pelos alunos do 6º ao 9º ano: O que você pensa sobre leitura. Toma-se como alicerce, os pressupostos teóricos da Análise de Discurso de linha francesa (AD), os quais, associados às análises dos dados quantitativos, permitem concluir que fatores extra-sala de aula influenciam na subjetividade leitora dos alunos provocando a heterogeneidade na aprendizagem. Expusemos as predominâncias masculinas ou femininas nas enunciações, enfatizando as diferenças dos discursos entre os sexos e apresentamos, também, resultados referentes à análise da materialidade linguística dos alunos a qual conjuga história e ideologia para apreensão de sentidos. Finalmente apresentamos a contribuição desse estudo para a Linguística Aplicada, voltada ao ensino de Língua Portuguesa.Abstract: It is undeniable that reading is essential in the life of citizens who wish to be part of the society and to feel appraised in their community. Critical reading makes readers face many worlds surrounding them: politics, culture, sports, entertainment, literature etc. My teaching experience in a municipal school in the suburbs of Taubaté has ratified the fact that many students have a bad reading performance, regardless the actions developed in Portuguese classes. This finding is also analogous to many of my colleagues who teach in similar places, in the same city educational system. Taking it into account, the interest to try to understand the reasons why in a classroom, in which the same content and the same didactics are offered, there is such a great difference among students related, not only to reading, but also to learning as a whole. Thus, more specifically, this research aims at: 1) analyzing the socioeconomic and cultural conditions of students of 4 schools which take part of the Projeto OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO/UNITAU, 2) analyzing their parents imaginary representations of reading social practices and its effects, or not, about the development of their reading competence; 3) reflect upon how these factors can affect students commitment to reading activities at school. To fulfill these objectives, students a sampling of each school - answered a questionnaire in class, whose questions were related to their family members and their socioeconomic and cultural conditions. To analyze the imaginary representations about reading, a proposition was answered by students from the 6th to the 9th grades: What do you think about reading? The French Discourse Analysis theoretical tenets are the foundations for this research, which in association with the quantitative data analysis, allowed us to conclude that extra-class factors influence students reading subjectivity leading to heterogeneity in learning. We exposed the masculine and the feminine predominance in the enunciations, emphasizing the differences between the discourses of the different sexes and we also present results related to the analysis of the students linguistic materiality which conjugates History and Ideology to apprehend meanings. Finally, we present the contribution this research gives to Applied Linguistic, focusing on Portuguese teaching.Made available in DSpace on 2019-08-06T12:29:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Aparecida de Fatima Amaral dos Santos.pdf: 1336406 bytes, checksum: d88cc7e3cda00662b9a080cc37c1655c (MD5) Previous issue date: 2012Mestrado115f. : il.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADALeituraSubjetividadeFamíliaAnálise do discursoLeitura, família e subjetivaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALAparecida de Fatima Amaral dos Santos.pdfapplication/pdf1336406http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/830/1/Aparecida%20de%20Fatima%20Amaral%20dos%20Santos.pdfd88cc7e3cda00662b9a080cc37c1655cMD5120.500.11874/8302019-09-10 17:31:01.616oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/830Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-10T20:31:01Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leitura, família e subjetivação
title Leitura, família e subjetivação
spellingShingle Leitura, família e subjetivação
Santos, Aparecida de Fátima Amaral dos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Leitura
Subjetividade
Família
Análise do discurso
title_short Leitura, família e subjetivação
title_full Leitura, família e subjetivação
title_fullStr Leitura, família e subjetivação
title_full_unstemmed Leitura, família e subjetivação
title_sort Leitura, família e subjetivação
author Santos, Aparecida de Fátima Amaral dos
author_facet Santos, Aparecida de Fátima Amaral dos
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Mascia, Márcia Aparecida Amador
Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Aparecida de Fátima Amaral dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Uyeno, Elzira Yoko
contributor_str_mv Uyeno, Elzira Yoko
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Leitura
Subjetividade
Família
Análise do discurso
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Subjetividade
Família
Análise do discurso
description Orientação: Profa. Dra. Elzira Yoko Uyeno
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-06T12:29:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-06T12:29:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/830
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 115f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/830/1/Aparecida%20de%20Fatima%20Amaral%20dos%20Santos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d88cc7e3cda00662b9a080cc37c1655c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263150151106560