Blended learning no ensino de inglês como língua estrangeira:um estudo de caso com professoras em formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: KIELING, Helena dos Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/673
Resumo: O objeto de reflexão da presente dissertação é o processo de implantação do Blended Learning de Rotação em um curso de Extensão de inglês oferecido à comunidade, ministrado por professoras em formação, em uma Universidade Federal do Sul do Rio Grande do Sul. Este trabalho situa-se entre aqueles que têm interesse em uma inovação sustentada da sala de aula de Língua Estrangeira a partir da utilização das Metodologias Ativas para o ensino e aprendizagem, neste caso, o Blended Learning de Rotação. Tivemos como objetivo avaliar de que forma essa experiência pode contribuir com o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, com a formação de docentes, bem como descrever suas limitações e desafios. Para tanto, partimos da justificativa de que a insatisfação com as aulas de línguas estrangeiras pode vir tanto dos alunos como dos professores: os estudantes reclamam das aulas rotineiras e pouco dinâmicas; os professores da frustração pela pouca participação, desinteresse e desvalorização por parte dos alunos em relação às aulas e às estratégias criadas para chamar a atenção deles (DIESEL et al., 2017). Mesmo com a utilização de novos recursos tecnológicos, durante as aulas tal cenário de insatisfação coletiva não foi alterado, justamente porque a tecnologia não garante a reformulação de paradigmas pedagógicos. Por isso, abordamos brevemente modelos pedagógicos e epistemológicos (BECKER, 2012) que sustentam o modelo tradicional de ensino, e a partir disso, falaremos sobre uma proposta de ensino com base nas metodologias ativas (MORAN, 2015) para inovação das práticas pedagógicas com a utilização do Blended Learning (HORN e STACKER, 2013). Para tanto, foram utilizados recursos para reflexão baseados nos disponibilizados pelo Blended Learning Universe, entrevistas semiestruturadas com as professoras participantes e com alguns alunos e diário de bordo das observações de aula. A pesquisa mostrou resultados positivos com relação ao esperado no desenvolvimento de metodologias ativas como um maior protagonismo, autonomia e alteração no papel do aluno, alteração no papel do professor, inovação e trabalho em equipe.
id UCPe_7d66f4c529fbac5f351c9a6f3bc8654f
oai_identifier_str oai:tede.ucpel.edu.br:tede/673
network_acronym_str UCPe
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository_id_str
spelling Blended learning no ensino de inglês como língua estrangeira:um estudo de caso com professoras em formaçãoblended learning; modelos pedagógicos e epistemológicos; metodologias ativas; ensino de inglêsLINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA##-552208380650306735##600O objeto de reflexão da presente dissertação é o processo de implantação do Blended Learning de Rotação em um curso de Extensão de inglês oferecido à comunidade, ministrado por professoras em formação, em uma Universidade Federal do Sul do Rio Grande do Sul. Este trabalho situa-se entre aqueles que têm interesse em uma inovação sustentada da sala de aula de Língua Estrangeira a partir da utilização das Metodologias Ativas para o ensino e aprendizagem, neste caso, o Blended Learning de Rotação. Tivemos como objetivo avaliar de que forma essa experiência pode contribuir com o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, com a formação de docentes, bem como descrever suas limitações e desafios. Para tanto, partimos da justificativa de que a insatisfação com as aulas de línguas estrangeiras pode vir tanto dos alunos como dos professores: os estudantes reclamam das aulas rotineiras e pouco dinâmicas; os professores da frustração pela pouca participação, desinteresse e desvalorização por parte dos alunos em relação às aulas e às estratégias criadas para chamar a atenção deles (DIESEL et al., 2017). Mesmo com a utilização de novos recursos tecnológicos, durante as aulas tal cenário de insatisfação coletiva não foi alterado, justamente porque a tecnologia não garante a reformulação de paradigmas pedagógicos. Por isso, abordamos brevemente modelos pedagógicos e epistemológicos (BECKER, 2012) que sustentam o modelo tradicional de ensino, e a partir disso, falaremos sobre uma proposta de ensino com base nas metodologias ativas (MORAN, 2015) para inovação das práticas pedagógicas com a utilização do Blended Learning (HORN e STACKER, 2013). Para tanto, foram utilizados recursos para reflexão baseados nos disponibilizados pelo Blended Learning Universe, entrevistas semiestruturadas com as professoras participantes e com alguns alunos e diário de bordo das observações de aula. A pesquisa mostrou resultados positivos com relação ao esperado no desenvolvimento de metodologias ativas como um maior protagonismo, autonomia e alteração no papel do aluno, alteração no papel do professor, inovação e trabalho em equipe.The object of reflection of this work is the implementation process of rotation station Blended Learning in an English extension course offered to the community, taught by student teachers at a Federal University in the south of Rio Grande do Sul. This work is among those which are interested in a sustainable innovation of the Foreign Language classroom from the use of Active Methodologies for teaching and learning, in this case, Rotation Station Blended Learning. Our goal was to evaluate how this experience can contribute to teaching and learning of Foreign Languages and to teacher formation, as well as to describe its limitations and challenges. For this purpose, we started with the justification that the dissatisfaction with foreign language classes can come from both students and teachers: students complain about little dynamic everyday classes; teachers complain about the frustration caused by little participation, lack of interest and devaluation from the students regarding the classes and the strategies created to call their attention (DIESEL et al., 2017). Even using new technological resources during classes, such scenario of collective dissatisfaction has not been changed, because technology alone does not guarantee the restatement of pedagogical paradigms. For this reason, we briefly approach pedagogical and epistemological models (BECKER, 2012) that support the traditional teaching model and, from this, we will discuss a new proposal for teaching, based on active methodologies (MORÁN, 2015) to innovate pedagogical practices using Blended Learning (HORN e STACKER, 2013). Therefore, we used resources for the reflection based on the ones provided by Blended Learning Universe, semi-structured interviews with the participant teachers and some students and journal of class observations. Research has presented positive results regarding the expected in the development of active methodologies, such as bigger emphasis, autonomy and changing in the student's role, changing in the teacher's role, innovation, and team work.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES##2075167498588264571##600Universidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias Sociais e Tecnologicas##-8792015687048519997##600BrasilUCPelPrograma de Pos-Graduacao em Letras##8902948520591898764##600LEFFA, Vilson Joséhttp://lattes.cnpq.br/7239316228662609CANTO, Camila Gonçalves dos Santos dohttp://lattes.cnpq.br/7637826244661176FIALHO, Vanessa Ribashttp://lattes.cnpq.br/7637826244661176KIELING, Helena dos Santos2018-03-15T14:51:42Z2017-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfKIELING, Helena dos Santos. Blended learning no ensino de inglês como língua estrangeira:um estudo de caso com professoras em formação. 2017. 84 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Pelotas.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/673porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:09Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/673Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Blended learning no ensino de inglês como língua estrangeira:um estudo de caso com professoras em formação
title Blended learning no ensino de inglês como língua estrangeira:um estudo de caso com professoras em formação
spellingShingle Blended learning no ensino de inglês como língua estrangeira:um estudo de caso com professoras em formação
KIELING, Helena dos Santos
blended learning; modelos pedagógicos e epistemológicos; metodologias ativas; ensino de inglês
LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA#
#-552208380650306735#
#600
title_short Blended learning no ensino de inglês como língua estrangeira:um estudo de caso com professoras em formação
title_full Blended learning no ensino de inglês como língua estrangeira:um estudo de caso com professoras em formação
title_fullStr Blended learning no ensino de inglês como língua estrangeira:um estudo de caso com professoras em formação
title_full_unstemmed Blended learning no ensino de inglês como língua estrangeira:um estudo de caso com professoras em formação
title_sort Blended learning no ensino de inglês como língua estrangeira:um estudo de caso com professoras em formação
author KIELING, Helena dos Santos
author_facet KIELING, Helena dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LEFFA, Vilson José
http://lattes.cnpq.br/7239316228662609
CANTO, Camila Gonçalves dos Santos do
http://lattes.cnpq.br/7637826244661176
FIALHO, Vanessa Ribas
http://lattes.cnpq.br/7637826244661176
dc.contributor.author.fl_str_mv KIELING, Helena dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv blended learning; modelos pedagógicos e epistemológicos; metodologias ativas; ensino de inglês
LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA#
#-552208380650306735#
#600
topic blended learning; modelos pedagógicos e epistemológicos; metodologias ativas; ensino de inglês
LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA#
#-552208380650306735#
#600
description O objeto de reflexão da presente dissertação é o processo de implantação do Blended Learning de Rotação em um curso de Extensão de inglês oferecido à comunidade, ministrado por professoras em formação, em uma Universidade Federal do Sul do Rio Grande do Sul. Este trabalho situa-se entre aqueles que têm interesse em uma inovação sustentada da sala de aula de Língua Estrangeira a partir da utilização das Metodologias Ativas para o ensino e aprendizagem, neste caso, o Blended Learning de Rotação. Tivemos como objetivo avaliar de que forma essa experiência pode contribuir com o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, com a formação de docentes, bem como descrever suas limitações e desafios. Para tanto, partimos da justificativa de que a insatisfação com as aulas de línguas estrangeiras pode vir tanto dos alunos como dos professores: os estudantes reclamam das aulas rotineiras e pouco dinâmicas; os professores da frustração pela pouca participação, desinteresse e desvalorização por parte dos alunos em relação às aulas e às estratégias criadas para chamar a atenção deles (DIESEL et al., 2017). Mesmo com a utilização de novos recursos tecnológicos, durante as aulas tal cenário de insatisfação coletiva não foi alterado, justamente porque a tecnologia não garante a reformulação de paradigmas pedagógicos. Por isso, abordamos brevemente modelos pedagógicos e epistemológicos (BECKER, 2012) que sustentam o modelo tradicional de ensino, e a partir disso, falaremos sobre uma proposta de ensino com base nas metodologias ativas (MORAN, 2015) para inovação das práticas pedagógicas com a utilização do Blended Learning (HORN e STACKER, 2013). Para tanto, foram utilizados recursos para reflexão baseados nos disponibilizados pelo Blended Learning Universe, entrevistas semiestruturadas com as professoras participantes e com alguns alunos e diário de bordo das observações de aula. A pesquisa mostrou resultados positivos com relação ao esperado no desenvolvimento de metodologias ativas como um maior protagonismo, autonomia e alteração no papel do aluno, alteração no papel do professor, inovação e trabalho em equipe.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-11
2018-03-15T14:51:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KIELING, Helena dos Santos. Blended learning no ensino de inglês como língua estrangeira:um estudo de caso com professoras em formação. 2017. 84 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Pelotas.
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/673
identifier_str_mv KIELING, Helena dos Santos. Blended learning no ensino de inglês como língua estrangeira:um estudo de caso com professoras em formação. 2017. 84 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Pelotas.
url http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Centro de Ciencias Sociais e Tecnologicas#
#-8792015687048519997#
#600
Brasil
UCPel
Programa de Pos-Graduacao em Letras#
#8902948520591898764#
#600
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Centro de Ciencias Sociais e Tecnologicas#
#-8792015687048519997#
#600
Brasil
UCPel
Programa de Pos-Graduacao em Letras#
#8902948520591898764#
#600
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br
_version_ 1809095179473256448