Campanha "Faça a Coisa Certa" : um estudo sobre o papel do marketing sensorial na redefinição de identidade da marca Gang

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Matheus Rodrigues dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/272683
Resumo: O presente trabalho de conclusão tem como tema principal entender como o marketing sensorial pode auxiliar na reestruturação da identidade de uma marca, utilizando a cultura hip-hop como ferramenta para impactar o público-alvo desejado. O principal objetivo deste estudo é analisar o papel das estratégias de Marketing Sensorial implementadas na campanha da marca Gang “Faça a Coisa Certa” para o reposicionamento da marca frente ao seu público. Para responder a esse e aos demais objetivos específicos, foi necessário, inicialmente, aprofundar-se nos conceitos que envolvem marca e marketing sensorial. Para cada um dos capítulos, há subcapítulos dedicados a tópicos importantes para desenvolver o tema. No primeiro capítulo teórico, são abordados apectos sobre planejamento, valor, força, identidade e personalidade de marca. Os principais autores que referenciam esses temas são Kotler (2012), Aaker (2001), Perez (2004), Keller e Machado (2006). O segundo capítulo traz reflexões sobre os cinco sentidos que o marketing sensorial consegue alcançar, com ênfase para o marketing visual e o marketing sonoro, pois foram os sentidos utilizados na campanha analisada. Os autores que referenciam esses temas são Flor e Umêda (2009), Gobé (2002), Sarquis (2015), Lindstrom (2012), Ortegón Cortázar e Gómez (2012), Krishna (2011), Roberts (2005), Bastian (2013), Salomão (2018), Guerra (2012), Vargas (2015) e Neto e Martins (2012). Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo é qualitativo (PRODANOV; FREITAS, 2013) e exploratório (GIL, 2002), com a realização de entrevistas em profundidade (DUARTE, 2005) com profissionais que fizeram parte da realização da campanha. A técnica para exploração dos dados obtidos é a análise de conteúdo (BARDIN, 1977). O principal resultado obtido foi o de que a campanha foi um sucesso de vendas e a execução da campanha de marketing sensorial conseguiu trazer a essência jovem do estilo musical para compor a identidade da marca, na proposta inicial de reestruturação da identidade.
id UFRGS-2_13d823c27b5f1f03dd8001f23125d619
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272683
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Matheus Rodrigues dosToaldo, Mariângela Machado2024-03-01T04:58:07Z2023http://hdl.handle.net/10183/272683001195654O presente trabalho de conclusão tem como tema principal entender como o marketing sensorial pode auxiliar na reestruturação da identidade de uma marca, utilizando a cultura hip-hop como ferramenta para impactar o público-alvo desejado. O principal objetivo deste estudo é analisar o papel das estratégias de Marketing Sensorial implementadas na campanha da marca Gang “Faça a Coisa Certa” para o reposicionamento da marca frente ao seu público. Para responder a esse e aos demais objetivos específicos, foi necessário, inicialmente, aprofundar-se nos conceitos que envolvem marca e marketing sensorial. Para cada um dos capítulos, há subcapítulos dedicados a tópicos importantes para desenvolver o tema. No primeiro capítulo teórico, são abordados apectos sobre planejamento, valor, força, identidade e personalidade de marca. Os principais autores que referenciam esses temas são Kotler (2012), Aaker (2001), Perez (2004), Keller e Machado (2006). O segundo capítulo traz reflexões sobre os cinco sentidos que o marketing sensorial consegue alcançar, com ênfase para o marketing visual e o marketing sonoro, pois foram os sentidos utilizados na campanha analisada. Os autores que referenciam esses temas são Flor e Umêda (2009), Gobé (2002), Sarquis (2015), Lindstrom (2012), Ortegón Cortázar e Gómez (2012), Krishna (2011), Roberts (2005), Bastian (2013), Salomão (2018), Guerra (2012), Vargas (2015) e Neto e Martins (2012). Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo é qualitativo (PRODANOV; FREITAS, 2013) e exploratório (GIL, 2002), com a realização de entrevistas em profundidade (DUARTE, 2005) com profissionais que fizeram parte da realização da campanha. A técnica para exploração dos dados obtidos é a análise de conteúdo (BARDIN, 1977). O principal resultado obtido foi o de que a campanha foi um sucesso de vendas e a execução da campanha de marketing sensorial conseguiu trazer a essência jovem do estilo musical para compor a identidade da marca, na proposta inicial de reestruturação da identidade.The present thesis aims to understand how sensory marketing can assist in restructuring a brand's identity, using hip-hop culture as a tool to impact the desired target audience. The main objective of this study is to analyze the role of Sensory Marketing strategies implemented in the Gang brand's "Faça a Coisa Certa" campaign for the repositioning of the brand in front of its audience. To address this and the other specific objectives, it was necessary to initially delve into the concepts involving branding and sensory marketing. Each of the chapters had subsections dedicated to important topics to develop the theme. In the first theoretical chapter, aspects related to brand planning, value, strength, identity, and personality are addressed. The main authors referencing these topics are Kotler (2012), Aaker (2001), Perez (2004), Keller and Machado (2006). The second chapter reflects on the five senses that sensory marketing can reach, with a greater emphasis on visual and auditory marketing since these were the senses used in the analyzed campaign. The authors referencing these topics include Flor and Umêda (2009), Gobé (2002), Sarquis (2015), Lindstrom (2012), Ortegón-Cortázar and Gómez (2012), Krishna (2011), Roberts (2005), Bastian (2013), Salomão (2018), Guerra (2012), Vargas (2015), and Neto and Martins (2012). Regarding the methodological procedures, the study is qualitative (PRODANOV and FREITAS, 2013) and exploratory (GIL, 2002), involving in-depth interviews (DUARTE, 2005) with professionals who were part of the campaign's execution. The technique for analyzing the obtained data is content analysis (BARDIN, 1977). The main result obtained was that the campaign was a sales success, and the execution of the sensory marketing campaign managed to bring the youthful essence of the musical style to compose the brand's identity in the initial proposal of identity restructuring.application/pdfporMarketing sensorialGestão de marcasMarketing sensorialIdentityPositioningBrandCampanha "Faça a Coisa Certa" : um estudo sobre o papel do marketing sensorial na redefinição de identidade da marca Ganginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195654.pdf.txt001195654.pdf.txtExtracted Texttext/plain127527http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272683/2/001195654.pdf.txt1e1372726ad21bbfe6d4f0980864822dMD52ORIGINAL001195654.pdfTexto completoapplication/pdf1040030http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272683/1/001195654.pdffd09b21b21107f953cf8b7bee0440550MD5110183/2726832024-05-14 06:30:41.618414oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272683Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-14T09:30:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Campanha "Faça a Coisa Certa" : um estudo sobre o papel do marketing sensorial na redefinição de identidade da marca Gang
title Campanha "Faça a Coisa Certa" : um estudo sobre o papel do marketing sensorial na redefinição de identidade da marca Gang
spellingShingle Campanha "Faça a Coisa Certa" : um estudo sobre o papel do marketing sensorial na redefinição de identidade da marca Gang
Santos, Matheus Rodrigues dos
Marketing sensorial
Gestão de marcas
Marketing sensorial
Identity
Positioning
Brand
title_short Campanha "Faça a Coisa Certa" : um estudo sobre o papel do marketing sensorial na redefinição de identidade da marca Gang
title_full Campanha "Faça a Coisa Certa" : um estudo sobre o papel do marketing sensorial na redefinição de identidade da marca Gang
title_fullStr Campanha "Faça a Coisa Certa" : um estudo sobre o papel do marketing sensorial na redefinição de identidade da marca Gang
title_full_unstemmed Campanha "Faça a Coisa Certa" : um estudo sobre o papel do marketing sensorial na redefinição de identidade da marca Gang
title_sort Campanha "Faça a Coisa Certa" : um estudo sobre o papel do marketing sensorial na redefinição de identidade da marca Gang
author Santos, Matheus Rodrigues dos
author_facet Santos, Matheus Rodrigues dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Matheus Rodrigues dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Toaldo, Mariângela Machado
contributor_str_mv Toaldo, Mariângela Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing sensorial
Gestão de marcas
topic Marketing sensorial
Gestão de marcas
Marketing sensorial
Identity
Positioning
Brand
dc.subject.eng.fl_str_mv Marketing sensorial
Identity
Positioning
Brand
description O presente trabalho de conclusão tem como tema principal entender como o marketing sensorial pode auxiliar na reestruturação da identidade de uma marca, utilizando a cultura hip-hop como ferramenta para impactar o público-alvo desejado. O principal objetivo deste estudo é analisar o papel das estratégias de Marketing Sensorial implementadas na campanha da marca Gang “Faça a Coisa Certa” para o reposicionamento da marca frente ao seu público. Para responder a esse e aos demais objetivos específicos, foi necessário, inicialmente, aprofundar-se nos conceitos que envolvem marca e marketing sensorial. Para cada um dos capítulos, há subcapítulos dedicados a tópicos importantes para desenvolver o tema. No primeiro capítulo teórico, são abordados apectos sobre planejamento, valor, força, identidade e personalidade de marca. Os principais autores que referenciam esses temas são Kotler (2012), Aaker (2001), Perez (2004), Keller e Machado (2006). O segundo capítulo traz reflexões sobre os cinco sentidos que o marketing sensorial consegue alcançar, com ênfase para o marketing visual e o marketing sonoro, pois foram os sentidos utilizados na campanha analisada. Os autores que referenciam esses temas são Flor e Umêda (2009), Gobé (2002), Sarquis (2015), Lindstrom (2012), Ortegón Cortázar e Gómez (2012), Krishna (2011), Roberts (2005), Bastian (2013), Salomão (2018), Guerra (2012), Vargas (2015) e Neto e Martins (2012). Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo é qualitativo (PRODANOV; FREITAS, 2013) e exploratório (GIL, 2002), com a realização de entrevistas em profundidade (DUARTE, 2005) com profissionais que fizeram parte da realização da campanha. A técnica para exploração dos dados obtidos é a análise de conteúdo (BARDIN, 1977). O principal resultado obtido foi o de que a campanha foi um sucesso de vendas e a execução da campanha de marketing sensorial conseguiu trazer a essência jovem do estilo musical para compor a identidade da marca, na proposta inicial de reestruturação da identidade.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-01T04:58:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/272683
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001195654
url http://hdl.handle.net/10183/272683
identifier_str_mv 001195654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272683/2/001195654.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272683/1/001195654.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1e1372726ad21bbfe6d4f0980864822d
fd09b21b21107f953cf8b7bee0440550
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224676974788608