Formação inicial de professores de língua(gem): análise de projetos pedagógicos e articulação com as dificuldades emergentes da pandemia de Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feijó-Quadrado, Caroline Gonçalves
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vetromille-Castro, Rafael
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Antares (Caxias do Sul)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10569
Resumo: A falta de experiências docentes para articular o digital e o ensino em diferentes contextos educacionais foi um dos motivos que contribuíram para as dificuldades decorrentes do período pandêmico. A partir deste cenário, delineou-se o presente estudo, que objetiva investigar sobre a formação inicial de professores de línguas e a preparação para a atuação em diferentes contextos educacionais com tecnologias digitais. Para isso, especificamente, foram analisados os Projetos Pedagógicos de 4 Cursos (PPCs) de Licenciatura em Letras de uma Universidade Pública Federal. Como resultado, identificou-se que, dos quatro PPCs, apenas um apresenta affordances para que seus alunos trabalhem com o ensino de língua(gem) em contextos diferentes do presencial.
id UCS-2_250afe696e98a543ba6c323281db9b4a
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/10569
network_acronym_str UCS-2
network_name_str Antares (Caxias do Sul)
repository_id_str
spelling Formação inicial de professores de língua(gem): análise de projetos pedagógicos e articulação com as dificuldades emergentes da pandemia de Covid-19Formação inicial de professores de línguas; Pandemia de Covid-19; Tecnologias digitais; Ensino a distância; Ensino híbridoA falta de experiências docentes para articular o digital e o ensino em diferentes contextos educacionais foi um dos motivos que contribuíram para as dificuldades decorrentes do período pandêmico. A partir deste cenário, delineou-se o presente estudo, que objetiva investigar sobre a formação inicial de professores de línguas e a preparação para a atuação em diferentes contextos educacionais com tecnologias digitais. Para isso, especificamente, foram analisados os Projetos Pedagógicos de 4 Cursos (PPCs) de Licenciatura em Letras de uma Universidade Pública Federal. Como resultado, identificou-se que, dos quatro PPCs, apenas um apresenta affordances para que seus alunos trabalhem com o ensino de língua(gem) em contextos diferentes do presencial.ANTARES: Letras e HumanidadesFeijó-Quadrado, Caroline GonçalvesVetromille-Castro, Rafael2022-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10569ANTARES: Letras e Humanidades; v. 14, n. 32 (2022); 104-1361984-4921reponame:Antares (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10569/5153http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/10569/3811Direitos autorais 2022 Caroline Gonçalves Feijó-Quadrado, Rafael Vetromille-Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-06T13:29:21Zoai:vkali30.ucs.br:article/10569Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/oai||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br1984-49211984-4921opendoar:2022-05-06T13:29:21Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial de professores de língua(gem): análise de projetos pedagógicos e articulação com as dificuldades emergentes da pandemia de Covid-19
title Formação inicial de professores de língua(gem): análise de projetos pedagógicos e articulação com as dificuldades emergentes da pandemia de Covid-19
spellingShingle Formação inicial de professores de língua(gem): análise de projetos pedagógicos e articulação com as dificuldades emergentes da pandemia de Covid-19
Feijó-Quadrado, Caroline Gonçalves
Formação inicial de professores de línguas; Pandemia de Covid-19; Tecnologias digitais; Ensino a distância; Ensino híbrido
title_short Formação inicial de professores de língua(gem): análise de projetos pedagógicos e articulação com as dificuldades emergentes da pandemia de Covid-19
title_full Formação inicial de professores de língua(gem): análise de projetos pedagógicos e articulação com as dificuldades emergentes da pandemia de Covid-19
title_fullStr Formação inicial de professores de língua(gem): análise de projetos pedagógicos e articulação com as dificuldades emergentes da pandemia de Covid-19
title_full_unstemmed Formação inicial de professores de língua(gem): análise de projetos pedagógicos e articulação com as dificuldades emergentes da pandemia de Covid-19
title_sort Formação inicial de professores de língua(gem): análise de projetos pedagógicos e articulação com as dificuldades emergentes da pandemia de Covid-19
author Feijó-Quadrado, Caroline Gonçalves
author_facet Feijó-Quadrado, Caroline Gonçalves
Vetromille-Castro, Rafael
author_role author
author2 Vetromille-Castro, Rafael
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Feijó-Quadrado, Caroline Gonçalves
Vetromille-Castro, Rafael
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores de línguas; Pandemia de Covid-19; Tecnologias digitais; Ensino a distância; Ensino híbrido
topic Formação inicial de professores de línguas; Pandemia de Covid-19; Tecnologias digitais; Ensino a distância; Ensino híbrido
description A falta de experiências docentes para articular o digital e o ensino em diferentes contextos educacionais foi um dos motivos que contribuíram para as dificuldades decorrentes do período pandêmico. A partir deste cenário, delineou-se o presente estudo, que objetiva investigar sobre a formação inicial de professores de línguas e a preparação para a atuação em diferentes contextos educacionais com tecnologias digitais. Para isso, especificamente, foram analisados os Projetos Pedagógicos de 4 Cursos (PPCs) de Licenciatura em Letras de uma Universidade Pública Federal. Como resultado, identificou-se que, dos quatro PPCs, apenas um apresenta affordances para que seus alunos trabalhem com o ensino de língua(gem) em contextos diferentes do presencial.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10569
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10569/5153
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/10569/3811
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Caroline Gonçalves Feijó-Quadrado, Rafael Vetromille-Castro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Caroline Gonçalves Feijó-Quadrado, Rafael Vetromille-Castro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANTARES: Letras e Humanidades
publisher.none.fl_str_mv ANTARES: Letras e Humanidades
dc.source.none.fl_str_mv ANTARES: Letras e Humanidades; v. 14, n. 32 (2022); 104-136
1984-4921
reponame:Antares (Caxias do Sul)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Antares (Caxias do Sul)
collection Antares (Caxias do Sul)
repository.name.fl_str_mv Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br
_version_ 1750315217305206784