Formação inicial de professores de língua(gem): análise de projetos pedagógicos e articulação com as dificuldades emergentes da pandemia de Covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Antares (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10569 |
Resumo: | A falta de experiências docentes para articular o digital e o ensino em diferentes contextos educacionais foi um dos motivos que contribuíram para as dificuldades decorrentes do período pandêmico. A partir deste cenário, delineou-se o presente estudo, que objetiva investigar sobre a formação inicial de professores de línguas e a preparação para a atuação em diferentes contextos educacionais com tecnologias digitais. Para isso, especificamente, foram analisados os Projetos Pedagógicos de 4 Cursos (PPCs) de Licenciatura em Letras de uma Universidade Pública Federal. Como resultado, identificou-se que, dos quatro PPCs, apenas um apresenta affordances para que seus alunos trabalhem com o ensino de língua(gem) em contextos diferentes do presencial. |
id |
UCS-2_250afe696e98a543ba6c323281db9b4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/10569 |
network_acronym_str |
UCS-2 |
network_name_str |
Antares (Caxias do Sul) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação inicial de professores de língua(gem): análise de projetos pedagógicos e articulação com as dificuldades emergentes da pandemia de Covid-19Formação inicial de professores de línguas; Pandemia de Covid-19; Tecnologias digitais; Ensino a distância; Ensino híbridoA falta de experiências docentes para articular o digital e o ensino em diferentes contextos educacionais foi um dos motivos que contribuíram para as dificuldades decorrentes do período pandêmico. A partir deste cenário, delineou-se o presente estudo, que objetiva investigar sobre a formação inicial de professores de línguas e a preparação para a atuação em diferentes contextos educacionais com tecnologias digitais. Para isso, especificamente, foram analisados os Projetos Pedagógicos de 4 Cursos (PPCs) de Licenciatura em Letras de uma Universidade Pública Federal. Como resultado, identificou-se que, dos quatro PPCs, apenas um apresenta affordances para que seus alunos trabalhem com o ensino de língua(gem) em contextos diferentes do presencial.ANTARES: Letras e HumanidadesFeijó-Quadrado, Caroline GonçalvesVetromille-Castro, Rafael2022-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10569ANTARES: Letras e Humanidades; v. 14, n. 32 (2022); 104-1361984-4921reponame:Antares (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10569/5153http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/10569/3811Direitos autorais 2022 Caroline Gonçalves Feijó-Quadrado, Rafael Vetromille-Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-06T13:29:21Zoai:vkali30.ucs.br:article/10569Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/oai||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br1984-49211984-4921opendoar:2022-05-06T13:29:21Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação inicial de professores de língua(gem): análise de projetos pedagógicos e articulação com as dificuldades emergentes da pandemia de Covid-19 |
title |
Formação inicial de professores de língua(gem): análise de projetos pedagógicos e articulação com as dificuldades emergentes da pandemia de Covid-19 |
spellingShingle |
Formação inicial de professores de língua(gem): análise de projetos pedagógicos e articulação com as dificuldades emergentes da pandemia de Covid-19 Feijó-Quadrado, Caroline Gonçalves Formação inicial de professores de línguas; Pandemia de Covid-19; Tecnologias digitais; Ensino a distância; Ensino híbrido |
title_short |
Formação inicial de professores de língua(gem): análise de projetos pedagógicos e articulação com as dificuldades emergentes da pandemia de Covid-19 |
title_full |
Formação inicial de professores de língua(gem): análise de projetos pedagógicos e articulação com as dificuldades emergentes da pandemia de Covid-19 |
title_fullStr |
Formação inicial de professores de língua(gem): análise de projetos pedagógicos e articulação com as dificuldades emergentes da pandemia de Covid-19 |
title_full_unstemmed |
Formação inicial de professores de língua(gem): análise de projetos pedagógicos e articulação com as dificuldades emergentes da pandemia de Covid-19 |
title_sort |
Formação inicial de professores de língua(gem): análise de projetos pedagógicos e articulação com as dificuldades emergentes da pandemia de Covid-19 |
author |
Feijó-Quadrado, Caroline Gonçalves |
author_facet |
Feijó-Quadrado, Caroline Gonçalves Vetromille-Castro, Rafael |
author_role |
author |
author2 |
Vetromille-Castro, Rafael |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feijó-Quadrado, Caroline Gonçalves Vetromille-Castro, Rafael |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial de professores de línguas; Pandemia de Covid-19; Tecnologias digitais; Ensino a distância; Ensino híbrido |
topic |
Formação inicial de professores de línguas; Pandemia de Covid-19; Tecnologias digitais; Ensino a distância; Ensino híbrido |
description |
A falta de experiências docentes para articular o digital e o ensino em diferentes contextos educacionais foi um dos motivos que contribuíram para as dificuldades decorrentes do período pandêmico. A partir deste cenário, delineou-se o presente estudo, que objetiva investigar sobre a formação inicial de professores de línguas e a preparação para a atuação em diferentes contextos educacionais com tecnologias digitais. Para isso, especificamente, foram analisados os Projetos Pedagógicos de 4 Cursos (PPCs) de Licenciatura em Letras de uma Universidade Pública Federal. Como resultado, identificou-se que, dos quatro PPCs, apenas um apresenta affordances para que seus alunos trabalhem com o ensino de língua(gem) em contextos diferentes do presencial. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10569 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10569 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10569/5153 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/10569/3811 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Caroline Gonçalves Feijó-Quadrado, Rafael Vetromille-Castro info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Caroline Gonçalves Feijó-Quadrado, Rafael Vetromille-Castro |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANTARES: Letras e Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
ANTARES: Letras e Humanidades |
dc.source.none.fl_str_mv |
ANTARES: Letras e Humanidades; v. 14, n. 32 (2022); 104-136 1984-4921 reponame:Antares (Caxias do Sul) instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Antares (Caxias do Sul) |
collection |
Antares (Caxias do Sul) |
repository.name.fl_str_mv |
Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br |
_version_ |
1750315217305206784 |