Revisitando The Sims: criticidade, limites e potencialidades em língua inglesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Antares (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9009 |
Resumo: | O presente artigo objetiva revisitar o jogo The Sims, lançado há mais de vinte anos, apontando os limites e as potencialidades de seu uso em sala de aula de língua inglesa. Inicialmente, apresentamos um breve panorama sobre os estudos dos jogos digitais, articulados com as discussões dos estudos dos Letramentos (GRUPO DE NOVA LONDRES, 1996) em âmbito internacional (GEE, 2009, 2010; PRENSKY, 2001, 2006) e nacional (TAKAKI, 2007, 2015; MAGNANI, 2007, 2014, 2015). Com base em uma análise exploratória e interpretativa (DENZIN & LINCOLN, 2006), evidenciamos algumas mudanças nas versões do jogo em questão, principalmente no que diz respeito às questões de identidade de gênero. Além disso, apontamos implicações dessas mudanças e como elas podem mobilizar o desenvolvimento da criticidade e da agentividade em língua inglesa. Como conclusão, argumentamos a favor do uso dos jogos digitais como prática local (MACIEL,2013) e a necessidade de uma ressignificação de construção de conhecimentos (MONTE MÓR, 2017) na sociedade contemporânea. |
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Revisitando The Sims: criticidade, limites e potencialidades em língua inglesaLetramentos; Letramento digital; Jogos digitais/videogames; The Sims; Língua inglesa.O presente artigo objetiva revisitar o jogo The Sims, lançado há mais de vinte anos, apontando os limites e as potencialidades de seu uso em sala de aula de língua inglesa. Inicialmente, apresentamos um breve panorama sobre os estudos dos jogos digitais, articulados com as discussões dos estudos dos Letramentos (GRUPO DE NOVA LONDRES, 1996) em âmbito internacional (GEE, 2009, 2010; PRENSKY, 2001, 2006) e nacional (TAKAKI, 2007, 2015; MAGNANI, 2007, 2014, 2015). Com base em uma análise exploratória e interpretativa (DENZIN & LINCOLN, 2006), evidenciamos algumas mudanças nas versões do jogo em questão, principalmente no que diz respeito às questões de identidade de gênero. Além disso, apontamos implicações dessas mudanças e como elas podem mobilizar o desenvolvimento da criticidade e da agentividade em língua inglesa. Como conclusão, argumentamos a favor do uso dos jogos digitais como prática local (MACIEL,2013) e a necessidade de uma ressignificação de construção de conhecimentos (MONTE MÓR, 2017) na sociedade contemporânea.ANTARES: Letras e HumanidadesHibarino, Denise AkemiCruz, Fabielle Rocha2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9009ANTARES: Letras e Humanidades; v. 12, n. 28 (2020); 270-2921984-4921reponame:Antares (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9009/4478http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/9009/3189http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/9009/3190http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/9009/3191Direitos autorais 2020 Denise Akemi Hibarino, Fabielle Rocha Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-08T14:14:25Zoai:vkali30.ucs.br:article/9009Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/oai||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br1984-49211984-4921opendoar:2021-02-08T14:14:25Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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