Revisitando The Sims: criticidade, limites e potencialidades em língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hibarino, Denise Akemi
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cruz, Fabielle Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Antares (Caxias do Sul)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9009
Resumo: O presente artigo objetiva revisitar o jogo The Sims, lançado há mais de vinte anos, apontando os limites e as potencialidades de seu uso em sala de aula de língua inglesa. Inicialmente, apresentamos um breve panorama sobre os estudos dos jogos digitais, articulados com as discussões dos estudos dos Letramentos (GRUPO DE NOVA LONDRES, 1996) em âmbito internacional (GEE, 2009, 2010; PRENSKY, 2001, 2006) e nacional (TAKAKI, 2007, 2015; MAGNANI, 2007, 2014, 2015). Com base em uma análise exploratória e interpretativa (DENZIN & LINCOLN, 2006), evidenciamos algumas mudanças nas versões do jogo em questão, principalmente no que diz respeito às questões de identidade de gênero. Além disso, apontamos implicações dessas mudanças e como elas podem mobilizar o desenvolvimento da criticidade e da agentividade em língua inglesa. Como conclusão, argumentamos a favor do uso dos jogos digitais como prática local (MACIEL,2013) e a necessidade de uma ressignificação de construção de conhecimentos (MONTE MÓR, 2017) na sociedade contemporânea.
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