O podcast nas aulas de Língua Portuguesa: práticas de multiletramento na escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/204513 |
Resumo: | Pensar a sociedade atual sem as tecnologias parece inviável, principalmente em um momento histórico em que as interações presenciais estão cada vez mais difíceis e, em contrapartida, as relações virtuais vêm crescendo exponencialmente. Num contexto educacional em que as TDICs têm sido essenciais para o processo de ensino e aprendizagem, este trabalho busca compartilhar as experiências e os resultados de uma pesquisa cujo foco é o desenvolvimento de práticas de multiletramento, a partir do uso do podcast como ferramenta de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental – anos finais. Justifica-se a relevância da pesquisa considerando a possibilidade de ampliação de conhecimentos, formação do aluno como cidadão crítico e re- flexivo e o letramento digital, além das expectativas de aprendizagem e habilidades previstas pela BNCC (2017). Alguns estudos que oferecem suporte teórico à pesquisa são os do multiletramento, propostos por Rojo (2015; 2019), Kleiman (2014) e Soares (2001), assim como algumas pesquisas que atestam os benefícios educacionais do podcast, como em Freire,E. (2013) e Bottentuit Jr (2007, 2019). A pesquisa, de cunho qualitativo, realiza-se por meio do método da pesquisa-ação, a qual é pertinente ao contexto da sala de aula, colaborando para o desenvolvimento do professor-pesquisador. Os resultados da pesquisa confirmaram as expectativas de que o podcast é uma ferramenta com grande potencial educacional. |
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O podcast nas aulas de Língua Portuguesa: práticas de multiletramento na escolaThe Podcast in Portuguese language classes: multiliteracy practices at schoolMultiletramentosPodcastBNCCTDICsMídiasPensar a sociedade atual sem as tecnologias parece inviável, principalmente em um momento histórico em que as interações presenciais estão cada vez mais difíceis e, em contrapartida, as relações virtuais vêm crescendo exponencialmente. Num contexto educacional em que as TDICs têm sido essenciais para o processo de ensino e aprendizagem, este trabalho busca compartilhar as experiências e os resultados de uma pesquisa cujo foco é o desenvolvimento de práticas de multiletramento, a partir do uso do podcast como ferramenta de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental – anos finais. Justifica-se a relevância da pesquisa considerando a possibilidade de ampliação de conhecimentos, formação do aluno como cidadão crítico e re- flexivo e o letramento digital, além das expectativas de aprendizagem e habilidades previstas pela BNCC (2017). Alguns estudos que oferecem suporte teórico à pesquisa são os do multiletramento, propostos por Rojo (2015; 2019), Kleiman (2014) e Soares (2001), assim como algumas pesquisas que atestam os benefícios educacionais do podcast, como em Freire,E. (2013) e Bottentuit Jr (2007, 2019). A pesquisa, de cunho qualitativo, realiza-se por meio do método da pesquisa-ação, a qual é pertinente ao contexto da sala de aula, colaborando para o desenvolvimento do professor-pesquisador. Os resultados da pesquisa confirmaram as expectativas de que o podcast é uma ferramenta com grande potencial educacional.Thinking about today's society without the technologies seems unfeasible, especially at a historic moment when face-to-face interactions are increasingly difficult and, on the other hand, virtual relationships have been growing exponentially. In an educational context in which TDICs have been essential to the teaching-learning process, this work seeks to share the experiences and results of a research that focuses on the development of multiliteracy practices, using the podcast as a teaching tool -learning in elementary school - final years. The relevance of the research is justified considering the possibility of expanding knowledge, training the student as a critical and reflective citizen and digital literacy, in addition to the expectations of learning and skills provided by the BNCC (2017). Some studies that provide theoretical support to research are those of multiliteracy, proposed by Rojo (2015; 2019), Kleiman (2014) and Soares (2001), as well as some research that attests to the educational benefits of the podcast, as in Freire (2013) and Bottentuit Jr (2007, 2019). The research, of qualitative native, is carried out by the action research method, which is relevant to the classroom context, contributing to the development of the teacher-researcher. The survey results confirmed expectations that the podcast is a tool with great educational potential.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)5743667Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garcia, Daniela Nogueira de Moraes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cardoso, Gabriela Pedroso2021-04-27T13:42:15Z2021-04-27T13:42:15Z2021-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20451323001011069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T13:34:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204513Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:47:06.490855Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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