O podcast nas aulas de Língua Portuguesa: práticas de multiletramento na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Gabriela Pedroso
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204513
Resumo: Pensar a sociedade atual sem as tecnologias parece inviável, principalmente em um momento histórico em que as interações presenciais estão cada vez mais difíceis e, em contrapartida, as relações virtuais vêm crescendo exponencialmente. Num contexto educacional em que as TDICs têm sido essenciais para o processo de ensino e aprendizagem, este trabalho busca compartilhar as experiências e os resultados de uma pesquisa cujo foco é o desenvolvimento de práticas de multiletramento, a partir do uso do podcast como ferramenta de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental – anos finais. Justifica-se a relevância da pesquisa considerando a possibilidade de ampliação de conhecimentos, formação do aluno como cidadão crítico e re- flexivo e o letramento digital, além das expectativas de aprendizagem e habilidades previstas pela BNCC (2017). Alguns estudos que oferecem suporte teórico à pesquisa são os do multiletramento, propostos por Rojo (2015; 2019), Kleiman (2014) e Soares (2001), assim como algumas pesquisas que atestam os benefícios educacionais do podcast, como em Freire,E. (2013) e Bottentuit Jr (2007, 2019). A pesquisa, de cunho qualitativo, realiza-se por meio do método da pesquisa-ação, a qual é pertinente ao contexto da sala de aula, colaborando para o desenvolvimento do professor-pesquisador. Os resultados da pesquisa confirmaram as expectativas de que o podcast é uma ferramenta com grande potencial educacional.
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