Educação continuada de professores: diálogos emergentes a partir da visão de Gert Biesta // Teacher’s lifelong learning: emerging dialogies from Gert Biesta’s philosophical views
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6098 |
Resumo: | A Educação Continuada de professores é reconhecida como indispensável e fundamental para a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem. Para tanto, neste estudo, levaremos em consideração alguns aspectos dessa temática. Em primeiro lugar, precisamos ter conhecimento das diretrizes que tratam da Educação Continuada de professores, ou seja, compreender de onde viemos e qual é a proposta das legislações nacional e internacional. Em segundo lugar, explanaremos e discutiremos conceitos teóricos que tratam da temática, em especial a visão de Gert Biesta, o importante filósofo da educação. Finalmente, com base nos dois itens citados, entrelaçaremos considerações e indagações para uma Educação Continuada que possa fazer diferença no cotidiano dos professores. Portanto, o principal foco desta pesquisa é analisar, criticamente, essa educação dos professores, à luz das concepções propostas por Gert Biesta.Palavras-chave: Educação Continuada. Professores. Diálogo. Gert Biesta. |
id |
UCS-3_1c5b3377534eff867fc476e06e5fbfee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/6098 |
network_acronym_str |
UCS-3 |
network_name_str |
Conjectura: filosofia e educação |
spelling |
Educação continuada de professores: diálogos emergentes a partir da visão de Gert Biesta // Teacher’s lifelong learning: emerging dialogies from Gert Biesta’s philosophical viewsFilosofia; Educação; Filosofia da EducaçãoA Educação Continuada de professores é reconhecida como indispensável e fundamental para a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem. Para tanto, neste estudo, levaremos em consideração alguns aspectos dessa temática. Em primeiro lugar, precisamos ter conhecimento das diretrizes que tratam da Educação Continuada de professores, ou seja, compreender de onde viemos e qual é a proposta das legislações nacional e internacional. Em segundo lugar, explanaremos e discutiremos conceitos teóricos que tratam da temática, em especial a visão de Gert Biesta, o importante filósofo da educação. Finalmente, com base nos dois itens citados, entrelaçaremos considerações e indagações para uma Educação Continuada que possa fazer diferença no cotidiano dos professores. Portanto, o principal foco desta pesquisa é analisar, criticamente, essa educação dos professores, à luz das concepções propostas por Gert Biesta.Palavras-chave: Educação Continuada. Professores. Diálogo. Gert Biesta. Universidade de Caxias do SulGuilherme, Alexandre AnselmoSantos, Bettina Steren dosSpagnolo, Carla2020-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/609810.18226/21784612.v25.e020025Conjectura: filosofia e educação; v. 25 (2020); e020025CONJECTURA: filosofia e educação; v. 25 (2020); e0200252178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6098/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/downloadSuppFile/6098/3057Direitos autorais 2020 CONJECTURA: filosofia e educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-07T19:01:21ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação continuada de professores: diálogos emergentes a partir da visão de Gert Biesta // Teacher’s lifelong learning: emerging dialogies from Gert Biesta’s philosophical views |
title |
Educação continuada de professores: diálogos emergentes a partir da visão de Gert Biesta // Teacher’s lifelong learning: emerging dialogies from Gert Biesta’s philosophical views |
spellingShingle |
Educação continuada de professores: diálogos emergentes a partir da visão de Gert Biesta // Teacher’s lifelong learning: emerging dialogies from Gert Biesta’s philosophical views Guilherme, Alexandre Anselmo Filosofia; Educação; Filosofia da Educação |
title_short |
Educação continuada de professores: diálogos emergentes a partir da visão de Gert Biesta // Teacher’s lifelong learning: emerging dialogies from Gert Biesta’s philosophical views |
title_full |
Educação continuada de professores: diálogos emergentes a partir da visão de Gert Biesta // Teacher’s lifelong learning: emerging dialogies from Gert Biesta’s philosophical views |
title_fullStr |
Educação continuada de professores: diálogos emergentes a partir da visão de Gert Biesta // Teacher’s lifelong learning: emerging dialogies from Gert Biesta’s philosophical views |
title_full_unstemmed |
Educação continuada de professores: diálogos emergentes a partir da visão de Gert Biesta // Teacher’s lifelong learning: emerging dialogies from Gert Biesta’s philosophical views |
title_sort |
Educação continuada de professores: diálogos emergentes a partir da visão de Gert Biesta // Teacher’s lifelong learning: emerging dialogies from Gert Biesta’s philosophical views |
author |
Guilherme, Alexandre Anselmo |
author_facet |
Guilherme, Alexandre Anselmo Santos, Bettina Steren dos Spagnolo, Carla |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Bettina Steren dos Spagnolo, Carla |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guilherme, Alexandre Anselmo Santos, Bettina Steren dos Spagnolo, Carla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia; Educação; Filosofia da Educação |
topic |
Filosofia; Educação; Filosofia da Educação |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A Educação Continuada de professores é reconhecida como indispensável e fundamental para a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem. Para tanto, neste estudo, levaremos em consideração alguns aspectos dessa temática. Em primeiro lugar, precisamos ter conhecimento das diretrizes que tratam da Educação Continuada de professores, ou seja, compreender de onde viemos e qual é a proposta das legislações nacional e internacional. Em segundo lugar, explanaremos e discutiremos conceitos teóricos que tratam da temática, em especial a visão de Gert Biesta, o importante filósofo da educação. Finalmente, com base nos dois itens citados, entrelaçaremos considerações e indagações para uma Educação Continuada que possa fazer diferença no cotidiano dos professores. Portanto, o principal foco desta pesquisa é analisar, criticamente, essa educação dos professores, à luz das concepções propostas por Gert Biesta.Palavras-chave: Educação Continuada. Professores. Diálogo. Gert Biesta. |
description |
A Educação Continuada de professores é reconhecida como indispensável e fundamental para a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem. Para tanto, neste estudo, levaremos em consideração alguns aspectos dessa temática. Em primeiro lugar, precisamos ter conhecimento das diretrizes que tratam da Educação Continuada de professores, ou seja, compreender de onde viemos e qual é a proposta das legislações nacional e internacional. Em segundo lugar, explanaremos e discutiremos conceitos teóricos que tratam da temática, em especial a visão de Gert Biesta, o importante filósofo da educação. Finalmente, com base nos dois itens citados, entrelaçaremos considerações e indagações para uma Educação Continuada que possa fazer diferença no cotidiano dos professores. Portanto, o principal foco desta pesquisa é analisar, criticamente, essa educação dos professores, à luz das concepções propostas por Gert Biesta.Palavras-chave: Educação Continuada. Professores. Diálogo. Gert Biesta. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6098 10.18226/21784612.v25.e020025 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6098 |
identifier_str_mv |
10.18226/21784612.v25.e020025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6098/pdf http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/downloadSuppFile/6098/3057 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 CONJECTURA: filosofia e educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 CONJECTURA: filosofia e educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conjectura: filosofia e educação; v. 25 (2020); e020025 CONJECTURA: filosofia e educação; v. 25 (2020); e020025 2178-4612 0103-1457 reponame:Conjectura: filosofia e educação instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conjectura: filosofia e educação |
collection |
Conjectura: filosofia e educação |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829949964058624 |