Ação pedagógica, ação comunicativa e Didática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4435 |
Resumo: | O presente artigo aborda a interdependência entre o conceito de ação pedagógica e o campo de estudos da Didática. A Didática enquanto disciplina representante da Pedagogia moderna instaura o conceito de ação pedagógica e o novo enfoque acerca dos meios da educação como objeto científico. A ação pedagógica nasce atrelada à Didática e, ao mesmo tempo, ao caráter instrumental desta (DÍAZ BARRIGA, 1995). O problema da ação pedagógica é a “caixa preta” da escola: o ponto de grande interesse prático ou prioridade social, porém, comparativamente, com menor incidência das reflexões teóricas. Muitos professores escolares reclamam da saturação de teorias e repetem as mesmas práticas; já os pesquisadores acadêmicos da educação reclamam a importância da reflexão teórica para a transformação da prática. Considerando o caráter historicamente articulador entre teoria e prática da Didática, é curioso e ao mesmo tempo significativo esse distanciamento entre ambas. A impotência da Didática, enquanto saber geral, evidencia-se na desarticulação teoria-prática. Questiona-se o ponto de articulação entre ação pedagógica e Didática enquanto possível ponto de transformação: quais as consequências de um conceito não instrumental de ação pedagógica para a Didática? Pretende-se retomar o tema dos meios da ação pedagógica, sobretudo o viés instrumental com que se identifica desde seu nascimento, e sugerir uma reconceptualização em termos do conceito habermasiano de ação comunicativa, ou seja, visando o entendimento e não o êxito. Com este conceito comunicativo de ação pedagógica apresenta-se reflexões iniciais sobre uma Didática comunicativa, mais hermenêutica do que técnica. O intento, ao fim e ao cabo, é sugerir a abertura de um caminho disciplinar reflexivo para se tematizar a ação pedagógica segundo a racionalidade comunicativa, abrindo, assim, a mencionada “caixa preta”. E com isso se pretende retirar consequências para a Didática Geral. |
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Ação pedagógica, ação comunicativa e DidáticaFilosofia da Educação; DidáticaO presente artigo aborda a interdependência entre o conceito de ação pedagógica e o campo de estudos da Didática. A Didática enquanto disciplina representante da Pedagogia moderna instaura o conceito de ação pedagógica e o novo enfoque acerca dos meios da educação como objeto científico. A ação pedagógica nasce atrelada à Didática e, ao mesmo tempo, ao caráter instrumental desta (DÍAZ BARRIGA, 1995). O problema da ação pedagógica é a “caixa preta” da escola: o ponto de grande interesse prático ou prioridade social, porém, comparativamente, com menor incidência das reflexões teóricas. Muitos professores escolares reclamam da saturação de teorias e repetem as mesmas práticas; já os pesquisadores acadêmicos da educação reclamam a importância da reflexão teórica para a transformação da prática. Considerando o caráter historicamente articulador entre teoria e prática da Didática, é curioso e ao mesmo tempo significativo esse distanciamento entre ambas. A impotência da Didática, enquanto saber geral, evidencia-se na desarticulação teoria-prática. Questiona-se o ponto de articulação entre ação pedagógica e Didática enquanto possível ponto de transformação: quais as consequências de um conceito não instrumental de ação pedagógica para a Didática? Pretende-se retomar o tema dos meios da ação pedagógica, sobretudo o viés instrumental com que se identifica desde seu nascimento, e sugerir uma reconceptualização em termos do conceito habermasiano de ação comunicativa, ou seja, visando o entendimento e não o êxito. Com este conceito comunicativo de ação pedagógica apresenta-se reflexões iniciais sobre uma Didática comunicativa, mais hermenêutica do que técnica. O intento, ao fim e ao cabo, é sugerir a abertura de um caminho disciplinar reflexivo para se tematizar a ação pedagógica segundo a racionalidade comunicativa, abrindo, assim, a mencionada “caixa preta”. E com isso se pretende retirar consequências para a Didática Geral.Universidade de Caxias do SulZaslavsky, Alexandre2017-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4435Conjectura: filosofia e educação; v. 22, n. 1; 69-81CONJECTURA: filosofia e educação; v. 22, n. 1; 69-812178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4435/pdfDireitos autorais 2017 CONJECTURA: filosofia e educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-26T10:14:32ZRevista |
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O presente artigo aborda a interdependência entre o conceito de ação pedagógica e o campo de estudos da Didática. A Didática enquanto disciplina representante da Pedagogia moderna instaura o conceito de ação pedagógica e o novo enfoque acerca dos meios da educação como objeto científico. A ação pedagógica nasce atrelada à Didática e, ao mesmo tempo, ao caráter instrumental desta (DÍAZ BARRIGA, 1995). O problema da ação pedagógica é a “caixa preta” da escola: o ponto de grande interesse prático ou prioridade social, porém, comparativamente, com menor incidência das reflexões teóricas. Muitos professores escolares reclamam da saturação de teorias e repetem as mesmas práticas; já os pesquisadores acadêmicos da educação reclamam a importância da reflexão teórica para a transformação da prática. Considerando o caráter historicamente articulador entre teoria e prática da Didática, é curioso e ao mesmo tempo significativo esse distanciamento entre ambas. A impotência da Didática, enquanto saber geral, evidencia-se na desarticulação teoria-prática. Questiona-se o ponto de articulação entre ação pedagógica e Didática enquanto possível ponto de transformação: quais as consequências de um conceito não instrumental de ação pedagógica para a Didática? Pretende-se retomar o tema dos meios da ação pedagógica, sobretudo o viés instrumental com que se identifica desde seu nascimento, e sugerir uma reconceptualização em termos do conceito habermasiano de ação comunicativa, ou seja, visando o entendimento e não o êxito. Com este conceito comunicativo de ação pedagógica apresenta-se reflexões iniciais sobre uma Didática comunicativa, mais hermenêutica do que técnica. O intento, ao fim e ao cabo, é sugerir a abertura de um caminho disciplinar reflexivo para se tematizar a ação pedagógica segundo a racionalidade comunicativa, abrindo, assim, a mencionada “caixa preta”. E com isso se pretende retirar consequências para a Didática Geral. |
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