Ambientes virtuais de aprendizagem e formação continuada de professores na modalidade a distância // Virtual learning environments and continuous teachers training in distance modality

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orth, Miguel Alfredo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Oliveira Fuet, Fabiane Sarmento, Otte, Janete, Neves, Marcus Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2037
Resumo: Com este artigo, problematizou-se o potencial da formaçãocontinuada de professores por meio da educação a distância mediada pelo Moodle. Nessa perspectiva, pesquisou-se, principalmente, a integração hipermidiática das tecnologias nesse ambiente virtual de aprendizagem, no curso a distância de pós-graduação lato sensu em Mídias na Educação. Paraisso, selecionou-se uma aula de uma disciplina desse curso oferecida no primeiro semestre de 2011 por uma universidade na qual um dos autores deste artigo trabalhou como professor-tutor. Assim, foi realizada uma investigação com base na abordagem metodológica qualitativa através daobservação participante, na qual se percebeu que a integração da hipermídia potencializa o diálogo-problematizador, a interatividade e o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva nos professores-cursistas. Dessa forma, observou-se que a navegação em uma hipermídia educacional respeita o ritmo e as maneiras de aprendizagem de cada sujeito, uma vez que possibilita que os temas a serem estudados sejam acessados de forma não-linear, ou seja, de acordo com o interesse de cada aprendente e por meio de diferentes mídias. Isso viabilizou aos cursistas fazerem diversas associações entre diferentes conteúdos inter-relacionados, proporcionando assim uma ampliação da visão sobre os assuntos educacionais abordados na disciplina e, posteriormente, poderem aplicar esse conhecimento em novas situações de ensinoaprendizagem.
id UCS-3_4c05e813f4e00ac0b4c6033d0a34376b
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/2037
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling Ambientes virtuais de aprendizagem e formação continuada de professores na modalidade a distância // Virtual learning environments and continuous teachers training in distance modalityCom este artigo, problematizou-se o potencial da formaçãocontinuada de professores por meio da educação a distância mediada pelo Moodle. Nessa perspectiva, pesquisou-se, principalmente, a integração hipermidiática das tecnologias nesse ambiente virtual de aprendizagem, no curso a distância de pós-graduação lato sensu em Mídias na Educação. Paraisso, selecionou-se uma aula de uma disciplina desse curso oferecida no primeiro semestre de 2011 por uma universidade na qual um dos autores deste artigo trabalhou como professor-tutor. Assim, foi realizada uma investigação com base na abordagem metodológica qualitativa através daobservação participante, na qual se percebeu que a integração da hipermídia potencializa o diálogo-problematizador, a interatividade e o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva nos professores-cursistas. Dessa forma, observou-se que a navegação em uma hipermídia educacional respeita o ritmo e as maneiras de aprendizagem de cada sujeito, uma vez que possibilita que os temas a serem estudados sejam acessados de forma não-linear, ou seja, de acordo com o interesse de cada aprendente e por meio de diferentes mídias. Isso viabilizou aos cursistas fazerem diversas associações entre diferentes conteúdos inter-relacionados, proporcionando assim uma ampliação da visão sobre os assuntos educacionais abordados na disciplina e, posteriormente, poderem aplicar esse conhecimento em novas situações de ensinoaprendizagem.Universidade de Caxias do SulOrth, Miguel AlfredoOliveira Fuet, Fabiane SarmentoOtte, JaneteNeves, Marcus Freitas2013-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2037Conjectura: filosofia e educação; v. 18, n. 1; 42-58CONJECTURA: filosofia e educação; v. 18, n. 1; 42-582178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2037/1200info:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-24T14:57:55ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Ambientes virtuais de aprendizagem e formação continuada de professores na modalidade a distância // Virtual learning environments and continuous teachers training in distance modality
title Ambientes virtuais de aprendizagem e formação continuada de professores na modalidade a distância // Virtual learning environments and continuous teachers training in distance modality
spellingShingle Ambientes virtuais de aprendizagem e formação continuada de professores na modalidade a distância // Virtual learning environments and continuous teachers training in distance modality
Orth, Miguel Alfredo
title_short Ambientes virtuais de aprendizagem e formação continuada de professores na modalidade a distância // Virtual learning environments and continuous teachers training in distance modality
title_full Ambientes virtuais de aprendizagem e formação continuada de professores na modalidade a distância // Virtual learning environments and continuous teachers training in distance modality
title_fullStr Ambientes virtuais de aprendizagem e formação continuada de professores na modalidade a distância // Virtual learning environments and continuous teachers training in distance modality
title_full_unstemmed Ambientes virtuais de aprendizagem e formação continuada de professores na modalidade a distância // Virtual learning environments and continuous teachers training in distance modality
title_sort Ambientes virtuais de aprendizagem e formação continuada de professores na modalidade a distância // Virtual learning environments and continuous teachers training in distance modality
author Orth, Miguel Alfredo
author_facet Orth, Miguel Alfredo
Oliveira Fuet, Fabiane Sarmento
Otte, Janete
Neves, Marcus Freitas
author_role author
author2 Oliveira Fuet, Fabiane Sarmento
Otte, Janete
Neves, Marcus Freitas
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Orth, Miguel Alfredo
Oliveira Fuet, Fabiane Sarmento
Otte, Janete
Neves, Marcus Freitas
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Com este artigo, problematizou-se o potencial da formaçãocontinuada de professores por meio da educação a distância mediada pelo Moodle. Nessa perspectiva, pesquisou-se, principalmente, a integração hipermidiática das tecnologias nesse ambiente virtual de aprendizagem, no curso a distância de pós-graduação lato sensu em Mídias na Educação. Paraisso, selecionou-se uma aula de uma disciplina desse curso oferecida no primeiro semestre de 2011 por uma universidade na qual um dos autores deste artigo trabalhou como professor-tutor. Assim, foi realizada uma investigação com base na abordagem metodológica qualitativa através daobservação participante, na qual se percebeu que a integração da hipermídia potencializa o diálogo-problematizador, a interatividade e o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva nos professores-cursistas. Dessa forma, observou-se que a navegação em uma hipermídia educacional respeita o ritmo e as maneiras de aprendizagem de cada sujeito, uma vez que possibilita que os temas a serem estudados sejam acessados de forma não-linear, ou seja, de acordo com o interesse de cada aprendente e por meio de diferentes mídias. Isso viabilizou aos cursistas fazerem diversas associações entre diferentes conteúdos inter-relacionados, proporcionando assim uma ampliação da visão sobre os assuntos educacionais abordados na disciplina e, posteriormente, poderem aplicar esse conhecimento em novas situações de ensinoaprendizagem.
description Com este artigo, problematizou-se o potencial da formaçãocontinuada de professores por meio da educação a distância mediada pelo Moodle. Nessa perspectiva, pesquisou-se, principalmente, a integração hipermidiática das tecnologias nesse ambiente virtual de aprendizagem, no curso a distância de pós-graduação lato sensu em Mídias na Educação. Paraisso, selecionou-se uma aula de uma disciplina desse curso oferecida no primeiro semestre de 2011 por uma universidade na qual um dos autores deste artigo trabalhou como professor-tutor. Assim, foi realizada uma investigação com base na abordagem metodológica qualitativa através daobservação participante, na qual se percebeu que a integração da hipermídia potencializa o diálogo-problematizador, a interatividade e o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva nos professores-cursistas. Dessa forma, observou-se que a navegação em uma hipermídia educacional respeita o ritmo e as maneiras de aprendizagem de cada sujeito, uma vez que possibilita que os temas a serem estudados sejam acessados de forma não-linear, ou seja, de acordo com o interesse de cada aprendente e por meio de diferentes mídias. Isso viabilizou aos cursistas fazerem diversas associações entre diferentes conteúdos inter-relacionados, proporcionando assim uma ampliação da visão sobre os assuntos educacionais abordados na disciplina e, posteriormente, poderem aplicar esse conhecimento em novas situações de ensinoaprendizagem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2037
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2037/1200
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 18, n. 1; 42-58
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 18, n. 1; 42-58
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829949521559552