Práticas des castigos escolares: enlaces históricos entre normas e cotidiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aragão, Milena
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Gonçalves Bueno de Freitas, Anamaria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1648
Resumo: Este estudo problematiza os castigos físicos usados nas escolas,investigando tanto as estratégias utilizadas pelas instâncias de poder, a fimde ordenar as práticas cotidianas, como as táticas utilizadas por professores,gestores e pais para lidarem com os preceitos impostos. Nese ínterim, sãodenunciadas as tensões existentes nessa relação, mergulhando em práticas,representações e argumentos utilizados nos séculos XIX e XX, tanto paracorroborar quanto para proscrever os castigos físicos no espaço escolar. Otexto é concluído através de uma reflexão acerca dos castigos como parte dacultura escolar, fazendo referência, também, à distância existente entre asprescrições oficiais e as práticas ordinárias, bem como aos castigos comocaminho para educar e civilizar sujeitos.
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