Práticas des castigos escolares: enlaces históricos entre normas e cotidiano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1648 |
Resumo: | Este estudo problematiza os castigos físicos usados nas escolas,investigando tanto as estratégias utilizadas pelas instâncias de poder, a fimde ordenar as práticas cotidianas, como as táticas utilizadas por professores,gestores e pais para lidarem com os preceitos impostos. Nese ínterim, sãodenunciadas as tensões existentes nessa relação, mergulhando em práticas,representações e argumentos utilizados nos séculos XIX e XX, tanto paracorroborar quanto para proscrever os castigos físicos no espaço escolar. Otexto é concluído através de uma reflexão acerca dos castigos como parte dacultura escolar, fazendo referência, também, à distância existente entre asprescrições oficiais e as práticas ordinárias, bem como aos castigos comocaminho para educar e civilizar sujeitos. |
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Práticas des castigos escolares: enlaces históricos entre normas e cotidianoEste estudo problematiza os castigos físicos usados nas escolas,investigando tanto as estratégias utilizadas pelas instâncias de poder, a fimde ordenar as práticas cotidianas, como as táticas utilizadas por professores,gestores e pais para lidarem com os preceitos impostos. Nese ínterim, sãodenunciadas as tensões existentes nessa relação, mergulhando em práticas,representações e argumentos utilizados nos séculos XIX e XX, tanto paracorroborar quanto para proscrever os castigos físicos no espaço escolar. Otexto é concluído através de uma reflexão acerca dos castigos como parte dacultura escolar, fazendo referência, também, à distância existente entre asprescrições oficiais e as práticas ordinárias, bem como aos castigos comocaminho para educar e civilizar sujeitos.Universidade de Caxias do SulAragão, MilenaGonçalves Bueno de Freitas, Anamaria2012-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1648Conjectura: filosofia e educação; v. 17, n. 2CONJECTURA: filosofia e educação; v. 17, n. 22178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1648/1024info:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-13T20:09:05ZRevista |
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