Avaliação de políticas públicas educacionais: os resultados do Prouni // Evaluation of public policies educational: results of the Prouni
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2103 |
Resumo: | O presente texto tem por objetivo contribuir com a discussão sobre a avaliação de políticas publicas educacionais no Brasil. Toma como referencia o Programa Universidade para Todos – PROUNI enquanto uma política pública de assistência aos estudantes oriundos de famílias de baixa renda. Expõe o processo de criação e implantação do programa, bem como, seus objetivos e propósitos. Conceitua políticas publicas segundo autores como Saravia (2006), Simon (1957), Lindblon (1959) e Easton (1965). Apresenta sucintamente, com base em autores como Carol Weiss, (1998) Guba e Lincoln (1989), a constituição da área de estudos chamada avaliação de políticas públicas e seu desenvolvimento no contexto das reformas dos Estados Nacionais na América Latina a partir da Década de 1980. Apresenta modelos de avaliação de políticas públicas e, utilizando o modelo baseado em objetivos, faz a análise dos números alcançados pelo PROUNI e publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Com base no modelo de subvenção implantado no Chile discute semelhanças e diferenças com o PROUNI e deixa evidente a necessidade de uma avaliação de âmbito nacional sobre os resultados atingidos. |
id |
UCS-3_93dc52874437fa61adabf971b04d2510 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/2103 |
network_acronym_str |
UCS-3 |
network_name_str |
Conjectura: filosofia e educação |
spelling |
Avaliação de políticas públicas educacionais: os resultados do Prouni // Evaluation of public policies educational: results of the ProuniAvaliação; Políticas Públicas Educacionais; PROUNI; modelo de políticas.O presente texto tem por objetivo contribuir com a discussão sobre a avaliação de políticas publicas educacionais no Brasil. Toma como referencia o Programa Universidade para Todos – PROUNI enquanto uma política pública de assistência aos estudantes oriundos de famílias de baixa renda. Expõe o processo de criação e implantação do programa, bem como, seus objetivos e propósitos. Conceitua políticas publicas segundo autores como Saravia (2006), Simon (1957), Lindblon (1959) e Easton (1965). Apresenta sucintamente, com base em autores como Carol Weiss, (1998) Guba e Lincoln (1989), a constituição da área de estudos chamada avaliação de políticas públicas e seu desenvolvimento no contexto das reformas dos Estados Nacionais na América Latina a partir da Década de 1980. Apresenta modelos de avaliação de políticas públicas e, utilizando o modelo baseado em objetivos, faz a análise dos números alcançados pelo PROUNI e publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Com base no modelo de subvenção implantado no Chile discute semelhanças e diferenças com o PROUNI e deixa evidente a necessidade de uma avaliação de âmbito nacional sobre os resultados atingidos.Universidade de Caxias do SulMugnol, MárcioGisi, Maria Lourdes2013-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2103Conjectura: filosofia e educação; A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica; 122-139CONJECTURA: filosofia e educação; A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica; 122-1392178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2103/pdf_192info:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-10T16:15:53ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de políticas públicas educacionais: os resultados do Prouni // Evaluation of public policies educational: results of the Prouni |
title |
Avaliação de políticas públicas educacionais: os resultados do Prouni // Evaluation of public policies educational: results of the Prouni |
spellingShingle |
Avaliação de políticas públicas educacionais: os resultados do Prouni // Evaluation of public policies educational: results of the Prouni Mugnol, Márcio Avaliação; Políticas Públicas Educacionais; PROUNI; modelo de políticas. |
title_short |
Avaliação de políticas públicas educacionais: os resultados do Prouni // Evaluation of public policies educational: results of the Prouni |
title_full |
Avaliação de políticas públicas educacionais: os resultados do Prouni // Evaluation of public policies educational: results of the Prouni |
title_fullStr |
Avaliação de políticas públicas educacionais: os resultados do Prouni // Evaluation of public policies educational: results of the Prouni |
title_full_unstemmed |
Avaliação de políticas públicas educacionais: os resultados do Prouni // Evaluation of public policies educational: results of the Prouni |
title_sort |
Avaliação de políticas públicas educacionais: os resultados do Prouni // Evaluation of public policies educational: results of the Prouni |
author |
Mugnol, Márcio |
author_facet |
Mugnol, Márcio Gisi, Maria Lourdes |
author_role |
author |
author2 |
Gisi, Maria Lourdes |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mugnol, Márcio Gisi, Maria Lourdes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação; Políticas Públicas Educacionais; PROUNI; modelo de políticas. |
topic |
Avaliação; Políticas Públicas Educacionais; PROUNI; modelo de políticas. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente texto tem por objetivo contribuir com a discussão sobre a avaliação de políticas publicas educacionais no Brasil. Toma como referencia o Programa Universidade para Todos – PROUNI enquanto uma política pública de assistência aos estudantes oriundos de famílias de baixa renda. Expõe o processo de criação e implantação do programa, bem como, seus objetivos e propósitos. Conceitua políticas publicas segundo autores como Saravia (2006), Simon (1957), Lindblon (1959) e Easton (1965). Apresenta sucintamente, com base em autores como Carol Weiss, (1998) Guba e Lincoln (1989), a constituição da área de estudos chamada avaliação de políticas públicas e seu desenvolvimento no contexto das reformas dos Estados Nacionais na América Latina a partir da Década de 1980. Apresenta modelos de avaliação de políticas públicas e, utilizando o modelo baseado em objetivos, faz a análise dos números alcançados pelo PROUNI e publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Com base no modelo de subvenção implantado no Chile discute semelhanças e diferenças com o PROUNI e deixa evidente a necessidade de uma avaliação de âmbito nacional sobre os resultados atingidos. |
description |
O presente texto tem por objetivo contribuir com a discussão sobre a avaliação de políticas publicas educacionais no Brasil. Toma como referencia o Programa Universidade para Todos – PROUNI enquanto uma política pública de assistência aos estudantes oriundos de famílias de baixa renda. Expõe o processo de criação e implantação do programa, bem como, seus objetivos e propósitos. Conceitua políticas publicas segundo autores como Saravia (2006), Simon (1957), Lindblon (1959) e Easton (1965). Apresenta sucintamente, com base em autores como Carol Weiss, (1998) Guba e Lincoln (1989), a constituição da área de estudos chamada avaliação de políticas públicas e seu desenvolvimento no contexto das reformas dos Estados Nacionais na América Latina a partir da Década de 1980. Apresenta modelos de avaliação de políticas públicas e, utilizando o modelo baseado em objetivos, faz a análise dos números alcançados pelo PROUNI e publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Com base no modelo de subvenção implantado no Chile discute semelhanças e diferenças com o PROUNI e deixa evidente a necessidade de uma avaliação de âmbito nacional sobre os resultados atingidos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2103 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2103/pdf_192 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conjectura: filosofia e educação; A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica; 122-139 CONJECTURA: filosofia e educação; A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica; 122-139 2178-4612 0103-1457 reponame:Conjectura: filosofia e educação instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conjectura: filosofia e educação |
collection |
Conjectura: filosofia e educação |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829951438356480 |