Pesquisa e pós-graduação em educação: o sentido político e pedagógico da formação // Research and Post-Graduation in Education: the political and pedagogical meaning of the training
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1704 |
Resumo: | A reflexão sobre o papel formativo da pesquisa no âmbito dos programas de pós-graduação em educação é o objeto deste texto. Usando como referência o pensamento filosófico de autores como Vieira Pinto (1979) e Freire (1982) valoriza o diálogo como referente da interlocução que redunda em produção de conhecimento e se vincula diretamente à noção de comunidade, construindo, portanto, comunidades discursivas. O caminho escolhido para articular essa reflexão, elegeu as vivências no cotidiano de Programas de Pós-Graduação como eixo da análise. A experiência vem apontando rumos e tendências presentes na cultura de formação. A organização dos PPGs em Linhas de Pesquisa favorece a produção coletiva e pode produzir significativos processos de formação acadêmica. |
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Pesquisa e pós-graduação em educação: o sentido político e pedagógico da formação // Research and Post-Graduation in Education: the political and pedagogical meaning of the trainingPesquisa; Pós-graduação em Educação; Comunidades Discursivas; Formação em Pesquisa; Prática Investigativa; Grupo de Pesquisa A reflexão sobre o papel formativo da pesquisa no âmbito dos programas de pós-graduação em educação é o objeto deste texto. Usando como referência o pensamento filosófico de autores como Vieira Pinto (1979) e Freire (1982) valoriza o diálogo como referente da interlocução que redunda em produção de conhecimento e se vincula diretamente à noção de comunidade, construindo, portanto, comunidades discursivas. O caminho escolhido para articular essa reflexão, elegeu as vivências no cotidiano de Programas de Pós-Graduação como eixo da análise. A experiência vem apontando rumos e tendências presentes na cultura de formação. A organização dos PPGs em Linhas de Pesquisa favorece a produção coletiva e pode produzir significativos processos de formação acadêmica.Universidade de Caxias do SulCunha, Maria Isabel da2013-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1704Conjectura: filosofia e educação; A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica; 33-47CONJECTURA: filosofia e educação; A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica; 33-472178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1704/pdf_186http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/downloadSuppFile/1704/210info:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-10T16:15:53ZRevista |
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