Ética e Educação em Lima Vaz // DOI: 10.18226/21784612.v23.especial.9

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cláudia Maria Rocha de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Melo, Edvaldo Antônio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6230
Resumo: Neste artigo, defendemos a tese de que a Educação é um dos temas fundamentais da reflexão de Lima Vaz. Propomos mostrar de que maneira, para ele, o ethos possui papel importante na formação da consciência e da personalidade morais. Em primeiro lugar, explicitaremos em que sentido a educação, embora não seja tema principal de nenhuma obra de Lima Vaz, pode ser compreendida como tema transversal que perpassa as obras do autor. Em seguida, explicitaremos qual o papel do ethos na constituição do caráter. Ora, o ethos é coextensivo à cultura. Ao ser socializado, o sujeito aprende uma língua, pode ser introduzido nas tradições de uma religião, e interioriza normas de conduta. Por um lado, o ethos possui importante papel na formação do caráter e da personalidade. A comunidade educa o indivíduo e, neste sentido, é também responsável por ele. Por outro lado, o hábito ético garante a permanência do ethos. Logo, o sujeito também é responsável por suas ações e pela manutenção do ethos. Finalmente, mostraremos que a crise do ethos e da tradição torna necessário adotar postura reflexiva. Torna-se necessário tomar distância e avaliar o próprio ethos concreto. A relação entre o sujeito e o ethos não é completamente determinada. O sujeito pode sempre se opor às tradições e colocar em questão a validade das mesmas. Além disso, quando as tradições estão em crise se faz necessário redescobrir uma nova orientação através do exercício do logos. Esta orientação deve ser capaz de conduzir o sujeito à realização do bem.Palavras-chave: Ética. Educação. Ethos. Tradição. Bem.
id UCS-3_b6bb6203b0aec7d70fe5e68cb9325d6d
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/6230
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling Ética e Educação em Lima Vaz // DOI: 10.18226/21784612.v23.especial.9Filosofia; ÉticaNeste artigo, defendemos a tese de que a Educação é um dos temas fundamentais da reflexão de Lima Vaz. Propomos mostrar de que maneira, para ele, o ethos possui papel importante na formação da consciência e da personalidade morais. Em primeiro lugar, explicitaremos em que sentido a educação, embora não seja tema principal de nenhuma obra de Lima Vaz, pode ser compreendida como tema transversal que perpassa as obras do autor. Em seguida, explicitaremos qual o papel do ethos na constituição do caráter. Ora, o ethos é coextensivo à cultura. Ao ser socializado, o sujeito aprende uma língua, pode ser introduzido nas tradições de uma religião, e interioriza normas de conduta. Por um lado, o ethos possui importante papel na formação do caráter e da personalidade. A comunidade educa o indivíduo e, neste sentido, é também responsável por ele. Por outro lado, o hábito ético garante a permanência do ethos. Logo, o sujeito também é responsável por suas ações e pela manutenção do ethos. Finalmente, mostraremos que a crise do ethos e da tradição torna necessário adotar postura reflexiva. Torna-se necessário tomar distância e avaliar o próprio ethos concreto. A relação entre o sujeito e o ethos não é completamente determinada. O sujeito pode sempre se opor às tradições e colocar em questão a validade das mesmas. Além disso, quando as tradições estão em crise se faz necessário redescobrir uma nova orientação através do exercício do logos. Esta orientação deve ser capaz de conduzir o sujeito à realização do bem.Palavras-chave: Ética. Educação. Ethos. Tradição. Bem.Universidade de Caxias do SulEdvaldo é bolsista CAPESOliveira, Cláudia Maria Rocha deMelo, Edvaldo Antônio de2018-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6230Conjectura: filosofia e educação; v. 23 (2018): Dossiê "Educação, Ética e Religião"; 207-222CONJECTURA: filosofia e educação; v. 23 (2018): Dossiê "Educação, Ética e Religião"; 207-2222178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6230/pdfDireitos autorais 2018 CONJECTURA: filosofia e educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-17T19:24:47ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Ética e Educação em Lima Vaz // DOI: 10.18226/21784612.v23.especial.9
title Ética e Educação em Lima Vaz // DOI: 10.18226/21784612.v23.especial.9
spellingShingle Ética e Educação em Lima Vaz // DOI: 10.18226/21784612.v23.especial.9
Oliveira, Cláudia Maria Rocha de
Filosofia; Ética
title_short Ética e Educação em Lima Vaz // DOI: 10.18226/21784612.v23.especial.9
title_full Ética e Educação em Lima Vaz // DOI: 10.18226/21784612.v23.especial.9
title_fullStr Ética e Educação em Lima Vaz // DOI: 10.18226/21784612.v23.especial.9
title_full_unstemmed Ética e Educação em Lima Vaz // DOI: 10.18226/21784612.v23.especial.9
title_sort Ética e Educação em Lima Vaz // DOI: 10.18226/21784612.v23.especial.9
author Oliveira, Cláudia Maria Rocha de
author_facet Oliveira, Cláudia Maria Rocha de
Melo, Edvaldo Antônio de
author_role author
author2 Melo, Edvaldo Antônio de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Edvaldo é bolsista CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cláudia Maria Rocha de
Melo, Edvaldo Antônio de
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia; Ética
topic Filosofia; Ética
dc.description.none.fl_txt_mv Neste artigo, defendemos a tese de que a Educação é um dos temas fundamentais da reflexão de Lima Vaz. Propomos mostrar de que maneira, para ele, o ethos possui papel importante na formação da consciência e da personalidade morais. Em primeiro lugar, explicitaremos em que sentido a educação, embora não seja tema principal de nenhuma obra de Lima Vaz, pode ser compreendida como tema transversal que perpassa as obras do autor. Em seguida, explicitaremos qual o papel do ethos na constituição do caráter. Ora, o ethos é coextensivo à cultura. Ao ser socializado, o sujeito aprende uma língua, pode ser introduzido nas tradições de uma religião, e interioriza normas de conduta. Por um lado, o ethos possui importante papel na formação do caráter e da personalidade. A comunidade educa o indivíduo e, neste sentido, é também responsável por ele. Por outro lado, o hábito ético garante a permanência do ethos. Logo, o sujeito também é responsável por suas ações e pela manutenção do ethos. Finalmente, mostraremos que a crise do ethos e da tradição torna necessário adotar postura reflexiva. Torna-se necessário tomar distância e avaliar o próprio ethos concreto. A relação entre o sujeito e o ethos não é completamente determinada. O sujeito pode sempre se opor às tradições e colocar em questão a validade das mesmas. Além disso, quando as tradições estão em crise se faz necessário redescobrir uma nova orientação através do exercício do logos. Esta orientação deve ser capaz de conduzir o sujeito à realização do bem.Palavras-chave: Ética. Educação. Ethos. Tradição. Bem.
description Neste artigo, defendemos a tese de que a Educação é um dos temas fundamentais da reflexão de Lima Vaz. Propomos mostrar de que maneira, para ele, o ethos possui papel importante na formação da consciência e da personalidade morais. Em primeiro lugar, explicitaremos em que sentido a educação, embora não seja tema principal de nenhuma obra de Lima Vaz, pode ser compreendida como tema transversal que perpassa as obras do autor. Em seguida, explicitaremos qual o papel do ethos na constituição do caráter. Ora, o ethos é coextensivo à cultura. Ao ser socializado, o sujeito aprende uma língua, pode ser introduzido nas tradições de uma religião, e interioriza normas de conduta. Por um lado, o ethos possui importante papel na formação do caráter e da personalidade. A comunidade educa o indivíduo e, neste sentido, é também responsável por ele. Por outro lado, o hábito ético garante a permanência do ethos. Logo, o sujeito também é responsável por suas ações e pela manutenção do ethos. Finalmente, mostraremos que a crise do ethos e da tradição torna necessário adotar postura reflexiva. Torna-se necessário tomar distância e avaliar o próprio ethos concreto. A relação entre o sujeito e o ethos não é completamente determinada. O sujeito pode sempre se opor às tradições e colocar em questão a validade das mesmas. Além disso, quando as tradições estão em crise se faz necessário redescobrir uma nova orientação através do exercício do logos. Esta orientação deve ser capaz de conduzir o sujeito à realização do bem.Palavras-chave: Ética. Educação. Ethos. Tradição. Bem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-17
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6230
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6230/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CONJECTURA: filosofia e educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CONJECTURA: filosofia e educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 23 (2018): Dossiê "Educação, Ética e Religião"; 207-222
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 23 (2018): Dossiê "Educação, Ética e Religião"; 207-222
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829949668360192